Início » Software » Estas são as principais novidades da atualização de aniversário do Windows 10

Estas são as principais novidades da atualização de aniversário do Windows 10

Update traz Windows Ink, Edge com extensões, Cortana em português e mais

Por
1 ano atrás

O Windows 10 surgiu não só com a missão de varrer os estragos deixados pelo Windows 8, como também de ser o símbolo de uma nova Microsoft. Um ano após o lançamento, a companhia colhe os frutos da empreitada, mas sem esconder que ainda há muito trabalho a ser feito.

É por isso que o Windows 10 Anniversary Update (outrora conhecido como Redstone 1) é tão importante: lançada oficialmente nesta terça-feira (2), a atualização traz recursos que realmente amadurecem a plataforma. Você confere as principais novidades nas próximas linhas.

Resumo para preguiçosos

Se você não está com tempo para ler o post todo ou a preguiça simplesmente falou mais alto, tudo bem. Eis um resumo das principais novidades da atualização:

  • Windows Ink: o Windows 10 agora oferece uma ferramenta nativa para você usar dispositivos com tela sensível a toques. Com o Windows Ink, você pode desenhar ou fazer anotações, por exemplo, usando uma stylus ou mesmo a ponta do dedo;
  • Microsoft Edge: o navegador da Microsoft está mais ágil e agora suporta extensões;
  • Windows Hello: a ferramenta de autenticação biométrica do Windows 10 passa a suportar serviços online, como sites de banco;
  • Windows Defender: o antivírus nativo do Windows 10 ganhou a capacidade de funcionar em segundo plano mesmo que você tenha outro antivírus instalado;
  • Xbox One: mais integração com o Windows 10, incluindo suporte à Cortana;
  • Bash: o interpretador de comandos clássico dos sistemas baseados no Unix chegou mesmo ao Windows 10;
  • Sincronização de notificações: agora você pode receber notificações do celular (Windows 10 Mobile ou Android) diretamente na Central de Ações do Windows;
  • Project Centennial: adaptar softwares clássicos ao ecossistema de aplicativos universais do Windows 10 ficou mais fácil;
  • Cortana: olha aí, a assistente de voz da Microsoft finalmente aprendeu a falar português!

Também preparamos um vídeo contando os detalhes:

Parabéns pra você!

A chegada oficial do Windows 10 ao mercado aconteceu em 29 de julho de 2015. De lá para cá, a plataforma conquistou mais de 350 milhões de usuários no mundo todo. É um número respeitável: nunca uma versão do Windows havia conseguido chegar a tanta gente em tão pouco tempo.

É justo que a Microsoft comemore esse número, mas ele não é um parâmetro preciso de sucesso. Durante esse primeiro ano, o upgrade para o Windows 10 foi gratuito (e, em muitos casos, “forçado”: muita gente foi surpreendida com uma atualização automática que aconteceu de uma hora para outra). Sem a receita de licenças, a empresa tem que jogar as suas fichas na convergência com serviços.

Pois bem: você vai notar que a integração com serviços variados está bastante presente na atualização de aniversário.

Windows Ink

Você sabe, o Windows 10 também foi preparado para funcionar em telas sensíveis a toques. Só que a compatibilidade com esse método de entrada nunca foi muito explorada. O Windows Ink vem para ajudar a mudar esse cenário: a ferramenta permite que o usuário utilize mais facilmente canetas stylus para tomar notas, elaborar gráficos, fazer desenhos, enfim.

De cara, a gente vê que o Windows Ink dá acesso ao que a Microsoft chama de notas autoadesivas (post-its) e a blocos de desenhos (dá para desenhar sobre uma captura de tela, por exemplo). Mas o aspecto mais interessante é a inteligência. A ferramenta pode colocar uma régua virtual na tela para você fazer linhas retas rapidamente ou permitir que uma nota autoadesiva seja usada como lembrete de um compromisso — neste caso, a Cortana interpretará a informação e te notificará sobre o evento.

Outro destaque é integração do Windows Ink com aplicativos da própria Microsoft, como PowerPoint, Mapas e Cortana (como ficou claro no parágrafo anterior), e ferramentas de terceiros, como Adobe Illustrator CC e Autodesk SketchBook.

Microsoft Edge

É inegável que o Edge é leve, possui interface simples e dificilmente apresenta problemas na hora de renderizar páginas. Mesmo assim, o navegador não está nem perto de incomodar o Chrome e o Firefox: a penetração do Edge no mercado ficou em 2,75% em junho, só para você ter ideia. Esse é um dos fatores que têm forçado a Microsoft a segurar a aposentadoria do Internet Explorer, aliás.

Mas as coisas estão melhorando. O Windows 10 Anniversary Update traz uma versão do Edge apta a receber extensões. A falta delas sempre foi vista com uma das principais deficiências do navegador.

Instalar as extensões no Edge é um processo semelhante ao que encontramos no Chrome ou no Firefox: você acessa uma loja, escolhe as extensões que quiser e as instala em poucos segundos. A quantidade não é muito grande nesta fase inicial, mas extensões de serviços como Evernote, LastPass e Pocket estão entre as opções já confirmadas.

Extensões no Edge

Além das extensões, a nova versão do Edge é capaz de exibir notificações web (requisito básico dos navegadores atuais) com a possibilidade de integrá-las à Central de Ações do Windows 10. Outro recurso novo é o suporte biométrico: é possível usar impressões digitais ou reconhecimento facial para entrar em serviços web, bastando ao usuário escolher a opção de login via Windows Hello (quando disponível, é claro).

Desempenho? O Edge é bem rápido, mas ficou ainda mais ágil graças à otimização do uso da RAM e à aplicação de menos ciclos de processamento, segundo a Microsoft.

Windows Hello

É verdade que o nome não deixa claro, mas o Windows Hello é um esforço da Microsoft para nos livrar das senhas. O recurso já existe no Windows 10, permitindo, basicamente, que você desbloqueie o computador usando impressão digital, reconhecimento facial ou de íris.

Neste update de aniversário, o poder do Windows Hello foi ampliado. Além do sistema operacional em si, a ferramenta poderá ser usada para autenticação em aplicativos e serviços online de terceiros, como uma loja virtual ou o site de um banco. Isso explica o suporte do Edge a essa forma de login.

Obviamente, o Windows Hello só funcionará em serviços de terceiros que tiverem implementado a tecnologia.

Windows Defender

Por padrão, o Windows Defender (relembrando, o antivírus nativo do Windows 10) é desativado quando você instala outro antivírus no sistema. Agora isso não precisa mais acontecer: o Windows Defender ganhou uma função chamada Limited Periodic Scanning que complementa o antivírus que você tiver instalado.

Limited Periodic Scanning

É como se fosse uma camada adicional de segurança: se o primeiro antivírus não detectar um malware, pode ser que o Windows Defender consiga fazê-lo. Pode ser.

Xbox One

O universo do Xbox ficou mais integrado ao Windows 10 do que nunca. Para muita gente, o Xbox Play Anywhere será o recurso mais interessante dessa convergência. Com ele, o jogador compra a licença de um game e pode jogá-lo tanto no PC quanto no console. Não é mais necessário comprar uma licença para cada plataforma.

Tem mais novidades aí: a integração foi ampliada de tal forma que o Xbox One ganhou suporte à Cortana (você pode dar comando de voz para abrir um jogo, por exemplo) e capacidade de executar no console os aplicativos universais do Windows.

Bash

Talvez esta seja a novidade mais inusitada da grande atualização do Windows 10. Mas é muito bem-vinda! Graças a uma parceria com a Canonical (empresa responsável pelo Ubuntu Linux), o bash chegou ao Windows 10 — de modo nativo.

Para quem está por fora do assunto, o bash é um interpretador de comandos deveras conhecido por quem usa sistemas operacionais baseados no Unix. Quem só utiliza recursos básicos provavelmente não encontrará utilidade nele, mas para desenvolvedores, analistas de sistemas e afins o bash pode ser uma mão na roda: com ele fica mais fácil executar scripts ou aplicativos desenvolvidos originalmente para Linux, só para exemplificar. Dá até para instalar pacotes via APT.

Bash

Notificações do celular na área de trabalho

Esse papo de que o PC está morto por conta do avanço dos dispositivos móveis é assunto proibido na Microsoft. A companhia aposta na integração dos dois mundos. Prova disso é que você poderá sincronizar seu smartphone com o Windows 10.

Se você receber um SMS ou uma mensagem no WhatsApp, por exemplo, a notificação aparecerá na Central de Ações do Windows 10. Dá até para responder à mensagem a partir dali ou, se a notificação não for importante, descartá-la sem tocar no smartphone.

Em aparelhos com Windows 10 Mobile essa integração será nativa. Mas ela também estará disponível no Android: basta instalar a versão da Cortana para a plataforma.

Project Centennial

Com o Project Centennial, desenvolvedores poderão levar softwares clássicos do Windows —Win32 e .Net (programas com extensão .exe ou .msi, basicamente) — ao ecossistema de aplicativos universais do Windows 10. Além de permitir que o aplicativo seja disponibilizado na Windows Store, a conversão faz o software rodar em uma espécie de contêiner que protege o sistema operacional. Assim, a instalação não irá poluir o registro do Windows ou as pastas do sistema.

Será possível instalar e desinstalar aplicativos rapidamente, portanto, sem deixar rastros. Fora isso, os softwares convertidos podem usar APIs até então só disponíveis para aplicativos modernos. Assim, fica mais fácil exibir notificações ou integrar softwares clássicos aos atuais.

Cortana, diga “paralelepípedo”

Se você nunca conversou com a Cortana por conta da região que você mora, comemorai: a assistente de voz da Microsoft finalmente aprendeu português (e outras línguas). Sim, isso significa que você pode pedir informações a ela ou dar comandos de voz usando o nosso querido idioma.

Não é uma compatibilidade superficial, não. Segundo a Microsoft, o suporte ao idioma português existe desde o primeiro semestre, mas a empresa teve que passar os últimos cinco meses testando e fazendo ajustes para a Cortana aprender a lidar com sotaques brasileiros, expressões regionais, velocidade de fala e assim por diante.

Cortana em português

Valeu a pena tanto esforço. Além de entender português, a Cortana fala o idioma bem, ou seja, aquela entonação típica de voz robótica não está presente ou é discreta, o que deixa a interação mais fluída e menos maçante.

Quem já usava a Cortana regularmente pode esperar mais integração da assistente com diversos serviços. A Cortana já consegue, por exemplo, monitorar seus emails para rastrear a entrega de uma compra ou a data de um voo para te lembrar disso depois, algo que remete ao modo de trabalho do Google Now. Ah, agora você pode acioná-la até mesmo na tela de bloqueio.

Um detalhe que não deve passar despercebido: o Windows 10 Anniversary Update torna a Cortana obrigatória, isto é, não é mais possível desativá-la (a não ser que você use algum artifício obscuro). Ao menos é possível limitar a quantidade de informações que a assistente pode acessar.

O que mais?

Uma atualização desse porte também traz correções de falhas, ajustes funcionais e, como de hábito, retoques na interface. Você vai notar, por exemplo, que no Menu Iniciar não vai ser mais necessário clicar em Todos os Aplicativos: a lista de apps surge ali imediatamente, com aqueles usados com mais frequência continuando no topo. Por conta dessa mudança, o botão Ligar/Desligar e o Explorador de Arquivos agora aparecem como ícones em uma barra à esquerda.

Menu Iniciar

Na Central de Ações, as notificações estão mais organizadas — dá para saber até quantas notificações ainda não foram lidas. A janelinha da notificação foi ligeiramente modificada para exibir mais informações, vale dizer.

Já o relógio na bandeja do sistema, além de mostrar o calendário, pode ser integrado facilmente à sua agenda (por que não pensaram nisso antes?). No visual, um dos destaques é a opção de tema escuro.

E quando estará disponível?

Windows 10 Anniversary Update

Como já dito, hoje. Ou melhor, a partir de hoje. O Windows 10 Anniversary Update está sendo disponibilizado gradativamente, ou seja, pode ser que você não receba a atualização nesta terça-feira, mas no decorrer dos próximos dias. Mas não se preocupe, ela chegará automaticamente via Windows Update.

Evidentemente, esta é uma atualização que incrementa o Windows 10, o que significa que você não poderá usá-la para atualizar o Windows 7 ou o Windows 8. Se você tem uma versão anterior do Windows, o prazo para migrar gratuitamente para o Windows 10 terminou na sexta-feira passada (29), mas ainda está sendo possível fazer esse processo sem desembolsar um tostão. A gente explica como aqui 😉

Para saber se a atualização já está disponível para você, vá em Menu Iniciar » Configurações » Atualizações e segurança » Verificar se há atualizações. Se disponível, o update será identificado com o código 1607.

  • Breno

    A atualização ainda não chegou aqui. Venha Cortana, quero lhe usar. Esse é o melhor Windows. Simples assim. ;))

  • Comediante

    “De lá para cá, a plataforma conquistou mais de 350 milhões de usuários no mundo todo.”

    Quando você enfia uma trosoba na goela de alguém sem dar a ela o direito de dizer não, configura estupro, não uma conquista.

    Ainda assim, parabéns à Microsoft pois, mesmo com toda a controvérsia e o estupro virtual, esta foi, sem dúvidas, a melhor versão do Windows.

    • Antony

      UhUASHuhSAUH

    • Cortana

      Ui, então foi bom?

      • LeeEdwards2 Reverso
      • Marcos Vinícius

        SAHUSHAUHSUAHSUAHSU sofrendo…kkkkkkkk

      • Marlon

        Ele é o Comediante e você que faz a piada? Kkkkkkk

      • Marcos Felipe

        Foi ótimo

        • thalles

          suahsuhaushuahsua

      • Renan Araújo

      • _KJ

        Cortana, aprendeu a falar ontem e já está toda engraçadinha. =p

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • ALPHA DELTA VICTOR

      Analogia fraca e péssima. Bastava ignorar ou recusar a atualização.

      • Comediante

        Realmente. Só não avisaram à Juiza que deu ganho de causa pra parte requerente num processo determinando à Microsoft indenizar em U$10.000 por perdas causadas devido a uma atualização forçada.

        Este foi só um dos casos.

    • thalles

      hsuahsuahusahushau

    • Rodrigo Santos

      Engraçado, eu instalei pq eu quis e a minha mãe não instalou no dela pq ela não quis, então não foi obrigado… Será que só nós dois tivemos o direito de escolher? Mais alguém aí foi forçado? :v

  • Esperando eles atualizarem a imagem ISO no Media Creation Tool também!
    Edge com extensões, agora vai hein! Agora vai!
    E ver a Cortana cantar alguma música do Zé Ramalho

  • ²He

    Alguém consegue instalar o apk da Cortana no Android?
    Tenho um MotoMaxx atualizado e diz que o apk não é compatível com nenhum dos meus dispositivos.

    • Leandro

      O.o

      • ²He

        ??

    • Instalei em um Nexus 4 pra testar, funciona normalmente,

      • ²He

        =/
        No MotoMaxx diz q eh incompativel… o Moto X2 acho q tb funciona, pq tem gente que fez review com ele. Algum canal pra tentar resolver isso será? Alguém sabe?

  • Leandro

    yukataaa! o/

  • Danilo

    Eu até gostei do Windows 10, mas tive que voltar para o 8.1 por conta de um bug estranho no meu notebook Dell que fez o HD ficar com 100% de uso (uso, não espaço), o que deixava o computador uma carroça. E não teve solução que desse jeito… Uma tristeza…

    • João Silverado

      No notebook Dell que eu tinha e passei pra minha mãe, tbm tinha isso, mas desativei alguns serviços e inicializadores e ficou igual ao meu PC agora. Ele começa com 100%, mas logo volta para os 10% e fica de boa.

      • Danilo

        Cara, eu tentei de tudo que achei no google 😛 testei umas dez soluções diferentes… Com algumas até baixava para 10% depois de um tempo, mas com meia hora de uso voltava aos 100% e ficava uns bons minutos assim para sé depois cair para 10% de novo. Era um saco. Uma pena pq como disse, eu até gostei do Windows 10.

        • João Silverado

          Bom, dá pra tentar fazer uma atualização limpa, do zero, quando for instalar de novo. Acho que vale mais a pena do que ficar identificando qual processo está consumindo mais banda do HD e tentar resolver isso.
          O meu PC aqui tá liso, mas tem tanta coisa instalada que nem uso mais, isso desde 2013 qdo comprei o PC, que já cogito uma instalação limpa pra ser mais rápido do que fazer a limpeza manual.
          Enfim, boa sorte aí.

