Três novos smartphones da Microsoft chegam ao Brasil até o final de outubro. Dois deles, Lumia 730 e Lumia 735, estão na faixa de preço que mais vende no país: eles serão lançados por 699 e 899 reais, respectivamente. Por esses valores, os novos Windows Phones concorrerão diretamente com o Android que carrega o título de melhor custo-benefício entre os intermediários, o Moto G.

Pelo menos nos primeiros minutos de contato, eles parecem bastante competitivos. A principal diferença está na conectividade: o Lumia 730 é dual SIM e se conecta apenas a redes 3G, enquanto o Lumia 735 tem espaço para um único chip, mas possui 4G. Ambos trazem o tão comum processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, além de 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento, com direito a expansão por microSD.

nokia-lumia-730-lateral

Só que eles possuem algumas características interessantes. Primeiro, a tela de 4,7 polegadas possui resolução de 1280×720 pixels e painel OLED. Ou seja, temos o belo preto real e cores mais saturadas. Como os botões de início, voltar e pesquisar são exibidos diretamente na tela, o resultado é muito bonito — diferente do Lumia 630, que possui uma tela LCD com um preto não muito profundo.

Segundo, a câmera ganhou uma atenção especial. A traseira possui sensor de 6,7 MP e lente clara, com abertura de f/1,9, o que deve gerar imagens decentes em situações de baixa iluminação. Eu não consegui salvar uma foto de amostra, mas, em um rápido teste, o nível de detalhes foi bastante satisfatório para um intermediário. A frontal tem resolução acima da média (5 MP) para não ficar de fora da moda das selfies — a lente é uma grande angular de 24 mm para que todos caibam na foto.

nokia-lumia-730-traseira

O design lembra o antecessor Lumia 720, mas também o velho Lumia 800, tanto que perdi uns 20 segundos tentando descobrir onde estavam as portinhas para colocar os chips e o cartão de memória (!) antes de descobrir que a tampa era removível. O detalhe bacana é que, assim como a Microsoft está fazendo com o Lumia 930, o Lumia 730 Dual SIM será vendido também na cor laranja, além do preto e branco.

lumia-730-aberto

Embora não sejam tão leves e finos no papel, com 133 gramas e 8,7 mm de espessura, eles ficam bem confortáveis na mão, talvez porque me acostumei com Lumias mais pesados e espessos, especialmente nessa faixa de preço. No entanto, no modelo que testei, a tampa não parecia tão firme ao corpo do aparelho, o que gerou uma má primeira impressão, como se eu estivesse diante de um smartphone de baixo custo da Samsung. Espero que tenha sido só um problema pontual.

Ainda é preciso testar muita coisa para gerar uma recomendação de compra, mas o fato é que, por esse preço, os aparelhos estão bastante competitivos. A notícia de que Lumia 730 será vendido por 699 reais no lançamento, o mesmo preço de quando o Lumia 630 desembarcou no Brasil, mostra que a Microsoft está disposta a apertar um pouco suas margens para popularizar o Windows Phone (e confirma que o Lumia 630, de fato, estava muito caro para o que oferecia).

Notas relevantes

  • A tampa laranja possui um acabamento brilhante, enquanto a preta é fosca. Vai do gosto de cada um.
  • Tanto o Lumia 730 quanto o Lumia 735 vêm de fábrica com o Windows Phone 8.1 com a atualização Lumia Denim, que adiciona recursos como o suporte nativo a pastas na tela inicial e VPN, além de melhorias no aplicativo de câmera.
  • Como nos smartphones mais caros da Microsoft, o vidro da tela é levemente curvo nas laterais. Além de melhorar o manuseio do aparelho, causa um efeito visual bem bonito.
  • A versão verde não vem para o Brasil, mas você poderá comprar uma capinha nessa cor se for palmeirense.
  • Microsoft, cadê o botão dedicado para a câmera?

O Lumia 730 Dual SIM começará a ser vendido na próxima semana, no varejo e nas lojas física e online da Nokia, inicialmente nas cores preta e branca — o modelo laranja será comercializado “daqui a duas ou três semanas“, de acordo com a Microsoft. O Lumia 735 chega poucos dias depois, até o final de outubro, por 899 reais. Os dois serão produzidos no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Silva Pimentel
Eu tenho esse celular e o acho muito bom. Sempre fui fã da Nokia pela história e por me sentir respeitado e quis me manter nessa marca, que, apesar da Microsoft ter adquirido sua fábrica, acredito que não será a mesma a partir de agora. Estava à época indeciso entre o L730 e o Asus Zenphone 5. Meu irmão o comprou e, apesar do sistema dele ser mais agradável aos olhos não aguenta um dia de trabalho inteiro (notes que eu disse "um dia de trabalho", pois estou me referindo a chegar de manhã com um desses na empresa completamente carregado, usá-lo algumas vezes em conversas como um legítimo telefone, responder a algumas msgs de Wsap e ainda tentar chegar ao final do dia com alguma carga) e ainda trava vez ou outra. Se o garoto propaganda do S.O. Android conhecer e puder me provar que um celular com Android conserva bem sua bateria a ponto d'ele aguentar um dia inteiro de trabalho, ponha aqui uma prova, pois todos que conheço que têm seu pequeno android sofrem com esse mesmo mal, sem contar que os Samsungs quebram depois de um ano de uso.
Clara Lima
Eu comprei um Nokia Lumia 730 logo da saída do modelo e totalmente me arrependi. O celular é ótimo para quem não usufrui muito dos aplicativos ou de longos minutos de utilização, para quem utiliza-o algumas vezes no dia e abre poucos aplicativos. A capa de proteção é extremamente maleável, quebradiça. A partir de cinco minutos utilizando os aplicativos, há 70% de chances dele reiniciar; ou seja, desligar repentinamente e voltar à tela inicial. Isto acontece muito com meu whats app, às vezes sequer consigo abrí-lo! Clico no ícone e ele demora muito tempo, passa longos segundos como "carregando", aumentando ainda mais as chances de ser novamente reiniciado. É uma vergonha que a Microsoft não possua os atuais aplicativos numa qualidade boa, já que estes demoram décadas para atualizarem e às vezes, quando encontramos-os, muitos deles estão em beta. Não é somente esse modelo! Minha irmã, meu pai, minha mãe, todos possuem um Nokia Lumia de versões diferentes, e todos eles estão a reclamar da qualidade. Admito que vale muito mais a pena pagar por um Android, mesmo que mais caro, do que depender deste celularzinho. Aliás, a câmera frontal é horrorosa. Quando a inicia, ela lhe mostra com uma cor azulada e destaca, se você tiver, seus defeitos; como espinhas, olheiras, manchas e tudo. Após tirar a foto, aparecem as cores normais com um pouco de opacidade(sim, opacidade automática da câmera) e definitivamente não tem a qualidade que uma câmera que os atuais Androids possuem. Até mesmo a camera traseira é de qualidade ruim. Se você for tirar foto de algo natural como uma flor, folhas, a qualidade sai incrível. Se for tirar foto de outra coisa, ela também adiciona alta opacidade natural (mesmo com foco, é a qualidade que a foto sai mesmo). Uma lástima. Também tenho a comentar a falta de produtos para este celular, como capinhas e películas normais ou de vidro. A memória é pouquíssima. Bom, esta foi a minha opinião sobre o celular. Sugiro uma pesquisa de preços e qualidades antes de comprar qualquer lumia, assim como sua necessidade em utilizá-lo. Nem mesmo os cantores sul-coreanos aprovaram o Nokia Lumia, nenhum deles possui um e todos preferem manter-se no iPhone e no Android (e olha que eles AMAM celulares, utilizam-nos a todo e qualquer momento). Espero ter ajudado na compra!
Monica Maciel
