Início » Celular » BlackBerry Passport é um smartphone com tela quadrada e teclado físico

BlackBerry Passport é um smartphone com tela quadrada e teclado físico

Emerson Alecrim Por

Lançamentos baseados em Android, Windows Phone e iOS foram tão expressivos nos últimos meses que a BlackBerry quase passou despercebida. Mas a companhia continua "viva", só que cada vez mais focada no mercado corporativo. O seu mais recente lançamento para o segmento foi anunciado nesta quarta-feira (24): o BlackBerry Passport, um smartphone com teclado "qwerty" e, acredite, tela quadrada.

BlackBerry Passport: tela quadrada e teclado físico

BlackBerry Passport: tela quadrada e teclado físico

Apesar de o anúncio oficial ter sido feito apenas hoje, as primeiras informações sobre o modelo apareceram em junho. Por causa do design externo incomum, houve até quem duvidasse da veracidade das fotos vazadas.

Mas o teclado físico e a tela quadradona não são excentricidades – ou não deveriam ser. Segundo a BlackBerry, estas características tornam o Passport ideal para uso profissional. O display mais largo facilita a visualização de planilhas e edição de textos, por exemplo.

Como aplicações corporativas não raramente são exigentes, a BlackBerry tratou de equipar o Passport com hardware convincente, começando pela tela, que tem 4,5 polegadas (na proporção 1:1), resolução de 1440x1440 pixels (453 ppi) e Gorilla Glass 3.

O teclado possui três fileiras de teclas em vez de quatro, como antes, mas a economia de espaço é compensada pela sensibilidade a toques: o usuário pode arrastar os dedos sobre os botões para utilizá-los como touchpad.

Parece funcionar bem (confira no vídeo abaixo), mas a própria BlackBerry reconhece que o usuário precisará de algum tempo para se adaptar à ideia. De qualquer forma, a tela também é sensível a toques.

Internamente, o dispositivo conta com chip quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz com GPU Adreno 330, 3 GB de RAM, 32 GB para armazenamento de dados expansíveis com microSD de até 64 GB, câmera traseira de 13 megapixels com flash LED e estabilização óptica, câmera frontal de 2 megapixels e bateria de 3.450 mAh.

No quesito conectividade, o lançamento oferece Wi-Fi 802.11ac, Wi-Fi Direct, DLNA, Bluetooth 4.0, NFC, porta micro-USB, 3G e 4G.

Modelo mede 128x90,3x9,3 mm

Modelo mede 128x90,3x9,3 mm

O sistema operacional é o BB OS 10.3, que inclui o BlackBerry Assistant (recurso similar ao Siri do iOS ou ao Google Now) e suporte ao catálogo da Amazon App Store, que oferece mais de 240 mil aplicativos.

Segundo a BlackBerry, o Passport chega a partir de hoje nos principais mercados, incluindo os Estados Unidos. Por lá, o preço sugerido do modelo é de US$ 599. Ainda não há previsão de disponibilização no Brasil.

Atualizado às 22:15: por meio de nota ao Tecnoblog, a BlackBerry informou que o Passport deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2015. O preço ainda não foi definido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

leoleonardo85
Trabalhei em empresa grande que tinha que conversar diariamente todo mundo, desde um analista até com o presidente. Não tinha uma pessoa que defendia continuar usando BB na empresa.
Antônio Cesar Moraes
Só uma palavra: passo. BlackBerry tá morto.
Jack Silsan
Eu não achei o aparelho feio, embora o design seja péssimo pra usar com uma mão só. Realmente, esse é um smart pra quem pode usá-lo com as duas mãos; gente que tem motorista particular ou pode pagar taxis todo dia. E que bateria é essa hein minha gente?! É de uma dessas que eu precisava! Seria melhor se desse acesso a Google Play Store. A Amazon App Store é uma loja abandonada, com apps desatualizados há anos. De qualquer forma, deve ser possível acessar a Google Play Store via navegador e baixar por link de e-mail ou afins Quem pode concorrer com a BlackBerry é a Microsoft com seus Lumias e apps profissionais como o Office. Eles tem acesso ao BBM e até agora, não há casos escandalosos envolvendo segurança
Jack Silsan
Quem pode concorrer com a BlackBerry é a Microsoft com seus Lumias e apps profissionais como o Office. Eles tem acesso ao BBM e até agora, não há casos escandalosos envolvendo segurança
Jack Silsan
Seria melhor se desse acesso a Google Play Store. A Amazon App Store é uma loja abandonada, com apps desatualizados há anos. De qualquer forma, deve ser possível acessar a Google Play Store via navegador e baixar por link de e-mail ou afins
Lucio717
Pra ela você também não faz a menor diferença, ela não busca um público que pensa igual a você, mas pessoas sensatas que realmente sabem que, pra uso corporativo, um iphonezinho ou androidzinho são LIXOS. O público dela quer eficiência acima de tudo, dane-se design ou coisinhas legais, só eficiência e agilidade importam nesse nicho
Tiago Gabriel
O seguimento da BlackBerry é outro, você não é o cliente que ela quer.
Rubem Moreira
Pelo visto, você não entende nada de smartphones com esta afirmação. Para quem conhece e é do segmento corporativo não troca por nada. A tecnologia embarcada nos aparelhos e a tecnologia de segurança do BB OS é imbatível, nem mesmo a Apple consegue copiar.
Alberto
Vai tentando. Talvez uma hora você acerte.
Luiz Marin
na minha época n tinha isso não... e agora que já tenho o nexus 5, n vai ser um celular quadrado que vai me fazer voltar.
Guilherme C.
Como um segundo smartphone é perfeito. Sistema operacional é leve e a bateria vai durar muito como esses 3.450 mAh.
Guilherme C.
Fizeram e eles focarão em um nicho de mercado.
Guilherme C.
E a compatibilidade com apps Android?
Tiago Celestino
Que visual tosco.
RamonGonz
que coisa horrivel...
Sam86
Achei muito interessante as funções deste aparelho, só acho a interface do BB OS muito feia. :x Poderiam contratar o Forstall (ex-Apple) pra dar um tapa no visual dele. Como os iPhones se tornaram itens de luxo da high society brasileira, e o Android é uma abominação, este smart é um forte candidato a ser meu próximo smartphone.
Dereck Bolsanelo
Fico pensando, será que as empresas fazem pesquisas de mercado para elaborar seus produtos? Uma coisa é você falar que é focado em tal público, outra coisa é esse público demonstrar que precisa de um produto desse. Esse teclado seria uma revolução se fosse lançado tempos atrás quando muitos tinham teclados físicos, de qualquer forma preço não é um dos mais baratos, não gostei, mas com certeza alguém deve estar implorando por ele pra que uma empresa toda seja convencida a ir nesse caminho.
leoleonardo85
BlackBerry se deixasse de existir ia fazer tanta falta quanto um machucado que tive na infância.
Uberdam Walker
Idem. =/
Luiz Marin
sdds do meu blackberry... se a bbstore dele n fosse tão limitada eu nunca teria migrado...
gustavo
sendo sincero, fiquei com vontade de ter esse aparelho, apesar do formato quadrado ser meio ruim pra quem assiste bastante videos, o que é meu caso. Mas realmente queria testa-lo, manda um pra mim haha Esse teclado é genial, teclado virtual é horrivel, ocupa boa parte da tela e é menos preciso, e ter a amazon app store rodando só me deixa com mais vontade de testar......mas claro que nao vou comprar