De novo: Yahoo admite outro vazamento, agora com 1 bilhão de contas afetadas

Exclua sua conta do Yahoo, se ainda não fez isso

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 meses
Yahoo

Não é brincadeira: o Yahoo confirmou nesta quarta-feira (14) que sofreu outro ataque hacker, resultando no vazamento de informações de mais de 1 bilhão de contas. A notícia chega menos de três meses depois do Yahoo admitir uma invasão que afetou mais de 500 milhões de usuários.

Assim como no ataque anterior, o Yahoo está descobrindo o vazamento muito depois do problema ter acontecido, mas o caso de hoje é ainda mais grave: o ataque divulgado anteriormente teria ocorrido no final de 2014, enquanto o de hoje aconteceu em agosto de 2013 (sim, antes).

As informações vazadas incluem “nomes, endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento, hashes de senhas (com MD5) e, em alguns casos, perguntas e respostas de segurança criptografadas ou não”. Dados bancários e de cartões de crédito estavam armazenados em outros servidores e não foram acessados (ou pelo menos o Yahoo ainda não divulgou que foram acessados; talvez a gente saiba de algo em 2018).

Segundo o Yahoo, uma pessoa não autorizada conseguiu acessar o código-fonte de um dos sistemas da empresa e descobriu como falsificar cookies para acessar contas de usuários mesmo sem saber a senha. O Yahoo afirma ter invalidado todos os cookies falsificados e notificou individualmente as contas acessadas indevidamente.

Recentemente, o Yahoo admitiu que alguns de seus funcionários sabiam do outro vazamento desde 2014. A empresa também foi criticada por ex-funcionários, que declararam que a CEO Marissa Mayer cortou recursos da equipe de segurança da informação e paralisou o desenvolvimento de tecnologias de detecção de invasão. O acordo da Verizon para comprar o Yahoo por US$ 4,8 bilhões deve ser renegociado.

O Yahoo recomenda que todos os usuários troquem suas senhas, verifiquem atividades suspeitas em suas contas e redefinam as perguntas de segurança. Mas a minha recomendação é que você simplesmente exclua a sua conta, se ainda não fez isso — aqui estão as instruções.

Receba mais sobre Yahoo! na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados