Início » Negócios » EHang 184, o drone que pode transportar uma pessoa

EHang 184, o drone que pode transportar uma pessoa

Emerson Alecrim Por

EHang 184

Não falta utilidade para os drones. Eles filmam eventos esportivos, monitoram áreas de preservação, entregam pacotes, levam internet a lugares remotos. Agora, essas aeronaves podem até transportar pessoas. Bom, pelo menos é isso o que promete a chinesa EHang.

A companhia aproveitou a CES 2016 para anunciar o EHang 184, um drone capaz de transportar confortavelmente uma pessoa e, de quebra, uma bagagem pequena.

Drone é um nome popular para veículo aéreo não tripulado (VANT), ou seja, a denominação serve para praticamente qualquer aeronave que não precise de piloto dentro dela. Sob esse ponto de vista, não é errado chamar o EHang 184 de drone: a aeronave transporta um passageiro, mas este não a conduz. Mesmo assim, a EHang prefere se referir ao equipamento como veículo aéreo autônomo pessoal.

Faz sentido. A ideia é que o usuário entre na aeronave e informe em um painel existente na cabine o seu destino. A partir daí, o EHang 184 voará sozinho. O usuário só terá acesso a controles para iniciar a decolagem e a aterrissagem.

EHang 184 - cabine

Na primeira olhada, o EHang 184 lembra um helicóptero. A diferença é que a aeronave não tem cauda e, em vez de um rotor, quatro pares de hélices — um em cada extremidade — cuidam do voo. Essa configuração permite ao drone decolar e pousar na vertical sem dificuldades.

Teoricamente, a aeronave pode atingir 500 metros de altura e se movimentar a cerca de 100 km/h. A bateria só tem autonomia para um voo de até 23 minutos, mas essa não chega a ser uma estimativa ruim se levarmos em conta o fator peso: o EHang 184 tem 200 quilos e, como carga (passageiro mais bagagem), pode levar até 100 quilos.

Como dá para notar, o EHang 184 não foi idealizado para cobrir grandes distâncias. Na verdade, a intenção da EHang é disponibilizar uma frota dessas aeronaves para interligar vários pontos pré-determinados. Assim, o EHang 184 poderá ser usado para transportar passageiros em áreas que sofrem trânsito intenso de carros, por exemplo.

Não sei quanto a você, mas eu adoraria voar num brinquedinho como esse. Mas é bom não ter grandes expectativas: um drone com tamanha proposta pode levar anos para vingar.

Para começar, embora o projeto esteja em fase avançada de desenvolvimento, falta muito para que a aeronave fique pronta. Se as leis (ou a falta de) de cada país já dificultam testes com drones menores, imagine em relação a um equipamento desse porte que, ainda por cima, transporta pessoas. A EHang afirma já ter realizado mais de 100 voos com a aeronave (inclusive com passageiro dentro) em uma área de bosque, mas é preciso realizar testes em outros ambientes.

EHang 184

Há também a questão da segurança. Uma legislação específica para o tráfego dessas aeronaves deve ser criada, assim como um sistema avançado de prevenção de acidentes.

Esse último aspecto não será problema, segundo a companhia chinesa. O EHang 184 conta com várias camadas de segurança, incluindo uma central de controle para pouso de emergência e sensores diversos que ajudam a aeronave a desviar de obstáculos (prédios, árvores, postes, outros drones e assim por diante). O 184 será mais seguro que um carro, assegura a EHang.

Quando será o lançamento? Não se sabe. A empresa afirma apenas que já está em negociação com a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) para testar o EHang 184 nos Estados Unidos e, lógico, lançá-lo por lá. O preço de cada unidade deverá ficar entre US$ 200 mil e US$ 300 mil (mais ou menos R$ 1 trilhão).

Com informações: Wired

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alcione Cardoso
Seria melhor se a autonomia fosse maior e coubesse pelo menos mais uma pessoa, né?
Eric da Silva
1 trilhão..1 trilhão..1 trilhão..1 trilhão..1 trilhão..1 trilhão..1 trilhão..1 trilhão.. 200k USD = 1kkkk BRL... que dia saiu essa cotação?
Marinhoyoussef
Uma grande revolução. Imaginem as cidades sem trânsito, acidentes, poluição e barulho, e o asfalto sendo usado para fazer jardins e pistas de caminhada arborizadas. Teríamos um enorme avanço na qualidade de vida, sobretudo em cidades grandes, como São Paulo. Todos os viadutos demolidos, todas as ruas transformadas em jardins. Seria ótimo!!!
Pedro
Engenheiros aeroáuticos me corrijam, mas custava muito proteger as hélices? O treco já custa 200 mil dólares... E essas hélices expostas, prometendo cortar o cabelo (e um pouco mais) das pessoas, não me parecem muito seguras. Já vai ter zero boa vontade dos governos em permitir que um veículo desse trafegue pelas cidades, com hélices assim, então...
Jean Carlos
Sarcasmo ou previsão?
Edmilson_Junior
Eu não poderia voar nisso :(
Luis
entre 800000 e 1.2 milhões, queiram corrigir
Emerson Alecrim
Acontece ¯_(?)_/¯
Keaton
Não, leia ele pra mim. :D Postei isso as 5h da matina, nem tinha acordado direito e acabei esquecendo o significado de 'tripulação'. Quando notei, ja era tarde.
Jose Antonio
reclamem no lugar certo google fale com o presidente fale com o senador fale com o deputador fale com o vereador... igual dengue, 5-10min por semana...kkkk
Emerson Alecrim
Eu coloquei um número bem exagerado justamente para deixar claro que aquilo é uma brincadeira com o valor alto do dólar que temos hoje. Se mesmo com tamanho exagero tem gente que não saca, paciência.
Emerson Alecrim
Leia o terceiro parágrafo, por favor.
Keaton
Sarcasmo nada, será o preço do dolar em dezembro de 2016...
Keaton
Drones não eram carros/aviões/etc não tripulados? Se carrega um passageiro já não é não tripulado... wait... what.
Beto
1 Trilhão??? Com 1 trilhão eu compro uma fábrica de aeronaves, inclusive espaciais.
Vitor
Aliás, foi tão bem utilizado que tem muita gente te corrigindo :O quem diria, não é mesmo?
Vitor
Já, mas normalmente (só normalmente, tá? pessoas estranhas não são obrigadas) se usa algum artifício para identificar que aquilo é uma brincadeira, e não um erro.
Emerson Alecrim
Já ouviu falar de sarcasmo?
Vitor
CARA, DE ONDE VOCÊ TIROU 1 TRILHÃO?
LekyChan
o loco achava que o dolar tava 4 reais não 4.000.000, 300mil dollares são 1,2 Milhão de reais e não 1 trilhão
Supersonic
O drone tem que ter um sistema de autorização de acesso para pousos inviolavel, imagina a bandidagem com isso aí posando em pátios, telhados...
Eric Magliaro Prieto
Só vim aqui pra falar da matemática doida também
João Moreira de Souza Neto
Aquele momento que você ri e não tem certeza se é ironia ou não.
Emerson Alecrim
E ainda sobram R$ 80 milhões!
Max
200 milhões de brasileiros se dividirmos esse um trilhão pra cada um dá 100 milhões pra cada!
André Kittler
Ri muito ao ver o preço. Valeu, esse foi o meu melhor momento do dia :)
Ricardo - Vaz Lobo
Tô vendo os pilotos de helicóptero mandando estilingadas no "Uber" voador.
Ian Koerich Maciel
300 mil * 4 = 1200 mil = 1200000 = 1,2 milhões :)
Bruno Moura
Nossa, R$ 1 trilhão, o real não está valendo nada mesmo =/