Início » Aplicativos e Software » Google adiciona suporte a notificações push no Chrome beta

Google adiciona suporte a notificações push no Chrome beta

Por
4 anos e meio atrás

Chrome

O Google segue trazendo funcionalidades para o Chrome. A versão 42 beta do navegador, já disponível para download, vem com duas APIs que permitem a um site enviar notificações push ao usuário. Além disso, a mesma versão do browser para Android inclui recursos para screenshots automáticos no compartilhamento de links e adição rápida de atalhos na tela inicial.

Com as notificações push, administradores de sites podem mandar avisos aos usuários que serão exibidos mesmo se o navegador estiver fechado. Essas notificações podem ser usadas, por exemplo, para um blog informar a publicação de um post.

Notificações push - Chrome

As notificações só são exibidas se, ao visitar o site, o usuário autorizá-las. O Google estabeleceu alguns requisitos para evitar que as notificações sejam usadas de modo abusivo – para spam, por exemplo. Em todo caso, cada alerta é acompanhado de um botão de configuração que permite modificar a exibição das mensagens ou mesmo silenciá-las de vez.

O Google também adicionou no beta do Chrome 42 suporte ao ES6, um conjunto de especificações que facilita o trabalho com classes no javaScript.

Add to home - ChromeEm relação ao Android, o Chrome 42 beta vem com uma ferramenta de screenshots que funciona da seguinte forma: ao compartilhar um link via Gmail, Hangouts e outros serviços que fazem parte da opção “Compartilhar via” da plataforma, o Chrome automaticamente anexa uma captura de tela daquela página.

Esse é um recurso interessante, mas que não parece muito útil para o dia a dia. A funcionalidade sequer pode ser desativada, pelo menos na versão beta do navegador. Felizmente, o usuário consegue remover a imagem anexada caso queira compartilhar o link sem a captura.

A adição automática de páginas à tela inicial do sistema (imagem ao lado) talvez tenha mais utilidade. Quando o usuário visitar um endereço que tiver a função, verá um botão que, uma vez clicado, cria um atalho para o site entre os ícones do sistema.

Novamente, o Google criou critérios para evitar uso abusivo da função (implementação obrigatória de HTTPS, por exemplo).

O Chrome 42 beta para Windows, Linux e OS X pode ser baixado aqui. A versão para Android está disponível no Google Play.