A tecnologia está sendo minha principal aliada dentro e fora da sala de aula. Como você tem acompanhado, a Dell me emprestou um Inspiron 13 7000, notebook 2 em 1 que tem dado uma bela ajuda no meu intercâmbio no Canadá. Desde a interação com os sistemas da faculdade até a ajuda na organização, é importante saber o que usar e o que não usar para melhorar a sua vida como estudante. Se você perdeu, aqui estão algumas dicas de como eu me organizo que também podem funcionar para você.

Fora da sala, basta ir a uma cafeteria que o cheiro de café e o barulho indistinguível já é bem estimulante e favorece a concentração. Durante a aula, porém, essa tarefa é mais difícil para quem faz anotações com o notebook, como eu faço com o Inspiron, pela versatilidade da máquina.

oferecimento-dell-13-7000-9-foto

Um dos maiores motivos para escrever à mão ser melhor que o aprendizado é a concentração obrigatória, porque você tem que conscientemente pensar no que está escrevendo, enquanto na digitação você pode entrar em um modo automático e parar para prestar atenção no que você escreveu só depois, o que normalmente não ajuda muito. No meu caso, escrevo o suficiente para eu entender depois, não necessariamente transcrevendo cada palavra da aula.

Sem contar que, antes de eu vir, me questionaram se não seria mais difícil ter aulas em inglês ou algo parecido. E sim, faz diferença — não muito pela compreensão, mas como inglês é uma segunda língua para mim, tenho que fazer um esforço adicional para fazer e comentar anotações na hora. E as aulas aqui são relativamente curtas, normalmente de 50 minutos ou 1h30min, então os professores correm com o assunto.

Para absorver mais conteúdo de qualidade possível, você precisa estar consciente do que está acontecendo na sala e não se distrair facilmente. Pelo menos aqui, quando eu deslizo a atenção por apenas alguns segundos, já fica bem difícil para voltar ao ponto que o professor estava. Então eu costumo fechar Facebook, Twitter, Telegram e qualquer outra coisa que pode me desconcentrar no momento.

rescue-time

Sei que não é fácil para todo mundo e nem todas as aulas prendem a sua atenção, então se você precisar de uma força recomendo o RescueTime, para analisar com o que você anda gastando muito tempo, e o StayFocusd, que bloqueia ou limita temporariamente seu acesso a sites que não têm a ver com o que você está fazendo agora.

E essas táticas não se limitam só para a sala de aula: você pode usar sempre que for estudar ou precisar “ser produtivo”. Vocês têm mais dicas de produtividade e concentração?

Conteúdo oferecido pela Dell. Este post é o nono de uma série de artigos sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos e nas viagens. Confira os outros!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Monica Zappa
Oi Jean, que legal a sua experiência com o notebook e como você conseguiu otimizar seu tempo nos estudos. Estou pesquisando por um notebook para estudar também e vi opções bem legais no Submarino e Extra e a possibilidade de comprar com um cupom de desconto no Extra https://www.saveme.com.br/cupom-desconto/extra é uma boa para economizar, fica a dica!
DiEGo7SiLVa
Entendo, porém já pensou em alguns dias antes da Prova/Entrega do trabalho diminuir as redes sociais? Não sair por completo, só ficar ausente temporariamente para ter um foco maior nos estudos ?.
Diogo Nóbrega
Eu queria muito poder me "isolar" do Facebook, e ficar independente dele. Vejo que é possível ter uma "vida normal" sem usar essa rede, mesmo pra mim que sou viciado em internet. Infelizmente, o contato com pessoas e alguns grupos ainda requerem que eu tenha uma conta por lá...
DiEGo7SiLVa
Quando eu quis estuda para conseguir a vaga de emprego, desativei o Facebook, melhorou muito minha concentração e fui admitido no emprego.
Keaton
Algo nesse texto me remete a alguma coisa que eu comentei em outro texto dessa série... haha
Renan Birck Pinheiro
Eu me distraio até com Notepad. Não preciso de internet para procrastinar, só abrir o notepad e escrever textão. Sad but true :(
Diogo Nóbrega
Bom, tem gente que consegue ter auto controle suficiente para que esses plugins funcionem... não é o meu caso rsrs... No Facebook, por exemplo, eu tive que mudar a senha (e desabilitar as opções de recuperação). Como eu precisava do Face pra acessar algumas coisas da universidade, resolvi criar uma conta secundária "vazia", sem adicionar ninguém e nem curtir nada, dessa forma não me distrairia com a timeline. É algo que tá funcionando pra mim por enquanto.
Julio da Gaita
instalar programas que limitam seu acesso a aplicativos/sites em horarios específicos parece totalmente inútil, ou mesmo "parental control", realmente alguns tem facilidade em se disciplinar, mas qualquer um consegue se distrair com qualquer coisa, caneta, insetos, coleguinha gostosa.... achei meio inutil o post, na moral...
joaofla123
Real life: faculdade particular de nivel ruim pois sou burro e nao passei pra publica, tablet meia boca pois nao tenho dinheiro e anotacoes no caderno mesmo, isso quando ja nao eh pedir demais prestar atenção na aula.
Silvio Ney
Bela matéria e está sendo muito interessante acompanhar essa série! Ansioso pra ver "Esse é o 19283789123712 de uma série de artigos sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos"