Início » Celular » A lista de apps que abandonaram smartphones com Windows não para de crescer

A lista de apps que abandonaram smartphones com Windows não para de crescer

Felipe Ventura Por

O Windows para smartphones vem sofrendo uma debandada de apps conhecidos, e o Spotify agora engrossa essa lista.

A empresa não vai adicionar novos recursos ao seu app para Windows Phone e Windows 10 Mobile; ele receberá somente atualizações críticas de segurança. Ou seja, nada de Descobertas da Semana (playlist com recomendações baseadas em seus gostos musicais) nem de Spotify Running (que detecta seu ritmo de exercício e toca músicas que combinam com ele).

Esta é a declaração oficial:

O Spotify para Windows Phone foi colocado em modo de manutenção. Desse modo, nós só faremos atualizações críticas de segurança para o aplicativo atual do Spotify e não liberaremos novos recursos nem melhoraremos o suporte para dispositivos antigos. Os usuários podem continuar a usar o Spotify em smartphones Windows, e o app permanecerá na loja do Windows.

O Spotify para smartphones com Windows já recebia poucos recursos novos, então a empresa está apenas reconhecendo oficialmente que o deixou de lado. Claro, há alternativas como o Deezer e o Groove Música, mas isto reflete uma tendência maior.

No último ano, várias grandes empresas desistiram de oferecer apps para smartphones com Windows, e nenhuma delas planeja fazer um app universal que funcione em PCs e smartphones com Windows 10.

É o caso da Amazon (que retirou o app da busca e depois o desativou), PayPal, eBay e Delta Air Lines — elas recomendam usar o site móvel. Jogos como Angry Birds e The Sims FreePlay deixaram (ou deixarão) de ser atualizados. E apps profissionais, como o ZenDesk, recomendam que seus usuários "migrem para o iOS ou Android".

O MyFitnessPal e o Runtastic continuam disponíveis para smartphones com Windows, mas deixaram de ser atualizados. Este último avisou os usuários na plataforma com o seguinte comunicado:

Infelizmente, o Windows Phone tem muito menos usuários em relação ao Android e iOS. Isso significa que o mercado é relativamente pequeno. É sempre uma boa ideia conferir as possibilidades futuras de uma plataforma antes de comprar um celular.

O Facebook retirou suporte a seu app principal e ao Messenger no Windows Phone 8.1 (a rede social ainda mantém seus apps para Windows 10). O Here Maps deixou de funcionar no Windows 10 Mobile; ele continua no Windows Phone 8.1, porém os mapas deixaram de ser atualizados.

Até a própria Microsoft vem removendo suporte a seus apps. O Minecraft Pocket Edition não é mais atualizado no Windows Phone 8.1; o jogo é mantido pela Mojang, adquirida em 2014 pela Microsoft. O Skype também retirou suporte ao Windows Phone 8.1, avisando que ele deixaria de funcionar em algum momento deste ano. (O app para Windows 10 Mobile não será afetado.)

Além dos problemas com apps, o Windows para smartphones sofre com atualizações: só 16% deles rodam Windows 10 Mobile, e apenas treze dispositivos poderão receber o Creators Update. Para quem ainda está no Windows Phone 8.1, também há más notícias: ele perderá suporte da Microsoft em julho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angelo Viacava
Já vai tarde. Vão enganar outros bem longe de mim.
Tim Heavymetal
Isso ainda não é o final. Ainda temos esperanças de dias melhores. A Microsoft vai nos surpreender mais adiante. Mais é quem vai querer ter um lumia. Podem apostar.
Lucas
A diferença é que Linux é pra PC. Se você não quiser mais, é só instalar outro SO.
Leandro Campacci
Sou um usuário de Windows Mobile esperando promoção de um S7 pra mudar de vez. E olha que eu descia a lenha no Android... Que coisa. O mundo dá voltas!
Felipe Marques
Então a qualidade de um sistema é baseado no marketshare? Agora a qualidade é medida numa variável quantitativa? Cara vc é um tolo e provavelmente não entende bolhufas do que fala. O linux e suas várias distros (algumas possuem um share menor que o a versão em tela menor do Windows) são insignificantes perto de Windows Desktop (leia-se com todas as versões inclusas) e MAC OS e nem por isso estão estão mortos ou algo do tipo. Estude antes de vomitar abobrinhas, ou se quiser continue como os tec gurus sensacionalista, alienados e publicando coisas faltando pés e Cabeças.
Anthony Fernando
Nossa como essa Microsoft tá lixosa dando uma bela bolachada na cara de quem apostava que o sistema iria ser comparável ou até melhor que o Android. Confesso que me dar uma pequena raiva com esse descaso da MS com os seus clientes e garotos fans do sistema mas, só posso rir dessa situação.
Lenes Moreira
Não é minha culpa se vc usa um sistema natimorto q tem 0,3% de marketshare.
Ligeiro
Se tá drenando a bateria (e pelo visto é o segundo relato que leio sobre), então o problema é o OS mesmo.
Pedro
WHAT THE F*CK???????
Felipe Marques
tem que ser muito burro pra escrever uma coisa dessas
Felipe Marques
É incrível o poder e falta de informações desse pessoal sobre a plataforma. O nível caça click só aumenta juntamente com a ignorância. Principalmente de quem comenta, não fazem ideia do que estão falando e acabam embarcando na empreitada do sensacionalismo barato, digno de pena como os do tipo "windows vai morrer". Vão se informar melhor em canais especializados do windows pq os tec gurus enfadonhos estão aos montes nas terras tupiniquins. Quando chegar o mês 7 desse ano, vai ter neguinho começando a passar vergonha...
Epic Mac Fadden - ODZ -
É o mesmo Ligeiro de sempre? Das tretas com o MRJ? Tô com o Preview do WM10 há duas formatações.... mas nessa última até comprei uma bateria achando que fosse a original, mas acaba da mesma maneira...
Ligeiro
Cara, a minha dura. Sério. Geralmente tiro do carregador de manhã e dependendo como uso, só no meio da tarde boto no carregador. Só se usar direto o telefone e internet, aí drena. Como só uso Whats e música, até que dura bem.
Ligeiro
Comentário = audiência = monei
Jack Silsan
"50 aparelhos" oO!!!!
Jack Silsan
Eu sou atualmente usuário de Windows 10 Mobile e estou satisfeito com o que o sistema me oferece. Sou um louco defendendo a terra plana por isso? Certamente não. E nem preciso ser estudado: pra todo problema que eu tive eu encontrei uma solução, seja um recurso de sistema, seja um app - sim, eu achei tido o que eu precisa na Loja, e sim, em vários casos foi algum cliente de terceiros. Estar satisfeito não implica que eu sairei defendendo fanaticamente o sistema ou a Microsoft, nem que eu sou automaticamente sou hater de Android ou iOS. Devo inclusive voltar a usar Android ainda este ano, e terei que fazer algumas pequenas coisas pra me readaptar ao sistema, por exemplo procurar a melhor solução pra conseguir ocultar a barra de navegação virtual por meio de gestos, recurso este nativo do Windows 10 Mobile.
NoobIsrael