          • Danilo

            As tentativas foram com instalações limpas 😀 Eu devo ter instalado o Windows 10 umas cinco vezes 😀 Mas valeu (Y)

          • ochateador

            Passa um kill-disk para limpar o HD inteiro.
            Aí você instala do zero com o mínimo possível de vestígio das instalações anteriores.

    • Marcos Vinícius

      Tenho esse problema com o meu inspiron, reclamei diversas vezes, tentei mutias coisas e nada deu certo, o que prometeram era que com novas atualizações o problema seria resolvido, qual é o modelo do seu notebook? Abraço.

      • Danilo

        Cara, só vendo mais tarde. Mas sinceramente, ja desisti… 🙁

    • ALPHA DELTA VICTOR

      Tive esse problema no 8.1 e resolvi mexendo na memória virtual. No 10 não tive esse problema novamente.

      • Danilo

        Testei isso também. Ficava um tempo com 10%, um tempo com 100%. Lentidão tornou inviável…

    • tuneman

      Estou com um problema assim no Windows server 2012r2 e ainda não deu tempo de resolvermos

    • Matheus

      Eu tive esse problema no 8 e no 8.1. No Windows 10 ainda não. Mas eram serviços que ficavam rodando como parasitas.

    • Pedro Zanini Pretto

      Velhinho, por acaso não é um daqueles plugins de “segurança” de banco? Já tive esse problema em momentos esporádicos com o software do BB (no W7, diga-se de passagem). Depois que fiz instalação limpa (comprei um SSD pro note) e passei a acessar o banco via VM, nunca mais tive esse problema.

      • Danilo

        Rapaz, será? :/ Eu acesso o site da Caixa com um plugin desses…

  • Luan Borges

    Que horas a atualização vai chega?????

    • Garoto Fã do Android

      1/2 dia pras 4

    • Wesley

      Segundo fontes internacionais a atualização será liberada as 10AM PDT, ou 14:00 no horário brasileiro.

      • Luan Borges

        Chegou ;3

  • Rock set

    Ai pessoal, quando rolar a atualização do Media Creation tool, postem
    aqui. Até o momento 12h44min do dia 02/AGO/2016 a versão do
    MediaCreationTool ainda está em 10.0.10586.117.

    • Felipe Alvares Duarte

      atualizou -> 10.0.14393.0

  • Keaton

    Windows Defender: o antivírus nativo do Windows 10 ganhou a capacidade de funcionar em segundo plano mesmo que você tenha outro antivírus instalado;

    Só precisamos que isso também ganhe a capacidade de ser desabilitado de vez… =_=

    • Sam86

      SIMMM!!!

    • Ainda não achei uma maneira de desativar isso de vez. Por aqui, toda vez que reinicio o computador, essa bagaça é ativada novamente.

    • _KJ

      Utilizo desde que lançado, acho que se chamava Windows Live Security Essentials (ou quase isso) e sempre achei ótimo. Nunca mais utilizei outro antivírus e nunca tive nenhum problema, nenhum dado roubado, nenhuma página de “aumente seu ‘órgão’ / dieta milagrosa”, etc.
      Para mim, é excelente e nunca precisei me preocupar em instalar algum AV e ficar cuidando dele, mas claro que ele não pode ser de uso obrigatório, deveria ter uma opção de desabilitar (descobri agora que isso não era possível).

      • doorspaulo

        A maior defesa é o usuário.

        Não sendo um ignorante tecnológico, dificilmente pega alguma praga digital.

      • Keaton

        O melhor antivirus geralmente é o bom senso.
        Mas gosto do Avira e com ele não preciso do Windows Defender. Essa coisa não pega virus básicos… hora e meia tenho de limpar pcs da familia pq eles insistem que Windows Defender e AVG (RIP AVG, aleluia) são bons e resolvem instalar tudo que é m…

    • Sim o usuário é a maior defesa mas isso nem sempre é o suficiente e todos sabem que ter um antivírus é sim a melhor opção!

      • Keaton

        Isso quando o antivirus não é o AVG (RIP, finalmente) ou o Windows Defender. =p

  • Wesley

    Segundo fontes internacionais a atualização será liberada as 10AM PDT, ou 14:00 no horário brasileiro.

  • Sam86

    Cortana obrigatória?!

    VSF Microsoft!

    Vá bisbilhotar a vida da sua avó!

    EDIT: bash muito me interessa, mas ainda não entendi como isso vai funcionar…

    • Gertrudes, a Lhama

      Com ou sem Cortana ela já tá te bisbilhotando. Com a Cortana pelo menos isso se torna um pouco mais útil pra vc

  • Lucas Ambrosio

    Só eu tenho sérios problemas de consumo de disco, rede e memória (alternadamente) somente depois de atualizar para o Windows 10?

    • ALPHA DELTA VICTOR

      Tive esse problema no 8.1 (disco) e resolvi mexendo na memória virtual. No 10 não tive esse problema novamente.

    • Roberto Vieira

      Tive este problema, fiz alguns ajustes: exclui alguns apps (Skype + Message e etc) padrão do Windows, desativei dois servicos (Supertech e outro que não lembro) e etc.

  • Nathanael Chaves

    Queria tanto ter a certeza de que o Windows “Phone” 10 não está sendo abandonado pela Microsoft 🙁 … Cadê os celulares “novos” com Windows “Phone” 10? Não consigo encontrar nada aqui no Brasil… Já tive um Lumia 435, nossa foi um celular muito bom, mas pra mim parece que a parte mobile do Windows está sendo abandonada aos poucos… Quero muito estar enganado 😐

    • LekyChan

      não só o mobile, o próprio xbox esta parecendo morto

      • De onde vc tirou isso ? kkk

      • doorspaulo

        Tá locão é?

  • Jorgeira

    Seria uma pena se a cortana para android nao estivesse disponivel no Brasil.. Não, pera.

    • Felipe Rodrigues

      Isso que eu achei estranho, o post fala da cortana numa normalidade como se tivesse liberado aqui no país e tal…

      • Michel Bazzo

        Mas esta.

        • Hail Hidra

          É só baixar Cortana no APKMirror

          • Michel Bazzo

            To usando ela normalmente depois da atualização, sem instalar nada somente com a configuração básica dela.

  • Joao Souza

    350 milhões de gente enganada com este enfadonho SO cheio de bugs e falhas, principalmente no Mobile

    • Gustavo Souza

      Eu to versão nova mais não vi nenhum bug ainda

    • Gertrudes, a Lhama

      Tô de boas. Uso desde que lançou.

    • doorspaulo

      Uso desde dezembro no note, nada a reclamar (tirando uns recursos removidos do OneDrive).
      Só não uso no desk por ser dependente dos smart files do OneDrive.

    • -GeNeRaL-

      invisible bugs

    • Matheus

      Windows 10 aqui está ótimo. Em 2015 ocasionalmente eu achava algum bug, mas nunca mais isso aconteceu

  • Luan Borges

    Chegou aqui <3 Ta baixando

  • Anderson Antonio Santos Costa

    Já estou baixando o update aq…. Vem, Cortana!!!!

  • Vanderlei Gomes Fotografia

    Tomara que corrijam os erros de DLL que estou tendo rs

  • Jacques

    Atualizei aqui e não achei o bash, única coisa que eu importava com isso.

    Li que tem que ativar manualmente nos recursos do windows e ativar o developer mode.

    E depois de instalar tudo, ainda precisei instalar os language pack pra en_US porque o windows decidiu instalar em ptpt com direito a ficheiro e tudo, detalhe que meu OS é instalado em english, mudei até o idioma da store e tudo mais, mas nem assim adiantou.

    Ah, claro, é literalmente um windows novo isso, ele criou até uma pasta windows.old no meu HD.

    • Anderson Antonio Santos Costa

      Cada grande atualização do Windows 10 é praticamente uma nova versão do Windows. Foi assim na build 10586, versão 1511. Espero q seja assim nesta versão.

      • Jacques

        Sim, foi, sou paranoico com essas coisas e odeio fazer isso, só que se eu fizer clean install no laptop novamente vou instalar o 8.1, não consigo aguentar muito o windows 10.

        • Rakaro

          Bom, poderá ser assim para as próximas atualizações também, creio eu.

  • Odair José Rodrigues de Olivei
  • Yuri Lima

    O Higa esqueceu uma das novidades mais importantes que é o aplicativo universal do skype que tava uma confusão no windows 10.

