O Windows para smartphones vem sofrendo uma debandada de apps conhecidos, e o Spotify agora engrossa essa lista.

A empresa não vai adicionar novos recursos ao seu app para Windows Phone e Windows 10 Mobile; ele receberá somente atualizações críticas de segurança. Ou seja, nada de Descobertas da Semana (playlist com recomendações baseadas em seus gostos musicais) nem de Spotify Running (que detecta seu ritmo de exercício e toca músicas que combinam com ele).

Esta é a declaração oficial:

O Spotify para Windows Phone foi colocado em modo de manutenção. Desse modo, nós só faremos atualizações críticas de segurança para o aplicativo atual do Spotify e não liberaremos novos recursos nem melhoraremos o suporte para dispositivos antigos. Os usuários podem continuar a usar o Spotify em smartphones Windows, e o app permanecerá na loja do Windows.

O Spotify para smartphones com Windows já recebia poucos recursos novos, então a empresa está apenas reconhecendo oficialmente que o deixou de lado. Claro, há alternativas como o Deezer e o Groove Música, mas isto reflete uma tendência maior.

No último ano, várias grandes empresas desistiram de oferecer apps para smartphones com Windows, e nenhuma delas planeja fazer um app universal que funcione em PCs e smartphones com Windows 10.

É o caso da Amazon (que retirou o app da busca e depois o desativou), PayPal, eBay e Delta Air Lines — elas recomendam usar o site móvel. Jogos como Angry Birds e The Sims FreePlay deixaram (ou deixarão) de ser atualizados. E apps profissionais, como o ZenDesk, recomendam que seus usuários “migrem para o iOS ou Android”.

O MyFitnessPal e o Runtastic continuam disponíveis para smartphones com Windows, mas deixaram de ser atualizados. Este último avisou os usuários na plataforma com o seguinte comunicado:

Infelizmente, o Windows Phone tem muito menos usuários em relação ao Android e iOS. Isso significa que o mercado é relativamente pequeno. É sempre uma boa ideia conferir as possibilidades futuras de uma plataforma antes de comprar um celular.

O Facebook retirou suporte a seu app principal e ao Messenger no Windows Phone 8.1 (a rede social ainda mantém seus apps para Windows 10). O Here Maps deixou de funcionar no Windows 10 Mobile; ele continua no Windows Phone 8.1, porém os mapas deixaram de ser atualizados.

Até a própria Microsoft vem removendo suporte a seus apps. O Minecraft Pocket Edition não é mais atualizado no Windows Phone 8.1; o jogo é mantido pela Mojang, adquirida em 2014 pela Microsoft. O Skype também retirou suporte ao Windows Phone 8.1, avisando que ele deixaria de funcionar em algum momento deste ano. (O app para Windows 10 Mobile não será afetado.)

Além dos problemas com apps, o Windows para smartphones sofre com atualizações: só 16% deles rodam Windows 10 Mobile, e apenas treze dispositivos poderão receber o Creators Update. Para quem ainda está no Windows Phone 8.1, também há más notícias: ele perderá suporte da Microsoft em julho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angelo Viacava
Já vai tarde. Vão enganar outros bem longe de mim.
Nilsonlinux

Isso ainda não é o final. Ainda temos esperanças de dias melhores. A Microsoft vai nos surpreender mais adiante. Mais é quem vai querer ter um lumia. Podem apostar.

Tim Heavymetal
Isso ainda não é o final. Ainda temos esperanças de dias melhores. A Microsoft vai nos surpreender mais adiante. Mais é quem vai querer ter um lumia. Podem apostar.
Lucas
A diferença é que Linux é pra PC. Se você não quiser mais, é só instalar outro SO.
Leandro Campacci
Sou um usuário de Windows Mobile esperando promoção de um S7 pra mudar de vez. E olha que eu descia a lenha no Android... Que coisa. O mundo dá voltas!
Felipe Marques
Então a qualidade de um sistema é baseado no marketshare? Agora a qualidade é medida numa variável quantitativa? Cara vc é um tolo e provavelmente não entende bolhufas do que fala. O linux e suas várias distros (algumas possuem um share menor que o a versão em tela menor do Windows) são insignificantes perto de Windows Desktop (leia-se com todas as versões inclusas) e MAC OS e nem por isso estão estão mortos ou algo do tipo. Estude antes de vomitar abobrinhas, ou se quiser continue como os tec gurus sensacionalista, alienados e publicando coisas faltando pés e Cabeças.
Anthony Fernando
Nossa como essa Microsoft tá lixosa dando uma bela bolachada na cara de quem apostava que o sistema iria ser comparável ou até melhor que o Android. Confesso que me dar uma pequena raiva com esse descaso da MS com os seus clientes e garotos fans do sistema mas, só posso rir dessa situação.
SR 71 Pássaro Preto

Nossa como essa Microsoft tá lixosa dando uma bela bolachada na cara de quem apostava que o sistema iria ser comparável ou até melhor que o Android. Confesso que me dar uma pequena raiva com esse descaso da MS com os seus clientes e garotos fans do sistema mas, só posso rir dessa situação.

.....

Não é minha culpa se vc usa um sistema natimorto q tem 0,3% de marketshare.

Lenes Moreira
Não é minha culpa se vc usa um sistema natimorto q tem 0,3% de marketshare.
Ligeiro
Se tá drenando a bateria (e pelo visto é o segundo relato que leio sobre), então o problema é o OS mesmo.
Pedro
WHAT THE F*CK???????
Felipe Marques
tem que ser muito burro pra escrever uma coisa dessas
Felipe Marques
É incrível o poder e falta de informações desse pessoal sobre a plataforma. O nível caça click só aumenta juntamente com a ignorância. Principalmente de quem comenta, não fazem ideia do que estão falando e acabam embarcando na empreitada do sensacionalismo barato, digno de pena como os do tipo "windows vai morrer". Vão se informar melhor em canais especializados do windows pq os tec gurus enfadonhos estão aos montes nas terras tupiniquins. Quando chegar o mês 7 desse ano, vai ter neguinho começando a passar vergonha...
Epic Mac Fadden - ODZ -
É o mesmo Ligeiro de sempre? Das tretas com o MRJ? Tô com o Preview do WM10 há duas formatações.... mas nessa última até comprei uma bateria achando que fosse a original, mas acaba da mesma maneira...
Exibir mais comentários