Por que a estratégia Zero Trust é cada vez mais importante na cibersegurança

Profissionais de TI que participam do Dell Expert Network ficam por dentro das tendências de segurança digital, como o conceito Zero Trust

Conteúdo patrocinado
Por
Por que a estratégia Zero Trust é cada vez mais importante na cibersegurança (imagem ilustrativa: divulgação/Dell)
Por que a estratégia Zero Trust é cada vez mais importante na cibersegurança (imagem ilustrativa: divulgação/Dell)

Ameaças digitais podem afetar organizações de todos os portes, inclusive pequenas empresas. É por isso que todo profissional de TI autônomo precisa conhecer as tendências de cibersegurança. Quem participa do Dell Expert Network se mantém informado sobre o assunto e, assim, pode indicar as melhores soluções aos seus clientes.

O programa é mantido pela Dell Technologies. Por estar na vanguarda da tecnologia, a companhia conhece os riscos que malwares, vulnerabilidades em softwares e ataques de hackers trazem às organizações, e oferece recursos para combater esses problemas. Um deles é a abordagem Zero Trust.

O que é Zero Trust?

Zero Trust, ou Confiança Zero, é uma estratégia de segurança digital que parte da premissa de que nenhum usuário, dispositivo ou procedimento relacionado a um sistema é totalmente confiável. Cada acesso a esse sistema deve então ser verificado, autorizado e feito somente quando estritamente necessário.

Tamanho rigor deve ser permanente, de modo que não haja relaxamento do controle de acesso mesmo para usuários ou dispositivos que tenham um longo histórico de conexões ao sistema.

Para ser completa, uma estratégia Zero Trust deve incluir diversas ações de cibersegurança, como implementação de mecanismos de autenticação modernos, uso de ferramentas de criptografia e monitoramento constante do tráfego de dados.

Vantagens de uma abordagem Zero Trust

De acordo com a Dell Technologies, a implementação de uma estrutura Zero Trust proporciona à organização benefícios como:

  • Prevenção de acesso não autorizado: dificulta a entrada no sistema de hackers ou pessoas que, mesmo fazendo parte da organização, não devem estar ali;
  • Restrição de movimentação interna: se um invasor ou malware conseguir entrar no sistema, a abordagem Zero Trust dificulta a execução de ações por esses agentes até a ameaça ser mitigada;
  • Evita o excesso de meios de acesso: quanto mais formas de acesso ao sistema houver, maior é o risco à segurança, razão pela qual uma estratégia Zero Trust admite somente meios de conexão essenciais;
  • Proteção contra tecnologia comprometida: executa procedimentos para prevenir ataques baseados em softwares ou hardwares vulneráveis, bem como em configurações inadequadas;
  • Mais eficiência na resposta: incidentes de segurança podem ocorrer a qualquer momento, inclusive em madrugadas ou finais de semana; uma abordagem Zero Trust monitora constantemente o sistema para sempre permitir respostas rápidas, prevenindo consequências maiores.

Esses e outros benefícios de uma estratégia Zero Trust diminuem o risco de indisponibilidade do sistema, ajudam a prevenir vazamentos de dados que podem até causar problemas legais à organização, e permitem o restabelecimento mais rápido das operações em caso de ataque por hackers ou malwares.

Cibersegurança também interessa a pequenas e médias empresas

A segurança digital não é um assunto que diz respeito apenas a grandes organizações. Empresas de pequeno e médio porte (PME) também são alvos de hackers ou malwares.

Um estudo global feito pela McAfee e a Dell Technologies publicado no início de 2024 aponta que 44% das pequenas empresas já sofreram um ataque cibernético, enquanto 17% enfrentaram esse problema mais de uma vez. Para 67% dessas organizações, os incidentes ocorreram nos últimos dois anos.

Como grande parte das PMEs são atendidas por consultores independentes, é importante que profissionais de TI autônomos acompanhem o assunto para indicar as soluções de segurança mais apropriadas para cada negócio.

Computadores Dell Technologies corporativos contam com diversos recursos de segurança (imagem: divulgação/Dell)
Computadores Dell Technologies corporativos contam com diversos recursos de segurança (imagem: divulgação/Dell)

Como a Dell Technologies implementa recursos de segurança

A Dell Technologies trata a cibersegurança em uma estratégia ponta a ponta, que faz parte ou complementa uma implementação Zero Trust. Isso é feito, por exemplo, com recursos de segurança em:

  • Dispositivos: notebooks, desktops e workstations de linhas corporativas Dell Technologies podem contar com criptografia em unidades de armazenamento, componentes rastreáveis e portas USB controladas;
  • Servidores: a linha PowerEdge conta com uma arquitetura de segurança que protege firmwares, dados armazenados e o próprio sistema operacional, bem como facilita o gerenciamento do servidor pelo administrador;
  • Softwares: a Dell Technologies tem ferramentas de monitoramento de sistemas, criptografia e detecção de ameaças, a exemplo de softwares como Dell SafeGuard and Response e Dell SafeData;
  • Multicloud: há recursos Dell Technologies de proteção de dados e backup para qualquer ambiente em nuvem, contemplando desde máquinas virtuais até aplicações SaaS (software como serviço).

Fique por dentro com o Dell Expert Network

Uma forma prática de se manter por dentro das tendências de cibersegurança é participando do Dell Expert Network. No programa, o consultor de TI conhece as soluções Dell Technologies e os recursos de segurança que as complementam, o que lhe permite indicar os melhores produtos ou serviços aos seus clientes.

O programa também dá acesso a materiais informativos e treinamentos sobre várias áreas de TI. Além disso, os participantes podem contar com o apoio de mais de 400 especialistas da Dell Technologies para tomada de decisões e questões técnicas, o que aumenta as chances de negócios serem fechados.

Para completar, as indicações de soluções Dell Technologies que são convertidas em vendas rendem pontos que podem ser trocados por produtos da marca, incluindo notebooks e desktops.

Saiba mais sobre o Dell Expert Network e cadastre-se gratuitamente. Se você for elegível para o programa, um gerente da Dell Technologies entrará em contato para concluir a sua inscrição.

Relacionados

A Dell Technologies e o respectivo grupo de empresas ("Dell") gostariam de manter contato e lhe enviar atualizações sobre produtos, serviços, soluções, propostas exclusivas e eventos especiais. Para obter mais detalhes sobre as nossas práticas de informações, leia a nossa Declaração de Privacidade. Você pode anular a inscrição a qualquer momento. Aqui você encontra mais informações sobre a Dell Technologies e seu grupo de empresas.