Início » Legislação » Pau de selfie está permitido na bagagem

Pau de selfie está permitido na bagagem

Não confundir com bastão retrátil, aconselha Anac

Avatar Por
Pau de selfie: sucesso absoluto (foto: usuário Pau de selfie: sucesso absoluto (foto: flickr.com/photos/r4vi/)

Pau de selfie: sucesso absoluto (foto: flickr.com/photos/r4vi/)

Na sua próxima viagem, pode ficar tranquilo: a Agência Nacional de Aviação Civil tirou todas as dúvidas referentes ao bastão de selfie, mais conhecido como pau de selfie. Os passageiros podem transportar o acessório fotográfico na bagagem de mão. Só é preciso observar algumas regras: o peso total da bagagem de mão não pode exceder 5 kg e o equipamento deve somar 115 cm, já considerando comprimento, largura e altura.

A Anac nos surpreendeu ao emitir um comunicado referente ao pau de selfie nesta segunda-feira (26), sem nenhum motivo aparente para tal. A impressão que fica é de que os próprios viajantes estavam enfrentando dificuldades devido às questões de segurança tão pertinentes ao setor de aviação.

Uma das portarias da agência proíbe o bastão retrátil, um equipamento que se assemelha a um cassetete e está à venda em lojas de artigos para defesa pessoal. A própria Anac encaminhou um ofício aos agentes aeroportuários relatando a permissão do acessório para fotos.

O pau de selfie também pode ser despachado diretamente na mala, sem necessidade de comunicar previamente a companhia aérea. Fica a critério do passageiro levá-lo consigo na bagagem de mão ou na mala.

Acho – só acho – que a tiazinha ali não está enquadrada (foto: flickr.com/photos/inlatteveritas/)

Acho – só acho – que a tiazinha ali não está enquadrada (foto: flickr.com/photos/inlatteveritas/)

Parece que o bastão de selfie veio para ficar. Você encontra itens assim na praia, em pontos turísticos, em todo canto. Não custa lembrar que a autorização da Anac diz respeito ao Brasil. Pode ser que outras agências reguladoras em outras nações impliquem com o artigo. O ideal é consultar aquela tradicional lista de itens permitidos e proibidos na mala antes de embarcar.

Conheço uma história boa de um jornalista de tecnologia que estava conosco em Seul para assistir à final do Campeonato Mundial de League of Legends. Este sujeito comprou uma arminha de brinquedo antes de retornar ao Brasil. Na hora de embarcar no avião, quem disse que autorizaram o despacho do artigo? Era visivelmente um brinquedo, uma reprodução grosseira de uma arma, produzida para crianças. Ainda assim, não teve choro nem vela – ficou na lixeira do terminal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luan Borges
Realmente, pra ter utilidade, primeiro você precisa ter amigos.
fernandohr
Aham, reunir um monte de gente enquanto um bocó fica na frente segurando um bastão com um celular a 1 metro acima da cabeça dele.
Murilo Aquino
Não tem utilidade para você, para outras pessoas têm. Cada um com seu cu. Aiai!
fernandohr
Isso ae deveria ser proibido para venda. O treco sem utilidade nenhuma e com um nome escroto.