Como apagar fotos duplicadas [iOS, Android, macOS e PC]

Saiba como apagar fotos duplicadas no seu iOS (iPhone) ou Android e no macOS ou no PC (Windows) e ganhe mais espaço livre

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Fotos Duplicadas (Imagem: Cole Keister / Unsplash)
Fotos Duplicadas (Imagem: Cole Keister / Unsplash)

Apagar fotos duplicadas é um ótimo recurso para ganhar espaço de armazenamento — especialmente depois que o Google anunciou que vai encerrar o espaço ilimitado do Fotos. No entanto, pode ser útil se você também tem pouco espaço livre no computador e não só no seu celular. Alguns aplicativos que oferecem esse recurso são gratuitos, outros são pagos. O importante é saber qual deles serve para você; veja a lista abaixo.

Files (Android)

O Files, do Google, faz exatamente a mesma coisa que a opção “Liberar espaço” no Google Fotos. A diferença é que, com o Files, a mesma função tem um alcance geral em todo o seu dispositivo e não apenas da sua galeria. Junto dos lixos, apaga as fotos duplicadas e arquivos grandes que você baixou ou enviaram para você no WhatsApp.

Clean Master (Android)

É uma solução de gerenciamento que permite liberar espaço no Android. Entre as suas habilidades estão a classificação de fotos para que você exclua só o que não importa. Além de encontrar prints, fotos duplicadas ou semelhantes, selfies quase idênticas e imagens borradas, você pode usar a ferramenta de faxina “WhatsApp mais limpo” para se livrar de fotos inúteis da pasta de mídia. Experimente a “Limpeza Minuciosa”.

Outras opções no Android

Remo Duplicate Photos Remover (iOS)

Solução que funciona em ambos os sistemas, Android e iOS (iPhone), o Remo encontra e numera na tela quantas são as fotos exatamente iguais e aquelas similares (como o caminhão de selfies ou retratos que fazemos até um ficar bom). Também revela o quanto de espaço os arquivos ocupam. Há versões para computador, mas são pagas.

Outras opções iOS (iPhone)

Duplicate Cleaner Free (Windows)

Falando em computador, existe o Duplicate Cleaner, para Windows. O aplicativo encontra documentos, fotos, músicas e outros documentos. Na versão gratuita, tem um subconjunto de recursos encontrados em seu irmão mais velho, o Duplicate Cleaner Pro (que você pode usar por 15 dias gratuitamente). Você pode pesquisar pelo tipo de arquivo, tamanho e data, especificar unidades e pastas, incluindo arquivos Zip.

Outras opções no Windows

Gemini (macOS)

O Gemini é a forma mais rápida e simples de identificar e excluir fotos idênticas ou semelhantes no macOS. Assim como vários software para os computadores da Apple, trata-se de um programa pago. Com uma “seleção inteligente”, você pode recuperar espaço em disco com dois cliques. Com mais um clique, você recupera os arquivos.

Outras opções macOS

Fotos (macOS)

Você também pode seguir alguns passos no Fotos (macOS). Ao importar as fotos, o app Fotos é capaz de detectar imagens duplicatas, mas isso não acontece com imagens que já estão na fototeca. Em se tratando de pequenas edições e filtros, é bem capaz que parte (senão todas) as fotos duplicatas tenham sido criadas por apps na mesma data.

Aí está o “pulo do gato”. É que o Fotos ordena as imagens pelo momento em que foram criadas. Fora isso, há a Apple chama de “Álbum Inteligente” com uma busca refinada.

  1. Abra o Fotos no macOS;
  2. Clique em Arquivo (lá no menu do topo);
  3. Clique em “Novo Álbum Inteligente”;
  4. A partir daí, você vai dar um nome ao álbum e definir um filtro;
  5. Feito isso e encontradas as fotos, selecione o quer apagar;

Observação:

A Apple afirma que o uso de apps de terceiros para remover fotos duplicadas pode danificar o Fotos e a fototeca do macOS. Sendo assim, recomenda evitá-los.

“Alguns apps de terceiros para o Mac que afirmam limpar, reduzir, eliminar resíduos ou remover duplicações em vez de fotos podem danificar a fototeca ou excluir imagens e dados relacionados (metadados). Você pode evitar danos à fototeca organizando e gerenciando as fotos com o app Fotos.”

Espero que alguma dessas soluções funcione para você apagar fotos duplicadas. 😉

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados