Início » Antivírus e Segurança » Este malware para Android espia você mesmo quando o smartphone está "desligado"

Este malware para Android espia você mesmo quando o smartphone está "desligado"

Paulo Higa Por

Android KitKat

Imagine que você é uma pessoa paranóica e desconfia que está sendo espionada pela câmera ou microfone do seu smartphone. O que fazer? Certamente, desligá-lo. O problema é que apenas apertar o botão de desligar o aparelho não seria suficiente: um novo malware para Android tem a peculiar característica de falsificar (!) o desligamento do sistema.

De acordo com a AVG, que descobriu a ameaça, o malware mantém o aparelho ativado para gravar chamadas, enviar mensagens ou até tirar fotos sem que o usuário perceba. Ao pressionar o botão de desligar o dispositivo, o usuário chega a ver a animação de desligamento e a tela se apagando, mas o aparelho continua ligado. Para não levantar suspeitas, o malware pode desativar o acesso à rede.

O Android/PowerOffHijack.A, como foi chamado, funciona em dispositivos com Android 4.4 ou anterior. O malware exige permissão de root para conseguir interferir no desligamento, o que limita bastante sua distribuição. Mas isso não significa que seja impossível: um porta-voz da AVG diz ao Mashable que cerca de 10 mil aparelhos já foram infectados, a maioria na China, por meio de lojas de aplicativos locais.

Da próxima vez que realmente quiser desligar seu celular, talvez seja melhor remover a bateria.

Mais sobre: