Início » Web » Facebook Stories é mais uma tentativa da rede social em copiar o Snapchat

Facebook Stories é mais uma tentativa da rede social em copiar o Snapchat

Agora, praticamente todos os aplicativos que o Facebook é dono já incorporam o modo história

Por
15/03/2017 às 13h04
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Como se não bastasse incluir uma cópia do Snapchat no Messenger, alguns usuários estão percebendo que o Facebook já começou a colocar o recurso de Stories até no aplicativo principal. Isso mesmo: depois de alguns testes esporádicos, parece que a rede social vai seguir mesmo com a ideia de integrar o Stories onde tiver espaço.

A descoberta é do TechCrunch, que notou “uma grande quantidade de usuários” ao redor do mundo recebendo o recurso Stories. Como de costume, elas ficam no topo do aplicativo; englobam fotos, vídeos e ferramentas de edição; e somem depois de 24 horas.

Nos testes que o Facebook fez na Irlanda, o Business Insider percebeu que as histórias do Facebook não aparecem no feed de notícias ou na timeline do seu perfil. No Instagram, mesmo que a pessoa não te siga, ela pode ver sua história se clicar na foto do seu perfil. Já que se trata do Facebook, imagino que deva ter alguma configuração de privacidade atrelada às Stories, tal como em posts comuns.

Só para você não se perder: agora, praticamente todos os aplicativos que o Facebook é dono já incorporam as Stories. Primeiro foi o Instagram, que conseguiu, de fato, cutucar o Snapchat. Depois foi o WhatsApp, com o Status, que até agora não engrenou muito. Em seguida o Messenger, com o Messenger Day; e agora, por fim, o aplicativo principal do Facebook.

Como já falamos aqui, o Messenger Day recebeu várias críticas de usuários por deixar o aplicativo mais poluído e confuso, com ferramentas que desviam bastante do propósito original do Messenger. Considerando que mais de 1 bilhão de pessoas usam o Facebook exclusivamente pelo aplicativo, vejamos como esse recurso será recebido pelos usuários.

Atualização em 15/03/2016 às 16h14. Em resposta ao Tecnoblog, o Facebook declarou que o teste do recurso foi ampliado para 11 países. Antes, era só a Irlanda que poderia ver e publicar Stories. Agora, Argentina, Chile, Espanha, Grécia, Hungria, Itália, Malásia, Noruega, Suécia, Taiwan e Vietnam também têm acesso ao recurso oficialmente pelos apps para Android e iOS. Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Por outro lado, conforme apurou o Tecnoblog, alguns usuários que se inscreveram no programa beta do Facebook pra Android já estão com acesso às Stories ― então pode ser que você consiga o novo recurso agora se fizer a inscrição. Aqui está o aplicativo do Facebook já com o recurso (via @RenatoGarcia):

  • Gertrudes, a Lhama

    Jean, não seria a quinta vez? Tem o app só pra isso, chamado Flash, que também é deles. Nunca vi ninguém usar, mas cópia é cópia.

  • Henrique Seraph

    caralho velho, tanta coisa pra a mudar, e ficam copiando. parece coisa de criança. Já desinstalei essas merdas tudo. Fico com o Lite e o Telegrama mesmo, e whats nãao sei por quanto tempo

  • Henrique Seraph

    focar nos próprios recursos pra quê se eu posso ficar de birra com concorrência?

  • Henrique Seraph

    Oi eu sou um APP que posta coisas na time line e agr posto coisas no perfil que da a mesma merda mas tudo bem gente vida que segue vamo fazer um app novo aí exclusivo pra copiar outros aapps

    • Marsupial radical

      Amigo, notei que tu anda postando vários e vários e vários comentários… Tenta ser mais sucinto nas próximas pra não ficar poluindo a sessão de comentários!

      • Henrique Queirós

        Vou usar meu smartphone agora, o PC que tem me atrapalhado nisso, agradeço a dica

  • Leandro

    A ideia é afundar o Snap, por terem se recusado a serem comprados.

  • Porra, Zuckerberg, deixa essa função só no Instagram mesmo, que é onde está dando certo. Desnecessário ter que copiá-la em todos os serviços, confunde e cansa o usuário.

  • Carlin

    Definitivamente, o que vira depois do Stories?! Existem algo além do Stories?!

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Deve ser por isso que “SNAP” que estava em queda livre fez uma gracinha hoje.

  • betones

    esse Markim é muito rancoroso….

  • Felipe Ribeiro

    Já está disponível para mim e algumas pessoas

  • Anakin

    Será que ele está perdido? É assim que começa a decadência… melhor parar e refletir o que anda fazendo.

  • John Smith

    Daqui a pouco lançam uma linha de papel higiênico com esse recurso…

    PLEASE ZUQUE, STAHP.

  • Tavinho Santos

    No meu Facebook tá rolando stories ja

  • Souza

    Facebook Stories é a nova maneira de bagunçar mais a rede social.
    Agora que não volto mais para o Facebook mesmo.

    O Facebook era desejado por mim por ser bem simples no começo e olho no que deu.

    • Henrique Queirós

      Facebook Lite ta aí pra isso

  • Em breve™:
    Facebook™ muda de nome e passa se chamar Stories™.

  • rocarmo

    A intenção não é fazer sucesso, é só derrubar o Snap.

    Pergunto: esse recurso nasceu no Snap e foi copiado descaradamente pelo Facebook em todos os seus apps. Não cabe um processo aí não? Pode copiar na cara dura assim mesmo?

    • Josiel Hen

      Esse recurso não nasceu no snap, eu não sei te falar em qual app nasceu de fato, mas o “snap” com certeza sabe, e a empresa não consegue lidar com um processo contra o Facebook no atual e delicado momento que esta tendo de manejar.

  • Tiago Celestino

    Vamos ver aonde o Facebook vai parar…

  • Thalles Gomes

    Não da pra considerar o recurso Stories como a nova timeline dos apps? Não me surpreende aparecer também em apps que não sejam do Facebook.

  • Isso existe no VK antes até do Snap chat rs