Início » Celular » Primeiro update do Windows Phone 8.1 trará pastas e capinhas inteligentes aos aparelhos

Primeiro update do Windows Phone 8.1 trará pastas e capinhas inteligentes aos aparelhos

Avatar Por

A Microsoft deve lançar em breve o primeiro update do Windows Phone 8.1, o GDR1, e os desenvolvedores já tiveram acesso a tudo que será incluído no sistema operacional para se prepararem. É preciso ter cadastro para ver o conteúdo no site, mas, graças à internet, já dá para saber o que virá na atualização.

Como já havia sido indicado pela própria Microsoft, será - finalmente - possível agrupar aplicativos em pastas na tela inicial, o que ajuda a manter tudo organizado; basta arrastar uma tile sobre outra. É até estranho falar disso como algo novo, já que o iOS e o Android têm há tanto tempo, mas, até agora, não está nativamente no Windows Phone — hoje, isso é possível por meio de um aplicativo da Nokia.

windows-phone-8-1

Outra novidade expressiva é o suporte a "capinhas inteligentes", isto é, aquelas que mostram algumas informações e até podem permitir mexer em algumas funções do smartphone, como atender ligações, desligar o despertador e tal. O The Verge linka essa nova possibilidade do Windows Phone 8.1 com o rumor de que a HTC está para lançar uma versão com esse sistema do One, e o aparelho tem uma capinha desse tipo.

Entre as outras novidades da atualização, estão o suporte à resolução de 1280x800 pixels, telas de 7 polegadas (indicando o interesse da empresa em aparelhos com tela grande) e VoLTE e a possibilidade de ativar comandos de voz no carro através da Cortana por meio de um contato na agenda.

Ainda não há uma data certa para o GDR1 sair, mas espera-se que seja já em agosto, com aparelhos que o rodem nativamente sendo lançados entre o fim do mês que vem e o próximo.

Atualizado às 10h14.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rodolpho.freire
Seria interessante atualizar o tópico ou postar outro cobrindo oficialmente o que terá na GDR1 e que os celulares no developer preview ja começaram a receber o GDR1 na próx semanas http://blogs.windows.com/windows_phone/b/windowsphone/
rodolpho.freire
GDR1 significa "General Distribution Release 1" e é para uso mais internamente, mas o termo terminou sendo muito usado nas notícias de tecnologia sobre as atualizações do windows phone, mas publicamente seria Update 1 Há ainda mais a GDR2 prevista para início de 2015, depois seria a atualização Threshold
Richard Ferraz
Esse "GDR1" é um nome provisório? Caso contrário continuo não entendendo as nomenclaturas da Microsoft. É igual o Windows para desktop: "Windows 8.1 Update 1" poderia muito bem ser "Windows 8.2". De qualquer forma são novidades interessantes. Que bom que esse agrupamento de aplicativos será nativo do sistema e não um aplicativo que deve ser baixado separadamente.
Tony Lins
Ainda nem recebi o 8.1, e já vem o 8.1 GDR 1, é complexo... '-'
McFake
Disqus! Thumbs up!!!
Josiel Henrique
A primeira atualização esta custando chegar, imagina essa Lol
Raphael Giannotti
"É até estranho falar disso como algo novo, já que o iOS e o Android têm há tanto tempo...". Provavelmente o Android e iOS demoraram o mesmo tempo pra aplicar essa função. Nada nasce maduro.
RamonGonz
Também não curti o app da Nokia. Esperarei o nativo, que certamente vai ser melhor.
Jônatas Moraes
"É até estranho falar disso como algo novo, já que o iOS e o Android têm há tanto tempo...". E a quanto tempo android e IOS estão no mercado comparados ao WP?
Andre Francisco
"...a possibilidade de ativar comandos de voz no carro através da Cortana por meio de um contato na agenda." Nussa, entendi nada.
Pedro Teles
http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/app-folder/1a248adb-1429-45ea-a507-f3d5f4cad58c?signin=true
Pedro Teles
Ghedin, além de ser lento. O da Samsung por exemplo, é rápido mas continua esquisito kkk
Rodrigo Ghedin
Giovana, existe uma forma de agrupar apps na tela inicial do Windows Phone (pelo menos nos Lumias). Este app da Nokia faz o trabalho: http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/pasta-de-aplicativos/7d2e7de3-95e7-4143-8a9d-aedf8c3f901e A diferença é que no WP8.1 GDR1 o recurso será nativo -- e, espero, melhor implementado; o Folders da Nokia é bem esquisito, da configuração à forma como exibe as pastas de apps.