Início » Brasil » Lev, o leitor de ebooks da Saraiva, tem grande potencial

Lev, o leitor de ebooks da Saraiva, tem grande potencial

Nossas primeiras impressões do Lev, primeiro e-reader da Saraiva, lançado nesta terça-feira (5)

Paulo Higa Por

saraiva-lev

A Saraiva organizou um evento em São Paulo, no Shopping Ibirapuera, para lançar seu primeiro leitor de ebooks próprio. O Lev possui touchscreen com painel e-ink de 6 polegadas, versão com iluminação embutida e acesso aos livros digitais vendidos pela Saraiva. Com preço competitivo, o Lev começa a ser vendido nesta terça-feira (5) custando a partir de 299 reais. Fui conferir de perto o que o Lev tem a oferecer.

Antes, vale uma observação sobre o nome “Lev”, bastante sugestivo. O leitor de ebooks da Saraiva realmente pesa pouco: a ficha de especificações técnicas fala em 190 gramas, o que adiciona uma camada extra de conforto ao segurar o produto. Estou acostumado com o Kindle Paperwhite (213 gramas) e a diferença foi perceptível, embora isso não seja uma característica tão relevante na hora da compra.

A tela de 6 polegadas tem resolução de 1024×758 pixels, suficiente para ler confortavelmente. A mesma limitação dos concorrentes está no Lev: por vezes, toques rápidos não são registrados, e digitar uma nota no teclado virtual não é tão prático quanto deveria. Eu diria que o visor do Lev é equivalente ao do Kindle Paperwhite e Kobo Glo; quem usou um dos dois não deve notar grandes diferenças.

saraiva-lev-home

Além do modelo mais simples, de 299 reais, a Saraiva lançou também o Lev com iluminação embutida (eles chamam isso de “Frontlight”), com preço sugerido de 479 reais, ou 399 reais até o final de agosto. O foco está nas pessoas que leem antes de dormir. A luz, que pode ser ajustada ao gosto do usuário, é uniforme e bastante “agressiva” — no nível máximo, a força da iluminação me surpreendeu.

saraiva-lev-iluminacao

O design não foge do que estamos acostumados em um e-reader. A traseira é emborrachada, o que melhora a pegada, mas em compensação atrai marcas de dedo. Um toque no botão frontal mostra atalhos para a loja da Saraiva, biblioteca, configurações e ajuste de iluminação. Na parte interior há uma entrada para microSD que provavelmente não será usada pela maioria dos usuários, já que o Lev possui 4 GB de armazenamento interno, suficiente para 4 mil ebooks, em média.

saraiva-lev-traseira-alt

saraiva-lev-usb-microsd-power

O Lev é fabricado na China e o projeto é de uma empresa da França, a Bookeen, mas o software está totalmente em português e adaptado para a Saraiva. Na memória do Lev está o dicionário Soares Amora, para consultar definições de palavras mesmo sem acesso à internet. Os principais recursos de leitura encontrados nos concorrentes estão aqui: dá para marcar uma página, destacar um trecho do texto, fazer anotações nos livros, consultar o índice, buscar um termo específico e alterar a fonte.

saraiva-lev-fonte

saraiva-lev-orientacao

saraiva-lev-dicionario

saraiva-lev-conteudo

Um recurso que chamou a atenção foi o PDF Reflow. Como se sabe, ler um arquivo PDF em um leitor de ebooks é, quase sempre, uma experiência desastrosa, já que os arquivos possuem diagramação complexa e geralmente são feitos para serem impressos em folhas A4, não para serem lidos nas pequenas telinhas de 6 polegadas. O que o PDF Reflow promete fazer é reorganizar o PDF para que o texto possa ser lido confortavelmente no e-reader. É algo a se ver com mais calma depois.

Como acessórios, a Saraiva vende capinhas de “couro ecológico” que protegem a tela e traseira do leitor de ebooks, com preço sugerido de 79 reais (59 reais até o final de agosto). Apesar de passarem boa impressão, as capinhas são simples e não possuem uma tecnologia para desligar a tela automaticamente ao fechá-las. Então, você precisará apertar o botão liga/desliga por conta própria ou esperar que o Lev desligue sozinho após alguns minutos. Não é o fim do mundo, mas poderia ser melhor.

saraiva-lev-capa

As primeiras impressões do Lev são positivas. O primeiro leitor de ebooks com a marca da Saraiva responde bem, possui tela boa, tem preço competitivo e traz alguns diferenciais, como o PDF Reflow e 14 livros gratuitos como mimo — boa parte composta por obras de domínio público, é verdade, mas também há quatro ebooks da lista dos mais vendidos da Saraiva.

O review completo sai nos próximos dias. Ainda preciso verificar o desempenho do Lev no dia a dia, dar uma olhada melhor nas funcionalidades do software e, claro, observar a loja da Saraiva, que diz ter o “maior acervo de obras digitais em língua portuguesa”, com 30 mil títulos em português e outros 450 mil em idioma estrangeiro. O que você quer saber sobre o Lev?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan

mas é feinho hein..

Beatriz Moreira

Olá...e estou tendo problemas.... Meu Lev agora só entrou num tal de "FActory Mode" e nada... como faço pra voltar a funcionar normalmente????
Alguém???

Beatriz Moreira
Olá...e estou tendo problemas.... Meu Lev agora só entrou num tal de "FActory Mode" e nada... como faço pra voltar a funcionar normalmente???? Alguém???
Juliana

O Meu Travou total. Fui na Loja e me falaram que parece que não vai ter mais jeito. Me ofereceram 50% de desconto por um novo. Estou muito decepcionada. Ele trava e não tem mais jeito. E não tem assistência técnica. A loja ficou de me dar o retorno para alguma solução pq minha garantia ja acabou.

Juliana
O Meu Travou total. Fui na Loja e me falaram que parece que não vai ter mais jeito. Me ofereceram 50% de desconto por um novo. Estou muito decepcionada. Ele trava e não tem mais jeito. E não tem assistência técnica. A loja ficou de me dar o retorno para alguma solução pq minha garantia ja acabou.
Dâmmarys Nascimento

Bom dia, pode me dizer se pdfs com duas colunas abrem perfeitamente no lev? Pdfs com 1500 pgs, mais de 200mb também rodam no leitor? Obrigada pela atenção

Dâmmarys Nascimento
Bom dia, pode me dizer se pdfs com duas colunas abrem perfeitamente no lev? Pdfs com 1500 pgs, mais de 200mb também rodam no leitor? Obrigada pela atenção
Dâmmarys Nascimento

Bom dia, pode me dizer se pdfs com duas colunas abrem perfeitamente no lev? Pdfs com 1500 pgs, mais de 200mb também rodam no leitor? Grata!

Dâmmarys Nascimento
Bom dia, pode me dizer se pdfs com duas colunas abrem perfeitamente no lev? Pdfs com 1500 pgs, mais de 200mb também rodam no leitor? Grata!
Giovani Viccari
oi, estou afim de comprar um leitor de ebooks, mas sou leigo no assunto, gostaria de saber de quem ja usa se essa tela de 6 polegadas não é muito pequena para ler livros.
Gabrieu Lima
Tenho um Lev com luz e é muito ruim, não recomendo a ninguém. A interface é péssima e o touchscreen é lento e faz movimentos fantasmas. Depois de dois meses de uso travou e não há nada no mundo que o tire da tela inicial.
Lorena Buiatti
Na boa, não comprem essa merda(precisa melhorar bastante pra mudar minha opinião, só tive dores de cabeça)
Niedja Andrade
Comprei um na intenção de economizar, pois e-books são mais baratos que livros impressos. No entanto, são pouquíssimos os livros disponíveis na loja Saraiva e os livros que me interessam, de fato, não possuem a versão digital. Enfim, o produto é ótimo, mas precisamos de mais e-books para fazer valer o investimento.
Carla Oliveira
Valeu Valdir, era defeito mesmo...troquei por outro sem nenhum problema com a saraiva e agora funciona perfeitamente... minha bateria dura menos porque eu uso muito rs
Don Welling
Segura o botão de desligar por 8 segundos ou então conecte no pc.
Exibir mais comentários