Início » Negócios » Assinantes do Spotify Premium terão acesso a alguns álbuns antes das contas gratuitas

Assinantes do Spotify Premium terão acesso a alguns álbuns antes das contas gratuitas

Paulo Higa Por

Um rumor antigo foi confirmado nesta terça-feira (4): o Spotify anunciou que vai tornar determinados lançamentos de álbuns restritos aos assinantes do plano Premium por um período de tempo. A notícia vem junto com o fechamento de uma parceria com a gravadora Universal, que terá acesso a mais dados de usuários do serviço de streaming.

A Universal, que detém os direitos de artistas como Taylor Swift, Katy Perry, Madonna, U2, The Who, Queen e mais uma penca de gente, poderá escolher quais álbuns serão exclusivos de assinantes Premium por duas semanas e quais serão liberados para todo mundo no dia do lançamento. Os singles, no entanto, ficarão sempre disponíveis, inclusive para contas gratuitas.

O acordo entre Spotify e Universal Music também envolve compartilhamento de dados. De acordo com o serviço de música, a gravadora terá “acesso sem precedentes a dados, criando a base para novas ferramentas para artistas e gravadoras para expandir, engajar e criar conexões mais profundas com seus fãs”.

As duas partes estão interessadas no acordo: o Spotify quer estrear na bolsa de valores em breve, e as gravadoras também ganhariam com isso, já que são acionistas minoritárias do serviço de streaming. Mesmo com 50 milhões de assinantes, o Spotify nunca lucrou, já que os royalties pagos às gravadoras são caros e as contas gratuitas dão prejuízo.

Espera-se que as outras duas grandes gravadoras, Sony e Warner, fechem acordos em breve, nos moldes da Universal. Será que o Spotify finalmente vai conseguir ganhar dinheiro?

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RB
ja estão disponiveis ha um tempo no Spotify
Rogerio Braga Jr.
ja estão disponiveis ha um tempo no Spotify
Matias Gomes
Ainda prefiro o Google Play Music.
Gaius Baltar
Good for you.
Julio da Gaita ✔
ksokaoskaos, obrigado cara você realmente fez meu dia melhor..rs ri que até chorei aqui..rs
Julio da Gaita
ksokaoskaos, obrigado cara você realmente fez meu dia melhor..rs ri que até chorei aqui..rs
Gaius Baltar
Obrigado.  (?° ?? ?°)
???
Julio da Gaita ✔
que bom...cara, parabéns aí...
Julio da Gaita
que bom...cara, parabéns aí...
Gaius Baltar
Nunca tive problema de delas. Pode ser um problema da operadora.
Gaius Baltar
Eu acho o mesmo que o Henrique Queirós.
Gaius Baltar
Todos os serviços têm um período gratuito para a pessoa decidir se vale a pena ou não. O problema do Spotify é que se ele não der lucro vai fechar. No mundo real as empresas que não dão lucro fecham, ao contrário do que a internet pensa.
Gaius Baltar
Se você refere-se a usar a app do You Tube é verdade, mas usando o Chrome é possível ouvir com a tela bloqueada.
@Sckillfer
E? Deezer não tem loja de música e tá aí com opção de upload
Sckillfer
E? Deezer não tem loja de música e tá aí com opção de upload
@Sckillfer
Spotify deveria ter feito isso antes, porque apesar de o argumento deles de que limitar os usuários free pode afastar usuários que poderiam se tornar premium ser lindo na teoria, na pratica não limitar é justamente o que afasta os premium, já que as gravadoras e artistas fazem essa limitação por conta e aí fica indisponível tanto pra free, quanto pra premium.Mas o povo metendo o pau na modalidade free... Poderiam lavar uma louça, pagar premium pra quem não pode... Que tal? Uso o Spotify desde 2011 e por muito tempo como free, criei dependência pelo serviço e agora sou premium. Se não tivesse o free eu não teria tido direito a uma experiência decente pra ouvir musica legalmente e tão pouco teria interesse no premium.
Sckillfer
Spotify deveria ter feito isso antes, porque apesar de o argumento deles de que limitar os usuários free pode afastar usuários que poderiam se tornar premium ser lindo na teoria, na pratica não limitar é justamente o que afasta os premium, já que as gravadoras e artistas fazem essa limitação por conta e aí fica indisponível tanto pra free, quanto pra premium.

Mas o povo metendo o pau na modalidade free... Poderiam lavar uma louça, pagar premium pra quem não pode... Que tal? Uso o Spotify desde 2011 e por muito tempo como free, criei dependência pelo serviço e agora sou premium. Se não tivesse o free eu não teria tido direito a uma experiência decente pra ouvir musica legalmente e tão pouco teria interesse no premium.
Bruno Martins Santana
Pra mim o serviço Free Poderia ser como era o MixRadio (da Finada e Ressuscitada Nokia), você pode ouvir as musicas grátis, mas não escolhe os artistas, não escolhe os álbuns, ouve conforme você vai adicionando as musicas e musicas como favorito, e as playlists prontas ou conforme o seus artistas favoritos, a vantagem era poder "baixar" estas listas offline e descobrir varias musicas novas, as desvantagens era que você ouvia o que o serviço mandava pra você (assim como a Boa e Velha Radio FM), se estivesse ruim, era só trocar de playlist, e eu amava pq era Gratis e não usava minha 3g
Henrique Queirós
Até onde eu sei, sim.
se for cliente TIM, você pode ter acesso gratuitamaente ao Deezer, usa isso ao menos pra testar por uma semana (que foi o que fiz)
Julio da Gaita ✔
amen for that, quanto mais "players" no mercado melhor, mas deixo te perguntar uma coisa, faz tempo que não uso o Deezer, sabe se dá pra mudar o bitrate do audio que nem no spotify? eu assino um plano familia no spotify e a patroa tem umas contas do deezer sobrando, to pensando em testar pra ver...
Julio da Gaita
amen for that, quanto mais "players" no mercado melhor, mas deixo te perguntar uma coisa, faz tempo que não uso o Deezer, sabe se dá pra mudar o bitrate do audio que nem no spotify? eu assino um plano familia no spotify e a patroa tem umas contas do deezer sobrando, to pensando em testar pra ver...
Henrique Queirós
Deezer tem um ótimo acervo atualmente, lançamentos vem sempre. Sobre as indicações: Irrita mesmo assim. Logo no topo sempre tem os TOP brs, top balada, top isso e aquilo. o Deezer me priva dessa poluição visual . E acho a interface bem simples, de ambos, nenhum acho poluído. Mas como você disse, vaia de gosto, o deezer atende melhor minhas necessidades que o Spotify. Espero que Pandora chegue logo por aqui
Henrique Queirós
O sistema do spotify é outro
Julio da Gaita ✔
é uma questão de gosto mesmo, acho a interface do deezer meio poluida. Mas em relação as listas BR's é só não ouvir cara...rs, não baixar elas. No caso a indicação funciona bem pra blues, musica eletrônica e rap br e pop rock em geral, mesmo alternativo.E lembro que quando utilizava o deezer sempre tinha um artista ou uma música que não estava no serviço e alguns lançamentos apareciam bem depois por lá.Mas até pelo gênero musical que você gosta, pode ser que não tenha muitos "lançamentos"...rs
Julio da Gaita
é uma questão de gosto mesmo, acho a interface do deezer meio poluida. Mas em relação as listas BR's é só não ouvir cara...rs, não baixar elas. No caso a indicação funciona bem pra blues, musica eletrônica e rap br e pop rock em geral, mesmo alternativo.
E lembro que quando utilizava o deezer sempre tinha um artista ou uma música que não estava no serviço e alguns lançamentos apareciam bem depois por lá.
Mas até pelo gênero musical que você gosta, pode ser que não tenha muitos "lançamentos"...rs
Josué Junior
Pra nuvem não sei, mais os apps pra pc e celular já permite fazer o upload de mp3
Josiel Hen
ainda penso que o Spotify deveria contar com apenas dois modelos de negócio, o premium e os meses de teste já habituais por ai.
Keaton
Isso no caso de ser disponibilizado pela gravadora ou por quem detem os direitos autorais, caso contrário...
LekyChan
o google permite isso, da uma boa ajuda, isso faz com que além do acervo que tem no serviço por assinatura vc possa complementar com rips de CD e arquivos comprados em outras lojas como iTunes e amazon.
Jefferson Rodrigues
Mas o YouTube não é pirataria.
Keaton
Tem pessoa com acesso a tecnologia que não pode pagar 17 reais todo o mes e não quer partir pra pirataria, ué.
Henrique Queirós
Enviar MP3 pra nuvem? pode esquecer.
Wagner Albuquerque Filho
Spotify é o rei galera.

Agora se o Spotify melhorasse em 3 pontos:

1º Parceria urgente com empresa de dados para isenção da franquia.

2º Fazer upload para nuvem de arquivos mp3.

3º Introduzir tradução/legenda das musicas no próprio app.

Pronto, seria perfeito.

Mais jamais vou deixar o Spotify por isso. Ele tem um recurso MATADOR, chamado Connect. Isso nenhum outro app tem. Então.... VIVA O SPOTIFY!!!
Ed
Eu acho que podiam limitar até por mais tempo, e incluindo os singles, não só álbuns
Jefferson Rodrigues
Verdade!
Jefferson Rodrigues
Eu ganhei três meses grátis do serviço de músicas dá Google. Eu fico esperando aparecer esses tipos de promoção para assinar o serviço. Já teve uma vez que assinei o mesmo período por um real. Kkkk
Baidu feat MC Brinquedo
Se desse pra ouvir YouTube com a tela desligada (leia-se: Sem gambiarra, sem root e nem app de terceiros) eu trocaria numa boa.

Continuo no Spotify (mesmo sem premium) porque ouço pouco, muito pouco mesmo, cerca de 40 minutos por dia. No meu caso ainda compensa ouvir as propagandas de Sertanojo.
Ed
Acho que o apelo maior do Spotify vem do mobile, então gastar (bem) menos dados (por ter apenas o áudio) acaba sendo um diferencial. Além disso o YouTube não reproduz em plano de fundo nos apps oficiais.
Raphael
Fora que, com os preços das coisas hoje, três cervejas ou um almoço fora e já vai o preço do premium por um mês, sendo que vc só precisaria economizar aquele gasto um dia.
Jefferson Rodrigues
Não entendo o motivo de usarem o Free. Melhor usar o YouTube.
Jhon
Uso o Spotify Premium desde 2014 e foi a melhor coisa que fiz, vale mt a pena o investimento.
Henrique Queirós
Nem cheguei a usar..
Helmut
Sdds Rdio ;-(
Henrique Queirós
As vezes demora pra começar a música mesmo, irrita, but, coisa rara aqui
Henrique Queirós
Já eu acho o contrário. O Spotify vive me recomendando as Top BRS e coisas do gênero, enche o saco e nem vejo as recomendações. O Deezer com uma semana de uso já se modificou inteiro e indica apenas canções que lembram meu estilo musical. Tinha 3 Playlists de música clássica no Spotify e nunca recebi indicação alguma, no deezer assim que eu abro já mostra playlists com Mozart, Beethovem e etc
Julio da Gaita ✔
brother você é a unica pessoa que vi dizendo algo parecido. Bom eu gosto de ter várias playlists e no que se refere a "curadoria" a do spotify é mais refinada, penso que o Deezer agregue um publico mais jovem e mais propenso em usa playlist's "TOP BALADA" mas isso também tem nos dois...Mas viva as opções, cheguei a usar até o TIDAL e achei bem legal na qualidade, mas bem limitado no acervo...
Julio da Gaita
brother você é a unica pessoa que vi dizendo algo parecido. Bom eu gosto de ter várias playlists e no que se refere a "curadoria" a do spotify é mais refinada, penso que o Deezer agregue um publico mais jovem e mais propenso em usa playlist's "TOP BALADA" mas isso também tem nos dois...

Mas viva as opções, cheguei a usar até o TIDAL e achei bem legal na qualidade, mas bem limitado no acervo...
Louis
O problema do Deezer é ser uma porcaria para começar as músicas. O problema é tão chato, que basicamente é um tormento não salvar as músicas. Só por isso, voltei ao S Spotify (que infelizmente tem um sistema não tão inteligente e bonito, mas, funciona perfeitamente o streaming).
Felipe
Quando li o título achei que ia ser pior, desse jeito me parece bem válido e justo
Carlin
Sera que teremos os álbuns ta Taylor de volta ao serviço?! :D
Henrique Queirós
Apesar do serviço free ser um lixo, podiam cortar mais coisas mesmo...
Magnosama
Penso que todos os lançamentos deveriam ser exclusivos do Premium,
e por meses...
Henrique Queirós
Amo spotify... Mas depois que migrei pra Deezer (apenas para testar) eu não consegui mais me adaptar ao Spotify...
O estilo de Mix é bem mais intuitivo, no Spotify eu tinha 15+ Playlists, no deezer eu tenho 3, e uma é do próprio deezer.
E como maioria das bandas que eu curto nem álbum lançam mais (quem dera Mozart viesse com canções novas, ou dark Moor também), não faz muita diferença pra mim