O Facebook liberou recentemente a versão 10.0 de seu app oficial para iOS. Entre as novidades deste update há duas funções que deverão agradar em cheio aos usuários mais assíduos da rede social: a possibilidade de criar posts de maneira offline para serem publicados quando houver acesso à internet e notificações em “cards”, no melhor estilo Google Now.

No que diz respeito às postagens, o usuário poderá criar a sua mensagem, inserir imagens e até marcar amigos sem ter que estar online. Não que fosse impossível fazer isso antes. A diferença é que, agora, o app publicará o conteúdo em espera automaticamente, assim que houver uma conexão estável.

Desta forma, quando a pessoa estiver em uma área com sinal 3G / 4G fraco ou ativar o “modo avião”, por exemplo, o aplicativo avisará que o conteúdo foi salvo para posterior publicação em vez de simplesmente exibir avisos de desconexão ou pedir que o usuário tente novamente.

Um adendo interessante em relação às publicações é que o app também ganhou suporte a prévias: agora, o usuário pode saber exatamente como o post ficará antes de enviá-lo ao seu perfil. Assim, é possível corrigir um erro no texto ou remover a miniatura de uma imagem que não ficou muito boa, por exemplo.

Cards no Facebook
Cards no Facebook

Quanto às notificações, a proposta do Facebook é exibir cards na timeline com informações relacionando as atividades dos usuários com as de seus principais contatos. Por exemplo, se a pessoa fizer check-in em um parque, o Facebook poderá exibir um card com fotos ou comentários de amigos que estão ou estiveram ali antes.

A ideia tem bastante potencial, mas só o tempo dirá se ela será bem aceita ou se precisará de ajustes. É por isso que o Facebook não deu previsão de disponibilizar a novidade em outra plataformas: as notificações em card, por enquanto, não passam de um experimento.

O Facebook 10.0 para iOS já está disponível na App Store.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados