Início » Brasil » Lev, o leitor de ebooks da Saraiva, tem grande potencial

Lev, o leitor de ebooks da Saraiva, tem grande potencial

Nossas primeiras impressões do Lev, primeiro e-reader da Saraiva, lançado nesta terça-feira (5)

Paulo Higa Por

saraiva-lev

A Saraiva organizou um evento em São Paulo, no Shopping Ibirapuera, para lançar seu primeiro leitor de ebooks próprio. O Lev possui touchscreen com painel e-ink de 6 polegadas, versão com iluminação embutida e acesso aos livros digitais vendidos pela Saraiva. Com preço competitivo, o Lev começa a ser vendido nesta terça-feira (5) custando a partir de 299 reais. Fui conferir de perto o que o Lev tem a oferecer.

Antes, vale uma observação sobre o nome "Lev", bastante sugestivo. O leitor de ebooks da Saraiva realmente pesa pouco: a ficha de especificações técnicas fala em 190 gramas, o que adiciona uma camada extra de conforto ao segurar o produto. Estou acostumado com o Kindle Paperwhite (213 gramas) e a diferença foi perceptível, embora isso não seja uma característica tão relevante na hora da compra.

A tela de 6 polegadas tem resolução de 1024x758 pixels, suficiente para ler confortavelmente. A mesma limitação dos concorrentes está no Lev: por vezes, toques rápidos não são registrados, e digitar uma nota no teclado virtual não é tão prático quanto deveria. Eu diria que o visor do Lev é equivalente ao do Kindle Paperwhite e Kobo Glo; quem usou um dos dois não deve notar grandes diferenças.

saraiva-lev-home

Além do modelo mais simples, de 299 reais, a Saraiva lançou também o Lev com iluminação embutida (eles chamam isso de "Frontlight"), com preço sugerido de 479 reais, ou 399 reais até o final de agosto. O foco está nas pessoas que leem antes de dormir. A luz, que pode ser ajustada ao gosto do usuário, é uniforme e bastante "agressiva" — no nível máximo, a força da iluminação me surpreendeu.

saraiva-lev-iluminacao

O design não foge do que estamos acostumados em um e-reader. A traseira é emborrachada, o que melhora a pegada, mas em compensação atrai marcas de dedo. Um toque no botão frontal mostra atalhos para a loja da Saraiva, biblioteca, configurações e ajuste de iluminação. Na parte interior há uma entrada para microSD que provavelmente não será usada pela maioria dos usuários, já que o Lev possui 4 GB de armazenamento interno, suficiente para 4 mil ebooks, em média.

saraiva-lev-traseira-alt

saraiva-lev-usb-microsd-power

O Lev é fabricado na China e o projeto é de uma empresa da França, a Bookeen, mas o software está totalmente em português e adaptado para a Saraiva. Na memória do Lev está o dicionário Soares Amora, para consultar definições de palavras mesmo sem acesso à internet. Os principais recursos de leitura encontrados nos concorrentes estão aqui: dá para marcar uma página, destacar um trecho do texto, fazer anotações nos livros, consultar o índice, buscar um termo específico e alterar a fonte.

saraiva-lev-fonte

saraiva-lev-orientacao

saraiva-lev-dicionario

saraiva-lev-conteudo

Um recurso que chamou a atenção foi o PDF Reflow. Como se sabe, ler um arquivo PDF em um leitor de ebooks é, quase sempre, uma experiência desastrosa, já que os arquivos possuem diagramação complexa e geralmente são feitos para serem impressos em folhas A4, não para serem lidos nas pequenas telinhas de 6 polegadas. O que o PDF Reflow promete fazer é reorganizar o PDF para que o texto possa ser lido confortavelmente no e-reader. É algo a se ver com mais calma depois.

Como acessórios, a Saraiva vende capinhas de "couro ecológico" que protegem a tela e traseira do leitor de ebooks, com preço sugerido de 79 reais (59 reais até o final de agosto). Apesar de passarem boa impressão, as capinhas são simples e não possuem uma tecnologia para desligar a tela automaticamente ao fechá-las. Então, você precisará apertar o botão liga/desliga por conta própria ou esperar que o Lev desligue sozinho após alguns minutos. Não é o fim do mundo, mas poderia ser melhor.

saraiva-lev-capa

As primeiras impressões do Lev são positivas. O primeiro leitor de ebooks com a marca da Saraiva responde bem, possui tela boa, tem preço competitivo e traz alguns diferenciais, como o PDF Reflow e 14 livros gratuitos como mimo — boa parte composta por obras de domínio público, é verdade, mas também há quatro ebooks da lista dos mais vendidos da Saraiva.

O review completo sai nos próximos dias. Ainda preciso verificar o desempenho do Lev no dia a dia, dar uma olhada melhor nas funcionalidades do software e, claro, observar a loja da Saraiva, que diz ter o "maior acervo de obras digitais em língua portuguesa", com 30 mil títulos em português e outros 450 mil em idioma estrangeiro. O que você quer saber sobre o Lev?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan
mas é feinho hein..
Beatriz Moreira
Olá...e estou tendo problemas.... Meu Lev agora só entrou num tal de "FActory Mode" e nada... como faço pra voltar a funcionar normalmente????Alguém???
Beatriz Moreira
Olá...e estou tendo problemas.... Meu Lev agora só entrou num tal de "FActory Mode" e nada... como faço pra voltar a funcionar normalmente????
Alguém???
Juliana
O Meu Travou total. Fui na Loja e me falaram que parece que não vai ter mais jeito. Me ofereceram 50% de desconto por um novo. Estou muito decepcionada. Ele trava e não tem mais jeito. E não tem assistência técnica. A loja ficou de me dar o retorno para alguma solução pq minha garantia ja acabou.
Juliana
O Meu Travou total. Fui na Loja e me falaram que parece que não vai ter mais jeito. Me ofereceram 50% de desconto por um novo. Estou muito decepcionada. Ele trava e não tem mais jeito. E não tem assistência técnica. A loja ficou de me dar o retorno para alguma solução pq minha garantia ja acabou.
Dâmmarys Nascimento
Bom dia, pode me dizer se pdfs com duas colunas abrem perfeitamente no lev? Pdfs com 1500 pgs, mais de 200mb também rodam no leitor? Obrigada pela atenção
Dâmmarys Nascimento
Bom dia, pode me dizer se pdfs com duas colunas abrem perfeitamente no lev? Pdfs com 1500 pgs, mais de 200mb também rodam no leitor? Obrigada pela atenção
Dâmmarys Nascimento
Bom dia, pode me dizer se pdfs com duas colunas abrem perfeitamente no lev? Pdfs com 1500 pgs, mais de 200mb também rodam no leitor? Grata!
Dâmmarys Nascimento
Bom dia, pode me dizer se pdfs com duas colunas abrem perfeitamente no lev? Pdfs com 1500 pgs, mais de 200mb também rodam no leitor? Grata!
Giovani Viccari
oi, estou afim de comprar um leitor de ebooks, mas sou leigo no assunto, gostaria de saber de quem ja usa se essa tela de 6 polegadas não é muito pequena para ler livros.
Gabrieu Lima
Tenho um Lev com luz e é muito ruim, não recomendo a ninguém. A interface é péssima e o touchscreen é lento e faz movimentos fantasmas. Depois de dois meses de uso travou e não há nada no mundo que o tire da tela inicial.
Lorena Buiatti
Na boa, não comprem essa merda(precisa melhorar bastante pra mudar minha opinião, só tive dores de cabeça)
Niedja Andrade
Comprei um na intenção de economizar, pois e-books são mais baratos que livros impressos. No entanto, são pouquíssimos os livros disponíveis na loja Saraiva e os livros que me interessam, de fato, não possuem a versão digital. Enfim, o produto é ótimo, mas precisamos de mais e-books para fazer valer o investimento.
Carla Oliveira
Valeu Valdir, era defeito mesmo...troquei por outro sem nenhum problema com a saraiva e agora funciona perfeitamente... minha bateria dura menos porque eu uso muito rs
Don Welling
Segura o botão de desligar por 8 segundos ou então conecte no pc.
Don Welling
Valeu a dica. Já tava xingando tudo aqui. É sacanagem, mas como comprei barato, ainda tá valendo.
Guilherme Mendes
To bem satisfeito com o aparelho, ele chegou a travar também na tela "Atualizando Livros...".

Mas troquei direto na loja (mesmo comprando na web) e até aqui tudo bem.

Pra quem quer transferir arquivos do PC sem o risco, segue a dica:

https://www.youtube.com/watch?v=3zuOevAFoS4
Guilherme Mendes
Olá Felipe, tentar esse esquema para evitar o erro. Aqui tem dado certo!

https://www.youtube.com/watch?v=3zuOevAFoS4
Guest
Olá Rodrigo, uma alternativa para evitar o erro:

https://www.youtube.com/watch?v=3zuOevAFoS4
0-Drix
O aplicativo para leitura de eBooks da Saraiva é péssimo! Também não recomendo!
Taciany Lima
o meu também, tentei reiniciar e ele trava de novo :(
Eduardo Figueiredo
Olá, para quem estiver lendo essa página agora, aqui vai minha experiência no assunto: O dicionário do LEV é muito ruim. E o Lev, desde que sofreu atualização de software, não reconhece mais o Calibre em ambiente Linux, somente no Windows. Ele leva vantagem quando se trata de PDF pq pode fazer "reflow" em PDFs pesquisáveis, tornando-os legiveis em sua pequena tela. Seria minha segunda opção de leitores, uma vez que o Kindle é mais rápido, tem um hardware muito superior e sua bateria dura mais. A luz do LEV é muito forte, mesmo no mínimo, o que é um estorvo para leitura noturna.
Já o dicionário do Kindle é o Prisberian (sucessor do antigo Lelo, muito bom!). O dicionário do Kobo é razoável tb, mas seu hardware é o pior dos três.
Eu tenho os três modelos: Kindle, Kobo e Lev. Apesar do Kindle não ter entrada microSD, eu o acho o melhor e sua integração com o Calibre, tanto no Windows, MAC ou Linux, é perfeita. Vale a pena!
Paula Prata
O Lev de alguem aí já travou? Comprei um livro hoje,baixei e daí meu Lev travou, não sei o que fazer. Alguém pode me ajudar?
Felipe Santos
Ontem fui até uma loja e trocaram por um novo, espero que não volte a travar. O aparelho anterior tinha menos de três meses.
Rodrigo Faria
Comprei em loja física. Fiz a troca por duas vezes e, quando o terceiro aparelho apresentou problemas, solicitei a devolução do meu dinheiro. Consegui devolver e que eles estornassem em meu cartão de crédito. Foi um parto, mas consegui.
Felipe Santos
Rodrigo, meu Lev também travou em "atualizando livros", desculpe a pergunta, como você procedeu para trocar?
Rodrigo Faria
Comprei o Lev na Saraiva e deu problema de travamento com a tela "atualizando livros". Troquei por um segundo e deu outro problema, após a atualização do sistema, travando na tela "iniciando". Troquei por um terceiro que, mais uma vez, ao adicionar os livros travou na tela "atualizando livros. Ou seja, não recomendo este produto nem para meu pior inimigo. Fuja desta porcaria.
Caroline Rocha
Oi, quero saber se você conseguiu, ao clicar na palavra que você não conhece o significado, abrir o dicionário. Pois toda vez que tento diz que a palavra não foi encontrada. Caroline
Valdir Fonseca
Pessoal, uma dica para quem já lê livros digitais, um dos melhores lugares para baixar livros digitais (baixei muitos epubs) e no MinhatecaPONTOcomPONTObr. Estou muito satisfeito com o Meu Lev, que é super fácil de colocar os livros baixados da net!!
Valdir Fonseca
você teria um livro em chinês para me mandar? Poderia testá-lo se quiser.
Valdir Fonseca
Acabei de comprar o meu e funciona direitinho. Já tentou carregar a bateria dele por completo? Você não precisa ligar e desligar ele toda vez que usar ou deixar de usar. Como a bateria dura semanas, você liga a primeira vez e depois somente deixa em standby (ele fica sempre com uma imagem na tela).
Valdir Fonseca
É só seguir o caminho: F:Digital EditionsBundlePortuguês, onde F: é o nome da memória do Lev que aparece no computador. (pode ter outra letra ou nome no lugar)
Valdir Fonseca
Fabio, Quantos gigas dão seus livros? Supostamente, na memória interna do Lev você poderia colocar até 4.000 livros, dependendo do tamanho.

É só ligar um cabo USB e entrar na pasta: F:Digital EditionsBundlePortuguês

Quando tirar o cabo, ele automaticamente atualizará sua biblioteca.
Valdir Fonseca
Vaz, acabei de comprar um Lev. Abri um arquivo pdf nele e com a função PDF Reflow, funcionou perfeitamente. Teria como me mandar este artigo duas colunas para testar?
Paulo Kobayashi
Tem gente reclamando desse "bagulho" a torto e a direito, esqueçam....vai de Kindle e acabou...!
CoF89
Até que enfim o mercado nacional resolveu se mexer em relação aos e-readers. Espero que tenhamos mais lançamentos, pois quanto mais, melhor para o consumidor.
Vaz
Olá Paulo Higa. Seus reviews estão sendo muito útil pra mim que já decidi ter um e-reader, ainda não sei qual. O fato do lev parecer ser melhor pra ler pdf me chamou atenção, por isso gostaria de saber se você pode testar abrir um artigo científico (normalmente disposto em duas colunas) pra ver como funciona. Agradecido desde já.
Fabio Junio Almeida Prates
Olá! primeiramente parabéns pela ótima postagem. Faz 3 dias que adquiri meu Lev com frontlight e estou bastante satisfeito, pois até o momento está satisfazendo todas as minhas expectativas. Meu único probleminha esta relacionado com o Micro sd. Comprei um cartão micro sd de 32 GB e o LEv não está detectando. E como eu já preenchi todos os espaços com os diversos livros digitais que tenho, preciso com urgência que o micro Sd seja detectado para que eu continue colocando mais livros. Lembrando que 90 % dos meus livros em PDF foram convertidos para Epub que percebi serem mais leves que o formato PDf. Ficarei muito grato se você puder me ajudar. Será que preciso fazer mais alguma coisa além de simplesmente inserir o Micro sd ou apenas inserir já deveria ser suficiente.? Desde já muito Obrigado!
Fabio Junio Almeida Prates
Olá! primeiramente parabéns pela ótima postagem. Faz 3 dias que adquiri meu Lev com frontlight e estou bastante satisfeito, pois até o momento está satisfazendo todas as minhas expectativas. Meu único probleminha esta relacionado com o Micro sd. Comprei um cartão micro sd de 32 GB e o LEv não está detectando. E como eu já preenchi todos os espaços com os diversos livros digitais que tenho, preciso com urgência que o micro Sd seja detectado para que eu continue colocando mais livros. Lembrando que 90 % dos meus livros em PDF foram convertidos para Epub que percebi serem mais leves que o formato PDf. Ficarei muito grato se você puder me ajudar. Será que preciso fazer mais alguma coisa além de simplesmente inserir o Micro sd ou apenas inserir já deveria ser suficiente.? Desde já muito Obrigado!
leandro
tentei colocar alguns pdfs na pasta do lev e ele nao identificou... o que fiz errado?
Carla Oliveira
Estou mau humorada já... o botão liga e desliga do lev, mesmo apertando o tempo necessário solicitado pelo fabricante...Funciona quando quer....chegou a 1 dia e já me deixou estressada!
Mais alguém com este problema????
Edilaine Mesquita
Gostaria de ver um comparativo entre o Lev e o Kindle
Danielle Pinho
mas isso é um transtorno. É normal este e-reader travar assim com tanta frequência???
Geison Brandão
Testei a compatibilização com o PDF e entendo que ainda não está suficiente. Em geral leio arquivos PDF´s com literatura de informatica, onde estes possuem muitos gráficos, tabelas e figuras.

Durante o teste sumiram muitas figuras do livro DATAWAREHOUSE TOOL KIT (não conseguiu renderiza-las apesar de serem simples), as tabelas ficaram desconfiguradas (como era esperado) e o texto (com o PDF Reflow acionado) consegue fazer a quebra da palavra, mas, o texto fica parecendo que está se lendo em um leitor de texto antigo que quando uma palavra não cabe na linha ele envia para a próxima somente a letra excessiva (considerei isso tosco). Outra coisa é que para os pdf´s (quando acionado o reflow) não existe opção de configuração do tamanho da letra e tipo desta, o tamanho é alterado aplicando zoom na pagina.

