Início » Aplicativos e Software » As primeiras novidades do Windows 10, a próxima versão do Windows

As primeiras novidades do Windows 10, a próxima versão do Windows

Windows 10 tem menu Iniciar, múltiplas áreas de trabalho e função especial para híbridos.
Nova versão do sistema operacional da Microsoft será lançada em meados de 2015.

Paulo Higa Por

A Microsoft anunciou na tarde desta terça-feira (30) a próxima versão do Windows, que funcionará em uma série de dispositivos diferentes, de smartphones com telas pequenas a computadores com monitores gigantes. Não é brincadeira: depois do Windows 8, teremos o Windows… 10. O anúncio foi feito por Terry Myerson, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft.

A ideia da Microsoft é unificar seus produtos, algo que vem sendo comentado há anos dentro da empresa. Agora que o Windows Phone e os computadores com Windows suportam aplicativos universais, isto é, que rodam no desktop, smartphone e tablet, chegou a hora de unificar também a loja de aplicativos, o que deverá fortalecer o ecossistema da Microsoft. Isso também significa que a marca “Windows Phone” deixa de existir: os futuros smartphones rodarão Windows 10 (sem desktop, claro).

windows-10

Para o desktop, a principal novidade aos amantes das versões antigas é a volta do menu Iniciar. Trata-se de um misto do menu antigo, que lista os programas instalados no computador, com a tela inicial do Windows 8, composta por Live Tiles que exibem informações dinâmicas. Os aplicativos modernos, que antes eram exibidos em tela cheia, poderão ser executados em uma janela na área de trabalho.

windows-10-menu-iniciar-blog

windows-10-desktop-metro

O Windows 10 terá a capacidade de gerenciar múltiplas áreas de trabalho, como já fazem o OS X e as principais distribuições Linux. Ao clicar em um botão novo na barra de tarefas ou deslizar o dedo a partir do lado esquerdo da tela, você verá o chamado Task View: o sistema exibirá miniaturas dos programas abertos em cada desktop.

windows-10-desktop-adicionar

windows-8-multilas-areas-de-trabalho

Outras novidades incluem a possibilidade de colar texto com o comando Ctrl+V no Prompt de Comando (!) e melhorias para ambientes corporativos: o Windows 10 será capaz de separar dados pessoais e corporativos em um mesmo dispositivo. Também haverá um modo chamado “Continuum”, que alterna entre os modos desktop e tablet de maneira prática, um recurso especialmente útil para híbridos, como o Surface.

A nova versão do Windows será lançada em meados de 2015, depois da conferência para desenvolvedores Build, em abril, quando a Microsoft revelará mais detalhes sobre os aplicativos universais. A Microsoft ainda não divulgou os preços do Windows 10, nem a política de atualizações para quem já possui licenças de versões anteriores do Windows.

Uma versão de desenvolvimento do Windows 10, o Technical Preview, será liberada a partir desta quarta-feira (1º) nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Morini
#OFF-COMMENT: Pessoal, venho aqui anunciar que o aplicativo Papel de Parede ZX agora é universal, tendo suas versões para Windows 10 Desktop, Windows 10 Mobile e Windows Phone 8/8.1. Por favor não deixem de testar e dar suas sinceras opiniões, o seu feedback é muito importante para o crescimento do projeto, Obrigado (Link Logo Abaixo!) Link: https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/papel-de-parede-zx/9nblggh5gbf5
Everton Poyato
É porque antes tinha que usar o botao direito do mouse e ir na opção 'Colar'. Por isso justifica um Windows 10 e nao um 8.2. >.<
Alexandre Bomfim
O Windows 10 deve ficar legal pois eles abriram para palpite dos usuários, isso facilita. A integração entre todas as plataformas é realmente algo fantástico e estou ansioso para ver em funcionamento por completo,pois no 8.1 já funciona bem entre meu Surface e meu Lumia 925. O que mais me chamou atenção foi o HoloLens, isso sim foi a maior novidade. Será um avanço se funcionar como proposto, e esse novo processador "HPU". E antes que alguém venha falar de Google Glass, os dois são muito diferentes na proposta e no uso.
Alexandre Bomfim
Ela fez cara, mas todo mundo pediu o botão iniciar de volta.
Gabriel Nadai
para de copiar linux
Alexandre Alves
eu gostei da janela do menu iniciar voltou melhor show de bola tem tudo para deixar o windows 7 no chinelo sem contar q ainda estar em teste,deve melhorar ate o lançamento oficial.
ReNas

Respeito o Windows, mas o MacOs é muito superior.

R_nascimento
Respeito o Windows, mas o MacOs é muito superior.
Amom Lins
Concordo...afinal, acho que para começar em um novo mecado, você deve ser no mínimo PERFEITO, para ir para outro...
Raul Nascimento
Não é pelo pelo botão iniciar... eles não aprendem nunca. as pessoas querem que as coisas que elas ocupam estejam lá. configurações lá e que não precisem fica configurando, querem simplesmente ligar o computador e... usar...
Alisson Melo
Sério isso? Preciso mesmo estar usando o Windows para baixar a iso do W10?
Thiago A. Klein
Motivo: http://www.scoopnest.com/user/mikko/517358472715710465
Thiago A. Klein
Motivo do 10: http://www.scoopnest.com/user/mikko/517358472715710465
Álvaro Araújo
Algumas atualizações são fantásticas. Sinceramente eu espero muito esse Windows 10, apesar dessa aparência detestável de Windows Phone. Espero que os programas que eu uso se adaptem bem! Aliás, pq os antivírus antigos se comportam de maneira estranha no Windows 8? Eu adorava o Avast, mas ele me parece Claudicante... Os únicos que continuam funcionando bem são o Avira e PSafe Total. São todos muito bons, to achando que é alguma coisa que eu fiz.
Victor Mateus Oliveira
Depois de 450 anos, eles até que enfim colocam suporte a multiplos desktops... pode ser que usar windows fique menos irritante agora...
Exibir mais comentários