gente, meu lumia 730 ta com o sistema todo bugado. Por exemplo:eu uso uma aplicativo chamado fantasia painter e ele nao salva mais as fotos editadas pór q diz que o ZUNE ta ativado e pede pra desconectar. a captura de tela falha, as fotos somem, os videos nem rodam as vezes. alguem sabe o q fazer?
Marcos
Android Lixo !!
Paulla
Eles tem alguma diferença no design? o 730 e 735
Domingos Tavares
Duvido muito que o Android seja uma exceção no futuro, Paulo. Na realidade o Material Design do Google tem sido muito elogiado, tanto pela imprensa especializada quanto pelos usuários que já receberam a atualização pro Lollipop. E a maioria das pessoas baixa seus apps do Google Play Store, que é uma fonte razoavelmente confiável. Tanto quanto a Windows Phone Store é para quem usa WP ou a APP Store é para donos de iPhone. Quanto aos desenvolvedores, eles não apostam no WP porque não tem público. Eles vão aonde os usuários estão. Isso porque não compensa para uma empresa contratar programadores C# para fazer um APP que praticamente ninguém vai usar. E é muito bom que você esteja feliz com o seu Windows Phone e que o considere o melhor para você.
Paulo Ansara
A exceção em breve será o android, bugado, difícil para atender e dependente de apps de fontes duvidosas para funcionar basicamente. Alguns desenvolvedores de apps populares não apostaram ainda no wp mas isso é só uma questão de tempo. Sou muito feliz com meu wp e abomino o Android.
Paulo Ansara
windows phone é o melhor
Domingos Tavares
Sabe que o que você disse não se sustenta nos fatos, não é? A cada 100 aparelhos vendidos no mundo, 80 são Android, 15 são iPhones e os outros 5 podem ser Windows Phone ou Blackberry, um feature phone qualquer.
Thiago Oak
ANDROID E PRA QUEM CURTI LINUX AQUI NO BRASIL LA FORA O POVO CONSOME IOS BLACK OS E WINDOWS OS
Rodrigo
Pô, bem que o 730 também poderia ter conexão 4G! Esses fabricantes nunca pensam em agradar à todos ou, pelo menos, um grande parte.
Guilhermo
Querido "Guest", já tive um Lumia 720 e vendi para comprar um Moto X. Após um acidente no qual perdi meu Moto X, fiquei uma semana com um Lumia 925 emprestado enquanto meu novo Android não chegou. Conclusões: Sua afirmação está incorreta. Tive o prazer de testar dois bons aparelhos WP, porém sua falsa sensação de maior fluidez não me agrada. Explico: o sistema é realmente muito rápoido, até você abrir um app, que nromalmente é uma versão genérica e extremamente capada do original. 2. Quanto ao "Vocês, Android fãs", por favor, não generalize. Não sou fã de nada. Apenas uso o que considero atender melhor minhas necessidades. Não ganho um centavo de empresa de telefonia, time de futebol ou candidato a presidente para ficar babando ovo em foruns em seu favor, portanto, não me coloque neste "balaio". Um abraço.
Domingos Tavares
Entendo o seu posicionamento, Vanessa. Eu tive um aparelho com Windows Phone e pude atestar a fluidez do sistema (entre outras coisas). Só que a aceitação do Windows Phone é o que impede que o Lumia 730 seja o tal Moto G killer, visto que as pessoas no geral preferem Android a Windows Phone. Você é uma exceção.
Kass Santos
Se ele viesse com Android, o custo benefício nem de longe seria tão bom. A Microsoft tá caindo pesado com o preço pra popularizar o Windows Phone, se ele viesse com Android, provavelmente seria quase o dobro do preço atual... logo, a não ser que você procurasse por um aparelho com Android especificamente da Nokia, os vendedores ainda te empurrariam o Moto G, Sansungs e Iphones. Não vejo em nenhum paralelo, vantagem nisso.
Vanessa Souza Matias
O fato, Domingos, é que o WP é mais fluido, tem apps mais seguros e o fato de o 730 ter bateria removível, pra mim, já conta muito. Já tive Android mas confesso que não pretendo sair do WP tão cedo, estou totalmente habituada ao sistema e a vinda do Windows 10 ano que vem me seduz ainda mais.
Exibir mais comentários