Fui eu que fiz esse comentário kkkkkkk. Não usar WhatsApp e Facebook é bem difícil, principalmente para conseguir falar com outras pessoas. O Raposão é bem doidão.
Jack Silsan
"agora vai" é você que tá falando. Esse sistema será pesado pra car alho, comparado à sistemas para smartphones. Deverá ser adequado mesmo é pra um "Chromebook by Microsoft", por assim dizer
Kodos Otro
Apareceu outro marco do agora vai. O Windows 10 Cloud. haahhaahahaahahah
Baidu feat MC Brinquedo
Sobre o Disqus no pplware: http://i.imgur. com/Kas5G5v.jpg (junta aí, pra não poluir o tecnoblog) Pelo visto o cara não usa WhatsApp, Facebook e uma porção de coisa que coleta dados. Seria ele uma versão portuguesa do Raposão do Ártico?
Baidu feat MC Brinquedo
Eu criei um e-mail português (webmail.aeiou.pt) e uma conta com nome "português". Aí vou pros comentários praticar o idioma do meu Brasil Colônia hahaha.
Jack Silsan
No Brasil isso é um fato
Jack Silsan
Sinceramente, eu acho que cola sim. Pois será simplesmente uma cpu portátil com tela touch e uma interface que lembra um smartphone quando o aparelho estiver em mãos. Não deverá ser algo popular - deverá ser um aparelho pra trabalho mesmo. Se você analisar, muitos usuários hoje levam em suas mochilas um smartphone Android ou iOS, e ou um tablet Windows ou iOS ou um notebook Windows (que pode também ser um híbrido) ou MacOS. Imagina se esse aparelho maior pra trabalho fosse bem mais e portátil, com uma tema de umas 6 polegadas, que pudesse transformar telas maiores em monitores de PC's de forma simples... Eu acho a idéia viável
Fagner Ribeiro
Acho que o Windows Mobile Vai partir dessa para melhor ? Infelizmente. Sou um entusiasta do sistema. Mas acho que a MS vacilou em não conseguir quebrar o ciclo vicioso entre apps e usuários. Bastava deixar de ser pão dura e aumentar a remuneração dos APPs. Depois que a plataforma tivesse mais popular baixava a remuneração ou não reajustava mais.
tuneman
penso o mesmo do novo xbox. pode ser um aparelho muito potente, mas o preço ainda é muito mais relevante.
Assunção Jr
é, se for como fala, será mais um produto que se colar colou... Quem tem grana sobrando faz essa coisas
Jack Silsan
Olha, com o posicionamento que a Microsoft provavelmente dará a esse aparelho, eu duvido que os atuais usuários tenham grana pra comprar
Jack Silsan
Pelo menos em termos de interface esse objetivo - de ter apps baseados em nuvem - já está sendo atingido https://uploads.disquscdn.com/images/083b7c4c2e25b6de1e32aed7db73a2b19811475f2ef9c5c83455766b44edf9ad.png https://uploads.disquscdn.com/images/688f84a2440ec1265aa2069ba28ab0e38ad8701bf09c941469b26e6a8e6b05c8.png https://uploads.disquscdn.com/images/e0a703ff3c987912f368cab7684d8e883a276ba0e57f75b8e7c72294c449fc2f.png https://uploads.disquscdn.com/images/078c3a098beebf498759e8da8020fc165fb8ff6b46151d789f4f451bed3bdefb.png
Vinicius Araujo
O que quer dizer estar mal, né?
Jack Silsan
Pelo que tenho lido, será a própria Microsoft, e o martelo que ela vai usar pra bater o prego provavelmente será o tal do Windows 10 Cloud. Esse sistema deverá ser o escolhido para rodar no Surface Messias, que não será posicionado como smartphone
Jack Silsan
Imagino que eles queiram ser democráticos. O problemas é que isso permite que os terroristas anárquicos infestem o Disqus do Giz-Mordor
ludiaz
A MSFT ta arrumando as cagadas dos Windows anteriores. O problema é que leva tempo e aqui no Brasil não tem aparelho com o W10M nativo. O lance do OneCore é muito bacana. As builds hoje (mobile x pc) por exemplo, estão praticamente pareadas. Há uma diferença muito pequena entre elas. Eu digo porque sou usuário. Tenho smartphone e tablet com Android, mas mantenho o W10M como sistema principal. Pra mim, a experiência de uso é mais fluida. Falar de app é relativo. Todos que estão reclamando, provavelmente não usam nem 2 ou 3 desses ai. Eu por exemplo, não saindo o Uber, Instagram, Whatsapp e Twitter, estou de boa. A idéia do Continuum é fantástica. Nunca mais levei notebook pra apresentar trabalhos do Mestrado. A parada funciona muito bem. Muitas apps tem suas alternativas de terceiros. Eu entendo a pessoa dizer: "ah, mas não é nativo". Mas, pensando friamente, o importante (pro usuário) é acessar o serviço. 6tin tem recursos que só pagando no Tinder. Client for Youtube coloca o YouTube do Android no chinelo. O Shazan acho que parou também. Esse se sair me fará falta. A Cortana até acha as músicas, mas minha experiencia com o Shazan foi mais satisfatória. Netflix, 99Taxi, Office: todos eles atualizados e ok. Bem, to falando de uma experiência de uso. Não se aplica a todos. Mas o Windows10 Mobile me atende com folga. Não fico no playground da tecnologia brincando com cada app nova que sai. Bem, é um relato simples. Sei que vai ter gente que discorda, mas cada um é cada um. Eu só não entendo porque muita gente gostaria de ver o W10M fora do mercado. Os caras querem ficar presos a Apple e Google. Eu quero concorrencia. Mais opções. Isso estimularia a inovaçao. Quem dera Salfish , Tizen, Firefox e Blackberry estivessem com boas fatias do mercado. Assim teríamos 7 opçoes de sistemas. Pra todos os gostos e cada um com suas particularidades, que os tornariam interessantes (ou não) pra determinado usuário.
Marcus Pessoa
Pra mim é incompreensível o motivo de o Gizmodo deixar a caixa de comentários deles ser sequestrada dessa forma.
Marcus Pessoa
Tem alguns comentários defendendo o Windows Mobile que são do mesmo nível de defensores da Terra Plana. De um fanatismo até engraçado de tão exagerado, e que nega totalmente a realidade que tá diante dos seus olhos. É uma das coisas mais curiosas que eu tenho visto em caixas de comentários de blogs de tecnologia.
Lucas Pereira
A propria Microsoft vendendo Samsung S8 em sua loja Microsoft Store é demais neh . kkkkk mas kra eu amo o sistema. Eu uso Windows 10 no meu celular . É uma pena . Cada dia uma noticia desanimadora do Windows mobile. é triste kkkk
Francisco Soares
Essa história de que em breve haverá extinção dos apps nativos por aplicações web é bastante utópica. Quem sabe quando aplicações web tenham a mesma performance e gerenciamento de memória que aplicações nativas principalmente para dispositivos embarcados e smartphones, o que deve demorar muito ainda... A Microsoft só viu que cagou mesmo com a plataforma Mobile (A Nokia foi a cereja em cima do bolo) e tá pulando fora
Eduardo Assis
Tenho um L930 e um Android. Ainda acho o S.O da Microsoft muito superior. A cortana em português, que é zuada, é um assistente muito melhor que qualquer app android que uso. Infelizmente tenho que usar android. Quem fala mal de Windows Phone ou porque não soube usar ou porque nao teve um. Ou pior, comprou um low-end querendo ver funcionar como um aparelho top. Mais uma coisa, Windows Phone se referem ao 8.1, Windows 10 mobile é outra coisa.
Ligeiro
HAHAHAH! vou tentar, brigadão! lhe devo uma jujuba! =D
Ligeiro
Meu celular tem 512MB de RAM. Sem mais. :p
Fredson
Fernando, eu pensava como vc ainda quando usava o 930, "para que snapchat, Instagram...", só que quando o 930 precisou de garantia e fiquei 40 dias com um Android e descobrir apps que ajudam bastante no meu trabalho, hoje não fico sem esses apps e fizeram uma grande diferença muito bom poder atender um cliente sem precisar abrir o Notebook, apenas com alguns toques na tela do smartphone, sem falar que o Windows phone e 10 nem se tivesse os apps para a plataforma eu poderia usar porque não pode usar IP estático no WP/10
ANDRIW
É capaz do ladrão ficar com dó e deixar o Android dele com você.. ?
ANDRIW
Escreveu certo. "Já esteve", não está mais...
ANDRIW
E quem os use.
ANDRIW
Não faz sentido continuar desenvolvendo apps para um sistema que já morreu. Faz certo o Spotify.
João Silverado
E a lista de apps que saíram e voltaram como UWP?
Gil Rogério Dos Santos
Tenho aproximadamente uns 50 aparelhos. Claro a grande maioria Android. Mas tenho uns 7 WP. Acho a interface mais perfeita de todos. Mas isso não basta. Lamentável. Poderia ter o mesmo potencial indiscutível do Windows.
Gil Rogério Dos Santos
Verdade. MS sempre cagando e andando para os seus usuários!!!
Bruno ?
O meu também esta mais ou menos assim, Whats, Telegram, Email, Groove, player de video, Universal Emulator e o app do Disqus que não pode faltar. O edge eu evito usar pois o telefone não aguentar sites pesado, alias mesmo o IE do 8.1 não aguentava, então to na mesma.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Exato, "que bateria"?
Bruno ?
Qual build você testou? No meu L630 na 14393 ele aquece menos que no wp 8.1, a bateria não sei comparar pois ja faz 2 anos que não uso o 8.1 neste celular, mas acho que não esta muito diferente, e lento realmente esta se comparado a 10586, não muito, o sistema ainda esta utilizável mas com delay em algumas tarefas. Alias, agora o multitarefas esta bem melhor.
Franklin Tinoco
Por 200, ele permanecerá dentro da gaveta por uns 10 anos, quando poder vender como objeto de colecionador.
Jack Silsan
Aqui é diferente. Flooders e flamers tomam block sem aviso.
Rodrigo Justi
do 630, ué.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Tô sempre lá... e de vez em nunca comento também...
Nathan
Coitado, ainda está iludido
NoobIsrael
Lá tá bem ruim mesmo. O site Pplware é bem legal, tô acessando bastante ele, o ruim é que não tem como comentar usando Disqus.
felipelsp
pois eh.. e tem q assinar ele pra poder ouvir as musicas! :/
felipelsp
pois eh kkkk.. eh uma opcao a mais pra ligar para a "familia!"
Wesley Cruz
Ri quando cheguei nessa parte do texto. kkkk
Deilan Nunes
mas esse aumento era apenas com aparelhos baratinhos, vide lumia 520, em paises como eua e os da europa o market share era irrelevante da mesma maneira q é hj... e nunca tv os apps do google e nem do snapchat
Gertrudes, a Lhama
Nem lembrava desse cara! Hahaha
Fernando Toru
Tudo é questão de opinião acho que cada usuário tem um perfil de uso do telefone. Eu continuo feliz da vida com meu 950 XL e com meu 1520. Para mim os telefones são fantásticos, SO bonito e funcional, hardware top por um preço amigável. Como não sou muito dependente de app, não me preocupo muito com essas notícias, continuo felizão usando usando os recursos de sincronização com meu devices windows e minha dock para economizar o notebook. Agora não sei se a Microsoft esta sendo desleixada ou se ela ja está mirando num futuro próximo.... Segundo pesquisas em breve haverá a extinção dos app, os aplicativos deverão funcionar 100% web. Convenhamos é um saco ficar instalando aplicativo, fora uso de espaço e banda por atualizações.....
Cato
Até que demorou! Nunca botei fé no WP.
Gertrudes, a Lhama
Os Lumias realmente tinham um ótimo custo benefício, no caso dos low-end. A questão da atualização é o calcanhar de Aquiles do Android, justamente porque dependem de cada fabricante e não só do sistema em si. Mas na questão das atualizações, o W10M não tá muito melhor não, já que pelo que vi, apenas os Lumias 950 e uns mais recentes de outras marcas receberão as próximas atualizações, de maneira oficial. Provavelmente uns mais antigos poderão ser atualizados por meios não-oficiais, mas aí cai na mesma "categoria" das custom ROMs no Android. Durante um tempo que fiquei sem meu aparelho, fiquei usando um Moto G (1ª geração), coloquei o 7.1.1 nele via Custom ROM e o bichinho até que ficou bom. Quanto a manter uma Custom ROM, não é muito trabalho não, na verdade. Instalar ela pode ser complicado, mas pra atualizar é no geral super tranquilo.
Kodos Otro
Se a própria dona o trata como merda, quem somos nós para discutir.
Tony Lins
