Início » Software » Aplicativo “desliga” pixels em telas AMOLED para economizar bateria

Aplicativo “desliga” pixels em telas AMOLED para economizar bateria

Por
4 anos atrás

A vida de bateria ainda é um ponto em constante melhoria quando se trata de smartphones, principalmente na plataforma Android. Não é de hoje que as fabricantes de aparelhos com esse sistema incluem programas especiais para economizar energia, seja diminuindo o brilho da tela ou usando menos núcleos de um processador em determinados momentos.

pixel-off-app

O Pixel OFF é um aplicativo que se encaixa nesta categoria. Lançado em fevereiro e descoberto esta semana pelo Android Police, o programa faz algo bastante diferente de qualquer outro para economizar a bateria do celular: ele “desliga” uma certa quantidade de pixels em telas de AMOLED, sem que ela fique ilegível.

“Desliga” está entre parenteses por que não é exatamente isso que ele faz. Na verdade o programa aplica uma rede interlaçada de pixels pretos sobre toda a tela e o efeito disso em telas AMOLED é o desligamento dos pixels que ficarem pretos. A tela fica um pouco escurecida, mas como não são todos os pixels que ficam pretos, ainda é possível enxergar o conteúdo exibido sem problemas. A vantagem é a economia na vida de bateria.

O aplicativo não parece ter restrições de instalação no que diz respeito às especificações. Ou seja, mesmo que seu Android não tenha uma tela de AMOLED, ele poderá ser instalado e vai tentar “desligar” os pixels na tela. Mas no caso de telas que não são AMOLED, como LCD e IPS, não haverá muita vantagem em usá-lo, já que um pixel preto não é traduzido em economia de energia nestes casos.

A opção padrão de economia que já vem com o aplicativo é o nível 2 da rede de pixels, mas ele vai do nível 1 (mais claro) até o nível 5 (mais escuro). Mas para ter acesso ao resto dos níveis é necessário comprar o desbloqueio. Para baixar o aplicativo, basta acessar este link no Google Play.

Mais sobre: ,