Para o meu tipo de literatura continuarei fazendo em tablet. Para quem faz a leitura de texto e algumas vezes PDF pode ser factível.

Espero ter ajudado.
Marcio Queiroz
Só segurar o botão liga/desliga por 8 segundos. ;)
Danielle Pinho
Na boa o Bookeen não e tao bom assim. Trava e eu não sei como resetar o dispositivo. no manual não diz nada. Não recomendo
Flavim Rafalovschi
Oi André,esse fim de semana fui numa Saraiva aqui em SP e tinham lá para vender.Pude mexer um pouco nele e gostei.Não pude testar a questão do PDF Flow,e de cara achei a resposta dele para alguns comandos um pouco lento,mas nada que afete o uso.Não deu pra sentir o peso pq ele tava preso nas travas de segurança,mas gostei bastante.Como o valor de 399 vai até fim de agosto,vou aguardar os Reviews dele pra definir!
André Catapan
Não sei cara. Na megastore que eu fui em Floripa tinha =/
Saga On
Exatamente.
josiel braga
Estou doente por um aparelho desses, faz semanas que estou pesquisando preços e vendo feedbacks de outros usuários no youtube. Estava em dúvida entre o Kobo Glo e o Kindle Paperwhite. Quando vi o lançamento do Lev, fiquei todo empolgado, mas o preço é de desanimar. Se fosse R$ 100,00 mais barato com certeza já teria comprado, mas nesse preço acho que vou comprar um Kindle mesmo, pois além de estar no mercado a tempos parece ser bem mais superior. Não vejo nada de diferente no Lev para justificar o preço, talvez a questão do PDF Reflow fosse um diferencial, mas ainda estou em dúvida se realmente funciona. O preço reduzido seria para mim e com certeza para muito compradores um grande incentivo. Se tivesse dinheiro compraria todos e postaria os resultados no Youtube.
Victor Pereira
Como ele lida com os links de notas de rodapé e referências? E seu funcionamento com o Calibre, tem algum grilo ou roda de boa?
Paulo Kobayashi
LEV o e-reader mais feio do planeta...bem distante dos menos feios e-readers da Nook e gato sabido....e anos luz do Kobo e Kindle...! Design conta pontos quem não sabe disso não ganha mercado e morre pelo caminho, se o diferencial fosse o preço seria até aceitável...o que não é o caso.
mr.melo17
Olá, gostaria de saber se a leitura de PDF realmente é boa no Lev. Se o PDF Reflow ajusta todo tipo de pdf à tela do aparelho e se tem opções como grifar, fazer anotações e dicionário nos arquivos com formato em PDF. Obrigada !
Flavim Rafalovschi
André,sabe se todas as saraivas tem ele em display?! Queria ver de perto,tava quase pra comprar um paperwhite,mas esse LEV me chamou a atenção.
AnaLiu
Eu queria muito saber se a versão lançada pela Saraiva dá pra ler chinês simplificado e tradicional ou não...Pq a gringa da Bookeen eu vi no site as especificações que ela consegue ler. Estou procurando um e-reader decente que dá pra ler chinês nele, mas que eu tinha pesquisado nem Kindle nem Kobo fazem isso direito.....(sad)
Maico Andrade
Pega a questão dos pdf's, parabens Higa pela demonstração e destrunxa o bixo e o quesito pdf no review!
Katiana Maia
Estou entrando na área de e-readers agora e pouco sei. Fiquei bem interessada no Lev, achei interessante pela parte dos tipos de arquivos que abre. Queria saber sobre a tela dele, alguns dizem que o Paper White é melhor porque o fundo é branco, esse tem alguma diferença? Outra coisa, pelo que li o mais usado é o epub e o Kindle não lê? Então porque ele é um dos mais usados? Na prática qual é a principal diferença já que os dois estão com o mesmo preço R$399,00? Obrigada!!
Felippe Katan
Experiência que tive com livros da Saraiva foi horrível. Tive que fazer gambiarras para exportar e conseguir ler em outro aplicativo. O deles é (ou era) muito ruim e não há um arquivo que você possa abrir com outros apps.
lbkatan
Experiência que tive com livros da Saraiva foi horrível. Tive que fazer gambiarras para exportar e conseguir ler em outro aplicativo. O deles é (ou era) muito ruim e não há um arquivo que você possa abrir com outros apps.
Felippe Katan
A propósito, esqueci de comentar: recomendo FORTEMENTE que NÃO comprem livros eletrônicos na Saraiva.Errei em comprar alguns e, além de não poder abri-los em algum outro aplicativo, o aplicativo próprio é um treco ruim de dar dó.Tive que fazer umas gambiarras pra poder piratear livros pelos quais paguei e não conseguia ler.
lbkatan
A propósito, esqueci de comentar: recomendo FORTEMENTE que NÃO comprem livros eletrônicos na Saraiva.
Errei em comprar alguns e, além de não poder abri-los em algum outro aplicativo, o aplicativo próprio é um treco ruim de dar dó.
Tive que fazer umas gambiarras pra poder piratear livros pelos quais paguei e não conseguia ler.
Leandro
Vou ficar de olho no próximo review! to me coçando pra comprar um desse!
Rodrigo Reis
Quero saber sobre a parte de PDFs, como leio muitos manuais tecnicos e/ou datasheets, preciso de algo que leia PDF corretamente, com imagens e etc...
Milhouse
Quero saber sobre a parte de PDFs, como leio muitos manuais tecnicos e/ou datasheets, preciso de algo que leia PDF corretamente, com imagens e etc...
André Catapan
Uso o Kindle há 2 anos, já tive tanto um normal quanto um Paperwhite. Fiquei curioso com o Lev e fui à Saraiva dar uma conferida. No geral ele passa uma impressão bem positiva. É realmente bastante leve, é confortável de segurar, a iluminação é agradável e o touchscreen responsivo.
Notei, entretanto, que o software é um pouco mais complicado do que o Kindle, principalmente na hora de destacar um texto ou definir uma palavra - no Kindle são no máximo 2 toques; no Lev você precisa entrar em um menu e só aí escolher o que quer fazer. Talvez não seja o fim do mundo, mas é mais complicado.
O ponto forte do Lev é a Saraiva, loja conhecida e que gera confiança no consumidor nacional. Além disso, havia uma atendente muito simpática explicando todas as funções do aparelho e tirando todas as dúvidas. Não é algo que nós, leitores do Tecnoblog, precisamos, mas para pessoas não muito familiarizadas com esse mundo pode fazer toda a diferença.
Enfim, acho válida a iniciativa da Saraiva. Quanto mais concorrência, melhor. Quem ganha somos nós, os consumidores.
Jéssica S. Eidt
Bem, eu tenho um Kobo Glo e gosto muito, a bateria realmente suporta. Porém to coçando a mão pra comprar o Lev. Queria ver uma comparação entre eles, porque depois que acabar a promoção, não valerá tanto a pena pra mim.
Rodrigo Chaves
O Maior problema do Kobo é a qualidade do produto! A Tela dele é frágil demais. Pesquisem sobre. O meu quebrou 11 meses depois, na garantia me deram desconto para comprar um Kobo Arc.
rodrigochavesbr
O Maior problema do Kobo é a qualidade do produto! A Tela dele é frágil demais. Pesquisem sobre. O meu quebrou 11 meses depois, na garantia me deram desconto para comprar um Kobo Arc.
William Nunes
Pelo mesmo preço de Kindle/Kobo ainda fico com ambas! Se fosse R$ 199 e R$ 299 com a luz por exemplo, eu compraria com certeza ao invés dos concorrentes!
Alberto Bravo
Ambos os Levs são em resolução 758x1024 (213dpi) HD e superiores encontrados no mercado.
Tiago Celestino
Que negócio feio!!
Cassio
Quero saber qual formato dos livros que são baixados no banco de dados da Saraiva ou que os já vem de fábrica, pois pois exemplo, no Kindle é .mobi


Pergunto isso para saber, se teremos a faclidade que sem no Kindle de utilizar o Calibre para conversão de vários tipos de arquivos, mesmo que as vezes as conversões não fiquem excelentes, mas pelo menos temos essa opção.


