Início » Internet » Orkut vai encerrar as atividades em 30 de setembro

Orkut vai encerrar as atividades em 30 de setembro

Avatar Por

Ok, provavelmente você não conhece mais ninguém que use o Orkut. A maior rede social do Brasil até pouco tempo atrás será descontinuada. A partir de 30 de setembro, o site como conhecemos hoje deixará de existir. Qualquer tipo de atividade, postagem ou testemunhos, não poderá mais ser feito. As informações foram confirmadas ao Tecnoblog pelo Google brasileiro.

A ideia é suspender o cadastro de novas pessoas hoje mesmo. Fiz o teste, mas ao abrir a capa da rede social, ainda aparece o formulário para criar uma nova conta no site. Portanto, se você quer recriar seu perfil no Orkut, a hora é agora! Até o fim desta segunda, a tela abaixo deve desaparecer.

Ainda dá tempo!

Ainda dá tempo!

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o domínio orkut.com deve voltar para as mãos do engenheiro que dá nome à rede social, Orkut Büyükkökten. Ele saiu do Google há quatro meses. Ainda assim, tanto o domínio internacional finalizado em .com quanto o brasileiro orkut.com.br estão registados em nome do Google, seja a matriz ou a subsidiária.

Usuários antigos do Orkut deverão usar uma ferramenta especial para migrar os dados para o Google+, mais recente iniciativa do buscador na chamada web social. Hoje em dia, o Google tenta empurrar o Plus goela abaixo: quando você cria um novo Gmail, numa das primeiras telas aparece a opção de fazer um perfil; e o YouTube adotou a tecnologia do Google+ para exibir os nomes reais dos comentaristas.

"Decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários", diz um post que o Google Brasil publicou no blog oficial do Orkut.

Algumas partes da rede social serão preservadas, como informa a página de ajuda do fim do Orkut. Comunidades permanecerão salvas numa espécie de cache para futuros acessos. Existem verdadeiras preciosidades da internet brasileira em meio a tantos tópicos da rede social. Quem não quiser que o nome ou os posts apareçam no Arquivo Eterno do Orkut (chamemos assim) deverá retirar a rede social da conta Google. Diz o buscador: "Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google".

Atualizado às 10h42.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Jaime de Souza
vk >>
Raul Baldner Junior
Aqui o google takeout só tá salvando meus álbuns de fotos, o perfil não está sendo salvo :S
Alessandro Soledade
Poxa, eu ainda uso o Orkut, às vezes... A zoeira ainda come solta lá nas comunidades.
Laiane Aparecida
gostari de casar comigo
Bruno Cabral
Tem duas petições contra o fim dele com quase 30 mil membros, mas acho difícil o google repensar.
Mike Metralha
Time to say goodbye to Orkut ='(

Foram momentos felizes... Bem chateado (apesar de ter excluído minha conta há tempos).
Arthur Augusto
evitem!
http://bit.ly/keeporkutalive
Lucas Fernandes
Ajuda ae: https://www.facebook.com/orkutviva
Célio Nunes
https://www.facebook.com/events/532002710238148/?fref=ts

ta ae :D
William Bannach
Uso o Orkut ainda, uma pena.
Ademar Abiko Jr.
.meu takeout não tá funcionando, alguém mais?

.gplus tem dificuldades de interface
Matteus Santtos
No Orkut só pede para criar uma nova conta porque, tem que fazer uma conta google agora, então se tiver uma conta google, você consegue entrar de volta sem precisar recria-la .
EFG
Agora a Orkutização do Google Plus está completa, ou estará... e será literalmente falando.
Igor Antero
Orkut deixará de existir. RIP Orkut
RamonGonz
oh my!! CORRÃO pra criar a conta de vocês enquanto podem!!

:D
Marcão sparcos
Pow! eu ainda uso Orkut, mas apenas para acessar as comunidades. o Google deveria transportar todas as comunidades do Orkut pro Google +, quem sabe melhora um pouco hehehe
André Luiz
Enfim, é o fim! =/
Gabriel Machado
Garanto que hoje mesmo já vai ter evento no Facebook "Velório/Enterro do Orkut - 30 de Setembro""
Dereck Bolsanelo
Também achei que demorou demais, eu acho o gplus muito legal, por mais que o facebook tenha bem mais amigos meus usando, no gplus eu vejo coisa bem mais interessante, acho que aos poucos o pessoal vai descobrindo, ou não, porque do modo que ta, com poucas pessoas, está ótimo rs
E sobre as comunidades, eram legais quando tinha gente compartilhando informação, mas agora nem tem ninguém por lá, então só de preservar ja está ótimo, ou ainda são badaladas como antigamente?
Rafael Bezerra
Ainda uso oOrkut e estou triste com a notícia =(
Bruna de Paula
Seria legal exportar tudo para o Google Plus.