Início » Computador » SSD minúsculo da Samsung guarda até 512 GB de dados

SSD minúsculo da Samsung guarda até 512 GB de dados

E não se engane pelo tamanho: ele atinge velocidade de leitura de 1,5 GB/s

Paulo Higa Por

Uma das vantagens das memórias flash é que elas podem assumir praticamente qualquer formato. E a Samsung está levando a miniaturização a sério: a empresa começou a produzir em massa um SSD minúsculo para notebooks ultrafinos, que é tão pequeno quanto uma moeda de 5 centavos, mas armazena nada menos que 512 GB de arquivos.

samsung-ssd-minusculo

O PM971-NVMe é um SSD completo, com controlador, DRAM e memória flash, embora tenha 1/100 do tamanho de um SSD tradicional de 2,5 polegadas. A ideia é permitir que as fabricantes tenham mais flexibilidade ao projetar seus notebooks — normalmente, as empresas utilizam drives no padrão M2, que já são bastante compactos (eles se parecem com módulos de RAM), mas ainda são cinco vezes maiores que o novo SSD.

Por dentro do SSD de 20×16 mm da Samsung há 16 chips de memória flash de 32 GB na tecnologia V-NAND, que aumenta significativamente a densidade da memória, uma memória LPDDR4 de 512 MB para fazer cache de arquivos e melhorar a durabilidade do NAND e um controlador de alto desempenho da própria Samsung.

bga-ssd

O drive se comunica por interface PCIe e alcança até 1.500 MB/s (!) de leitura e 900 MB/s de escrita com o TurboWrite, uma tecnologia proprietária da Samsung que aproveita certas partes do SSD para fazer buffer de escrita de dados. Ele também faz 190 mil e 150 mil operações aleatórias de leitura e escrita por segundo (IOPS), respectivamente, bem mais que os 120 (120, não 120 mil) dos HDs tradicionais.

O SSD estará disponível em capacidades de 128 GB, 256 GB e 512 GB. A produção em massa já começou, e a Samsung enviará as primeiras unidades às fabricantes do mundo todo ainda este mês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Notebooks são computadores também.

F. S.
Notebooks são computadores também.
Rafael Gil
Ainda não são, rsrs. É possível trocar o SSD nos macbooks, iMacs, mac minis e mac pros (nesse último da pra trocar memória tb). Só não sei se dá pra trocar nesse macbook novo, que só tem uma porta USB-C. Mas acredito que dê sim.
Adriano Garcez
Enquanto isso, espero o barateamento da linha EVO.
Adriano Garcez
Pensei que já fossem assim...
Trovalds
Higa também é cultura! Obrigado!
Keaton
Vende-se rins! (é o que deve aparecer em jornais)
Denis Belo
Talvez seja possível montar esse ssd numa dessas placas M2, porém ainda menores que as atuais. Seria uma solução para se poder trocar o ssd.
Mike Cross

Pelo tamanho, provavelmente será um componente para ser soldado, ou seja, sem possibilidade de troca (pelo menos não agora).

Maycon Cruz
Pelo tamanho, provavelmente será um componente para ser soldado, ou seja, sem possibilidade de troca (pelo menos não agora).
7csP9tkb

Imagina um smartphone com 512GB de memória... ah o futuro...

Chuto 2 anos até isso chegar nos smartphones.

Cidopina™
Imagina um smartphone com 512GB de memória... ah o futuro... Chuto 2 anos até isso chegar nos smartphones.
Ricardo - Vaz Lobo
Sonhando que o preço dessa dádiva seja o valor estampado na moeda.
João
Esse ssd só vai servir para notebooks, ou vai servir para computadores também? (Por exemplo, serem lançadas novas placas mães de computador com slots para esse tipo de ssd)
Paulo Higa
Brasileira. A americana é 1 mm maior.
Exibir mais comentários