  • Luciano Leite Galvão
    • Anderson Antonio Santos Costa

      a iso eh da build 14393???

      • Luciano Leite Galvão

        1607 o media criation tools baixa a última versão automaticamente.

      • Thiago Marques

        acho que o @lucianoleitegalvo:disqus não entendeu sua pergunta direito kakaka mas a build 1439310 é da Versão 1607

  • Jonas Schumacher

    Esse free upgrade foi palhaçada. Tinha um Win 7 retail, fiz upgrade, hoje troquei de PC e o win 10 não ativa mais… Ou seja, só é free pra quem ativasse antes do dia 29 e nunca mais trocasse de PC.

    • LekyChan

      exatamente, como foi explicado desdo ano passado quando essa promoção começou

    • A chave só vale pro PC que foi atualizado gratuitamente, trocou de PC, perdeu a chave.

      • Jonas Schumacher

        Não é verdade, tentei contato com o suporte BR e eles disseram isso. Tentei contato com o suporte US e eles conectaram no meu PC e ativaram novamente.

      • Jonas Schumacher

        Não é verdade, tentei contato com o suporte BR e eles disseram isso. Tentei contato com o suporte US e eles conectaram no meu PC e ativaram novamente.

        @doorspaulo:disqus @LekyChan:disqus

        • Pois então… Foi isso que todos os sites e blogs informaram… Pode ser que em outros países funcione diferente. 🙂

          • Matheus

            É a coisa mais fácil do mundo achar seriais que ativem o windows genuinamente.Há vários na internet

    • doorspaulo

      Ligue para o suporte da Microsoft que eles resolvem.
      Passei pela mesma situação, e o suporte passou uns códigos para ativar em outro PC.

  • Franco Luiz

    O lance das notificaçoes do app o meu na hora de responder o whatsapp eu envio mas nao chega pra pessoa :/

  • David Diniz

    Atualizei aqui e está muito bom.

  • Marks William

    O Windows 10 me trouxe de volta para a Microsoft com força total.

  • Anakin

    Será que só eu cago e ando pra Cortana? Vejo as pessoas falando como se fosse a melhor e mais legal coisa do mundo, e eu to nem ai.

    • É igual ao Pokemom Go, todo mundo só fala disso e pode crer não vai acabar nem tão cedo!

  • Oswaldo Gasser

    Boa matéria. Como instalar a Cortana no Android? Aparece que não está disponível para o meu país. Gostaria de usar as notifcações do cel no Win 10.

    • Baixe o apk

      • Oswaldo Gasser

        Valeu. Apkmirror é confiável? Sou novo no Android.

  • Gnull

    Como sincronizo as notificações?

  • Trovalds

    Aqui mandei verificar manualmente atualizações via Windows Update e tá vindo.

    Vem uma pequena atualização primeiro, depois começa a baixar o Update propriamente dito.

  • Rodrigo Menezes Strey

    muita coisa q vou acabar nem usando =/

  • Isac Correa

    Tirando esse menu de favoritos do Edge que ainda está péssimo, comparado ao do Chrome e Firefox, eu até usaria o Edge… De resto, essa atualização está muito boa!

    • Exatamente os Favoritos do EDGE deveria ter um gerenciaor igual ao do Firefox ou do Chrome!

  • Edson Júnior

    como desinstalar?
    socorro

  • Leandro Santos

    E a atualização que o deixará trabalhar num PC com 2gb de RAM? Acho que só “atualizando” pro win7.

    • LekyChan

      hoje em dia até o 7 peida com só 2GB de ram

  • Djow

    Só eu não consegui utilizar a Cortana nesse update? ;-;

  • Renan Rufino

    Alguém teve algum problema ? Não consegui aqui.

  • cleanto97

    Cortana sua linda

  • Mau Reis

    Como faço para essa droga parar de consumir toda minha banda de internet?
    Já é a segunda vez que tenta atualizar e dá erro e mesmo assim fica tentando mesmo depois de um manualmente cancelar o update.
    Meu notebook não está servindo pra mais nada enquanto essa coisa fica atualizando.

  • Leandro

    Adoro esse povo que xinga a Microsoft e continua dando o rabinho pra ela kkkkkk melhor versão do windows ever.