O primeiro turno das eleições acontece no dia 5 de outubro, daqui a menos de três meses. E o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um aplicativo para (tentar) ajudar você a escolher seu candidato. O Candidaturas, disponível para Android e iOS, mostra as principais informações sobre os candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, bem como seus vices e suplentes.

Os dados exibidos no Candidaturas também estão disponíveis no DivulgaCand, sistema do TSE atualizado todos os dias. No Candidaturas, você pode encontrar todos os políticos que estão concorrendo a determinado cargo no seu estado, juntamente com o partido, coligação, número, foto, site e… é só isso mesmo — o que não faz muito sentido, porque essas informações já estarão nos milhares de papeis jogados nas ruas no dia das eleições.

candidaturas-iphone

Em compensação, no DivulgaCand é possível acessar informações bem mais interessantes, como o limite de gastos para a campanha eleitoral de cada candidato, certidões criminais, bens declarados e, o que é mais importante, as propostas de governo — boa parte dos candidatos já enviou documentos detalhando o que se propõem a fazer em seus mandatos caso sejam eleitos.

Como o Candidaturas ainda está apenas em sua primeira versão, é possível que o TSE inclua informações adicionais no futuro. Caso contrário, outros desenvolvedores poderão fazer esse trabalho: o Transparência, ótimo aplicativo lançado em 2012 para iOS e Windows Phone, deve ganhar uma versão com os candidatos de 2014 em breve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Frederic Stiebler Couto
No App Santinho Eletronico o Eleitor pode mandar sua opinião ao candidato dizendo se é a favor ou contra 15 propostas importantes e polemicas: Voto Obrigatório Financiamento Público das Campanhas Limitação do Financiamento Privado Emendar Constituição UM ELEITOR=UM VOTO Voto Distrital Redução da Maioridade Penal Pena de Morte para Assassinatos Descriminalização da Maconha Legalização Incondicional do Aborto Piquete - Bloqueis nas Greves Greve no Serviço Público e Estatais Fim da Estabilidade no Setor Público Unificação das Policias Civil e Militar Flexibilização da CLT Fim da Gratuidade na Universidade Pública
Ana P Hilgert
Parabéééééééééns =D não sabia que tu tava fazendo aplicativos móveis, pensei que ainda tava apenas no velho java :p
Ayslan Dielf
O que mais me surpreendeu "ótimo aplicativo lançado em 2012 para iOS e Windows Phone". Um app que tem para iOS e WP mas não tem para Android? Achei que nunca iria ver isso x)
Deivisom Guimarães
Agora a casa cai com as fichas criminais...
Gustavo Gerhardt
Hoje quando li sobre esse aplicativo pensei "Conheço um cara que sozinho fez um app muito melhor que o oficial". :P
Rafael Bohnen
Tão fechado o cerco, só faltam acorrentar o povo e declarar escravo!!!
Deivison Sporteman
Eu fiz um aplicativo,que mostra todos os dados de maneira mais simples... a versão para iphone logo vai estar disponível. Hoje vai ser um update do meu app com as certidões criminais. https://play.google.com/store/apps/details?id=brasil.eu.acordei
Edmilson Junior
Do jeito que tá não adianta muito, limpar a ficha não parece tão difícil. No RJ Anthony Garotinho tinha sido condenado por formação de quadrilha e não poderia mais se candidatar mas agora é candidato ao Governo do Estado de novo. Vamos ver quantos serão impedidos de serem candidatos.
Vagner Alexandre Abreu
Ah, uma coisa divertida a se fazer: vão dar uma olhada no simulador de urna. Tem uns partidos interessantes por lá. :)
Vagner Alexandre Abreu
Valeu, Higa! Isso vai ajudar e bastante. Já até vi os candidatos a governador que vou escolher. :) Em tempos: tou procurando o programa que divulga o resultado das eleições, mas acho que só estará disponível na última semana.