Nesta quarta-feira, o diretor financeiro do Twitter, Anthony Noto, revelou alguns dos planos da rede social para atrair mais usuários e se manter interessante para os que já existem.

Entre os planos do diretor de produto da empresa, Daniel Graf, estão a possibilidade de ter conversas privadas (via DM) em grupo, a melhoria do mecanismo de busca e mudanças do feed. E, por mudanças no feed, ele quer implementar um algoritmo que filtra o conteúdo relevante para o usuário automaticamente, a la Facebook.

Escritório - Twitter

No Facebook, isso já é um problema – quantas breaking news de dois dias atrás você já viu na home? Mas, no caso do Twitter, isso fica ainda pior, já que a organização temporal do feed é o seu diferencial.

Ao seguir uma pessoa, você recebe absolutamente todo o conteúdo postado por ela. Isso se mostra especialmente importante no caso de breaking news: nenhum conteúdo é perdido e as atualizações aparecem na hora. Lembra no ano passado, durante os protestos de junho? O Twitter foi uma ferramenta muito utilizada para os manifestantes obterem informações quando estavam nas ruas. Já o Facebook mostrava tudo atrasado, com posts importantes surgindo horas ou até dias depois.

O Twitter já fez alguns experimentos no feed para mudar um pouco a dinâmica das coisas e tentar trazer mais conteúdo relevante para os usuários, como as conversas interligadas e os tuítes que as pessoas que você segue favoritaram. As duas novidades foram recebidas com pouca aprovação; a primeira foi estabelecida, no fundo, acabou realmente se tornando uma boa forma de resgatar conteúdo que você talvez não tenha visto por não estar online na hora.

Noto tranquiliza os usuários, dizendo que as mudanças não irão ocorrer de uma hora para outra: “vamos testar e ter certeza que entendemos quais são as implicações. Você não vai acordar um dia e encontrar sua timeline completamente organizada por um algoritmo”.

Então, se começarem a surgir tuítes mais velhos na sua timeline, já sabe o motivo.

 Com informações: GigaOM

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Di Almeida
Querem acabar com a graça do Twitter, isso sim. Odeio essa ideia da rede "decidir" o que é relevante ou não pra mim, por isso uso pouco o Facebook.
Ademar Abiko Jr.

Fazer um algorítmo pra agrupar conversas de forma cronológica sem perder mensagens / pra agrupar tweets seguidos de um mesmo usuário sobre um mesmo tema, eles não fazem =/

ad-maru
Fazer um algorítmo pra agrupar conversas de forma cronológica sem perder mensagens / pra agrupar tweets seguidos de um mesmo usuário sobre um mesmo tema, eles não fazem =/
Emanuel Sousa
Pra manter interessante eles têm é que parar de inventar moda... O charme do Twitter é ser simples e direto. Esses tweets interligados são pavorosos, é super confuso acompanhar em tempo real. Tornaram a usabilidade da versão web ainda pior. Se quero acompanhar uma conversa de quando não estava online, eu clico na timestamp e sigo o fluxo. Tomara que essas coisas continuem não afetando o Echofon, meu bom e velho client descontinuado há eras.
Roberto
A graça do Twitter (pelo menos pra mim) é acompanhar eventos e premiações em tempo real com os comentários das pessoas. Isso vai ser péssimo!