Início » Antivírus e Segurança » Malware que apaga todos os dados do HD volta à ativa

Malware que apaga todos os dados do HD volta à ativa

Paulo Higa Por

Um malware que apaga todos os dados do computador voltou a circular. O StoneDrill, como foi nomeado pela Kaspersky, tem código similar ao utilizado no Shamoon, uma praga que apareceu em 2012 e deletou informações de 35 mil computadores da Saudi Aramco, companhia petrolífera estatal da Arábia Saudita e a maior do mundo no ramo.

Segundo a Kaspersky, o StoneDrill é equipado com módulos para fins de espionagem e também pode funcionar como ransomware, criptografando arquivos com senha e depois pedindo resgate para as vítimas. Ele é compilado em 32 e 64 bits e pode ser controlado remotamente pelos hackers — mas é menos dependente de servidores externos que o Shamoon para fazer o estrago.

E como as empresas são atacadas pelo StoneDrill? Como mostra o Ars Technica, o malware é esperto o suficiente para se esconder dos antivírus e outros mecanismos de segurança: em vez de utilizar o HD para se instalar na máquina, como uma praga comum faria, ele se infiltra na região da RAM associada ao navegador do usuário, e ali injeta um módulo que limpa todos os dados.

Por enquanto, você não precisa se preocupar tanto com o StoneDrill porque o alvo parece ser uma grande empresa da Europa, ligada ao setor petroquímico. Mas o Shamoon afetou uma grande corporação da Arábia Saudita, e outro malware já fez uma bela limpeza em computadores de bancos da Coreia do Sul. Será que uma variante brasileira vai aparecer em breve?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William Lima Crisostomo
Acho que por atuar no navegador, creio que afeta sim.
Maxnoob
Some men just need to watch the world burn ?_?
RABUGENTO SFQNS
Hahahahaha!
Até que seria uma boa. ;)
Alberto Prado
Petrobras que arquitetou esse plano maquiavélico para subir o preço do petróleo e permanecer com o pré-sal viável e lucrativo. Logo ela paga os empréstimo e se torna a maior petroleira do mundo.
Mario Junior ?????????
As vezes nem a consciência e moderação impedem que aconteça alguma mer**, principalmente quando o malware se aproveita de falhas nos softwares.
brunocabral
Só queria saber de uma coisa, roda em Linux? Fiquei na dúvida.
Se rodar Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Jamis Casusa
Só empresas do ramo do petróleo. Será que temos algum suspeito? Huahuahuahua
Keaton
Eita...
Marcogro
Eu nem uso antivírus, quando você mais precisa aê ó...
LessTech
Dias coisas que faltam na maior parte das pessoas. =
Marcogro
Não tem pra onde correr, se antivírus não detecta só resta a consciência e a moderação...