Há algum plugin para os navegadores atuais, onde lendo um artigo se torna possível o envio para o leitor? Uso bastante essa opção no Kindle e as vezes utilizo a facilidade de converter PDF enviando e-mail, com o título Convert.


Em termos de facilidade em manusear os arquivos, conversão e outros aspectos, o que o Lev terá de diferencial?


Abraços!
Eric Viana
Higa, por favor, teste a abertura de PDF´s grandes assim como questionei e recebi um retorno seu no recente review do novo Kindle. Obrigado!
Eduardo
Gostei que ele suporta epub. Eu tenho um kindle e muitas vezes a conversão dee epub para mobi não fica muito boa.
Eduardo Lopes
Gostei que ele suporta epub. Eu tenho um kindle e muitas vezes a conversão dee epub para mobi não fica muito boa.
Marta Rossi
Gostaria de sabe se tem como colocar um dicionario inglês português no Lev. Obrigada.
Edmilson_Junior
Algumas das minhas dúvidas já foram sanadas abaixo mas acho que é bom complementar: Quanto à organização interna de arquivos. Tem de por os epub em pasta específica? O sistema Lê os títulos organizados por pasta ou gênero ou algo assim? Quanto à leitura de mangás ele só lê se estiver em epub ou todos os arquivos jpg em uma pasta ele lê a sequência normalmente? lê arquivos compactados? Já li nos comentários que ele aceita epubs de outras fontes, ou seja não é só uma loja mobile da saraiva, então talvez em um futuro não tão distante ele seja a minha entrada no mundo dos e-readers. Aguardo ansioso pelo review completo :D
Debora
Ele já vem com dicionario embutido. o Soares Amora.
Guest
Faltou um melhor design..ou é só eu que achei feio..?
Paulo Kobayashi
Faltou um melhor design..ou é só eu que achei feio..?
Thiago Ferezim
O software do Kobo é horrível. Travava muito comigo também e então resolvi resetar o dispositivo. Depois de resetar desativei a função de monitoramento de leitura, que provê as estatísticas de leitura, e não tive mais problemas. Também tem muito a ver com a qualidade do arquivo .epub.
Marcos Oliveira
Higa, ele tem dicionário embutido como o Kobo? Tipo seleciona uma palavra e ele dá o significado na hora?
Daiana Guinato
Olá,
Gostaria de saber se ele é realmente bom quando se trata da leitura de PDF's.
Obrigada!
sspedro
Fiquei curiosa com esse recurso de leitura de arquivos em pdf.
Tux
Dá para instalar outros dicionários? E claro, fazer experimentos fazendo uma compra de ebook no iPhone ou iPad e depois tentar baixar por ele o ja comprado, eu tive um problema tão chato com isso que tive que pedir reembolso, perdi a confiança nesse serviço de ebooks deles, principalmente para quem quer ler no mac ou pc.
Tux
Converter não presta mesmo, no então eu mando tudo em pdf mesmo. Ruim mesmo é não ter sincronização de paginas e outras coisas como marcação.
Luciano Hilton
Muito bom! Fiquei interessado pq uso meu iPad pra estudar e tenho vários ePubs, mas nem sempre o iPad é a melhor opção, especialmente pra leitura ao ar livre, fora a questão da bateria - que dura muito, mas não o suficiente pra passar horas estudando. Sempre me interessei por eReaders mas os preços no Brasil são meio salgados.
Obrigado pela atenção.
kadu
Só colocaria o PDF Reflow entre os pontos positivos depois de realmente testado e aprovado. Pode haver uma lacuna muito grande entre o que promete e o que se entrega.
Kadu Gaspar
Só colocaria o PDF Reflow entre os pontos positivos depois de realmente testado e aprovado. Pode haver uma lacuna muito grande entre o que promete e o que se entrega.
Augusto Furtado
Algo que gosto muito no kobo, é a possibilidade de acessar meus arquivos do pocket. Como uso muito esse serviço, sempre posso acessar os artigos que quero ler depois.
Eduardo Saci
Pode ser que tenha dado mesmo, mas já ví essa mesma reclamação de outros usuários do GLO, por conta disso optei por um kindle também.
Cobalto
Pra quem quiser as especificações técnicas, taqui:http://www.bookeen.com/en/c...
Daniel Cobalto
Pra quem quiser as especificações técnicas, taqui:
http://www.bookeen.com/en/cybook-odyssey-frontlight
Afonso Junior
Higa, veja também nesse leitor de PDF como funciona a parte de escrever nota em trechos dos arquivos. Uso muito isso com meus PDF's.



Agradecido!
AdrianWS
Ponto positivo: não tem aquele "branding" agressivo do paperwhite exibindo "Kindle" em letras brancas na face frontal. Outro ponto positivo é o pdf reflow porque pdf´s não são exatamente amistosos em leitores de ebook.

Pontos negativos: o design curioso. Aquela borda cinza gera ruído desnecessário e a forma arredondada, maior justamente na área onde o usuário irá pegar com apenas uma mão tem função difícil de se justificar. Adicionando a capa, a aparência fica ainda mais poluída o que se traduz em falta de sofisticação visual. Como comentaram, o design estranho talvez seja para tentar se diferenciar do kindle (o botão com aspecto de "touch id fake" ajuda bastante nesse sentido).

Saindo do campo estético, a tela (segundo o release) parece ser uma e-ink pearl e não uma e-ink carta presente nos kindles 2nd gen de 2013 que possui contraste e nitidez sensivelmente superiores, além de velocidade maior na passagem de página e regeneração de imagem.

A iluminação do Lev é levemente azulada como no kobo, kobo aura e nook glowlight. Nenhum
desses tem iluminação equivalente ao "branco" uniforme do kindle paperwhite. Nada que incomode tanto, porém, sendo os aparelhos equivalentes em preço, obviamente o branco é o ideal.

Quanto ao ecossistema literário, é necessário pesquisar, pois cada usuário terá necessidades individuais. Independente disso, é possível converter um arquivo, com ou sem drm, comprado em qualquer loja, de um leitor para o outro.

Os leitores parecem se adequar a certos nichos sendo, sem dúvida, aquele com recursos técnicos mais interessantes para a maioria dos usuários, o Kindle

Na linha kobo, por exemplo, existe suporte nativo aos arquivos cbr para leitura de quadrinhos sem a necessidade de conversão, porém isso é contornável nos outros leitores usando o software calibre. O tamanho maior da tela do kobo aura é indiscutivelmente um atrativo. A portabilidade, design e preço, nem tanto.

Se o pdf reflow se comportar bem no Lev, for veloz e interativo, não sofrer com lentidão ao acessar cartões com várias centenas de arquivos, talvez o Lev encontre nesse ponto o seu nicho (enquanto a sony não lançar o seu "e-ink pdf reader" com 13.3 polegadas, que será, certamente, caro e bastante interessante)

Em resumo, o Lev, se fosse vendido por um preço consideravelmente menor (50% ?), estaria criando um ambiente interessante de competição. Nesses moldes de preço o Lev não é uma alternativa, é apenas uma opção, por ser inferior em termos ergonômicos, estéticos e funcionais ao Kindle.
Eduardo Pugno
Ótimo artigo Paulo, sou cliente da Saraiva há muito tempo, recebi email do lançamento, logo procurei comparações com o Kindle, falei com o canal exclusivo deles sobre esse produto. Eles demorarem em fornecer algumas informações. Vc foi rápido e pontual. Parabéns!
Tiago
Sinceramente... Em time que está ganhando não se mexe. Amazon lançou tudo isso 2 anos atrás. Vale mesmo arriscar? Eu não troco, mas agradeço a disponibilidade para concorrência. O livre mercado é uma maravilha.
Tiago della Rosa
Este aparelho é novo no Brasil mas já bem famoso e usado na França e EUA. É uma versão do Cybook Odyssey HD FrontLight, comercializado pela Bookeen. Bateria tem maior duração etc.. Veja aqui uma notícia editorial - http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=78107
FABIO NEVES
Meu Glo nunca travou. Tenho o mesmo há 11 meses. Você deu azar!
FABIO NEVES
Entrar na concorrência com um preço mais atraente a Saraiva não quer.Não existe nada num E-book que justifique o preço de R$ 400,00. Absolutamente nada!É um roubo elevado ao nível máximo.
Exibir mais comentários