Sério? Massa. Eu havia visto alguns Lumias antigos com custom ROMs, há alguns anos atrás, acredito que o 920 foi um desses. Não vale a pena, porquê é muito trabalho pra usar ou manter tal coisa, o custo X benefício é muito desproporcional. Outra coisa é que se vc tem um dispositivo com suporte pro w10m e está nos builds estáveis mais recentes, você tem mais estabilidade, otimização, suporte e performance do dispositivo+sistema, comparado com um dispositivo android lançado na mesma época e na mesma faixa de preço. No caso do L535, tivemos o Moto G 1(4G,1 chip, cartão de memória), por exemplo, que lançou com o android kitkat (4.4) e só foi suportado até o lollipop (5.1), e que hoje, apesar de ser um bom dispositivo, está com inúmeras falhas de segurança graves de vários componentes de software, incluindo o Linux (Linux é o núcleo/kernel do sistema GNU, não o sistema em si). Com o datado wp e com o w10m, a MS tem um ecossistema muito mais apto a ser otimizado e seguro por mais tempo, assim como no iOS, mas não pôde agarrar a oportunidade naquele momento...
Epic Mac Fadden - ODZ -
Que mané Whatsapp o quêêêê............ ...apesar de todo mundo usar essa merda...
felipelsp
se conseguir.. vira Windows Insider Program
felipelsp
whats ta usavel ainda!
felipelsp
apesar q a proxima atualizacao do WM10 nao sera para todos os dispositivos!!! somente att de seguranca!
felipelsp
ela ja ganha dinheiro com os royalties dos Android!!!
felipelsp
verdade! os unicos que lucram com o android: google, samsung e microsoft!
felipelsp
sistema eh legal! tenho 535 com WM10! Mas uso ele para tarefas basicas (musica, telefone, whatsapp)! Outras coisas eu uso no LG G3 (que tem mais app)
felipelsp
sera cel para mercado premium e CO!
felipelsp
300?
felipelsp
considerando que todo Android tem que pagar royalties pra MS!!! Ou seja ele ganha em todas as frentes!!!!
felipelsp
e whatsappp!!!!
felipelsp
dependendo do preco!!! o meu custou 150 reais.. e faz ligacoes e da pra usar o whatsapp!!! eh o meu celular "pega ladrao"... se o ladrao quiser pode levar ele de boa (caso o ladrao queira um WP!!!)
felipelsp
por 200?!
felipelsp
groove ainda salva ele!
felipelsp
o sistema eh bom... so faltam os app atualizados!
Caio Alexandre
ata
Gertrudes, a Lhama
Não sei como está o progresso do desenvolvimento, mas não vale mais a pena colocar o Android Nougat no Lumia 535? Tinham feito um port dele que tava usável até, há um tempo atrás.
Vin Diesel
Tem por 329 no ml tô ainda interessado
Epic Mac Fadden - ODZ -
Dou meus parabéns.
Vin Diesel
Para ô.
Diogo Nóbrega
Dou 220 + frete.
Vin Diesel
Te dou 200 nele
Don Ramón
E eu tô vendendo um 1020, no ML... rsrsrs
Epic Mac Fadden - ODZ -
Tô com meu L820 comprado no lançamento ainda vivo por causa disso.... "vivo", mas morto.... porque não agüenta o SO.... é um belo player de música com Telegram e cliente de email... que faz ligação. Pombo...
Epic Mac Fadden - ODZ -
Que bateria?
Epic Mac Fadden - ODZ -
Bom que todo mundo migrou daquela merda do G1zmorto.....
Santiago
Tambem prefiro acreditar nisso! Enquando isso to no Android.
Ramon Gonzalez
http://geradormemes.com/media/created/j2rg6q.jpg
e-Chaos from Brazil
Resta se conformar com o mercado monótono.
Nando
Se alguém ainda estiver interessado em ter um Windows Ponei, estou vendendo um Lumia 930. http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/celulares/lumia-930-298962591
Tony Lins
Pois é, a Microsoft tomou muitas decisões que machucaram ainda mais a já pequena fatia de mercado que seu ecossistema mobile possuía, isso é inegável. Ontem eu finalmente atualizei o meu fadado Lumia 535 para o Windows 10 Mobile e fiquei surpreso com a estabilidade e fluidez do sistema, vide quando eu tive minha última experiência de performance em Lumias "novos" de meus amigos à época (640/640XL) - no começo do ano passado - e eu estou muito satisfeito com o trabalho que a MS e nossos queridos Insiders tiveram em otimizar e depurar o software, de modo que eu estou aproveitando a última build estável (10.0.14393.953/Março) de maneira aproximadamente igual ou superior ao WP8.1 no Lumia 535, que está equipado com um Snapdragon 200 (quad-core) e somente 1GB de RAM. Muitos outros e eu não ficamos nem um pouco felizes de ter o Lumia 520 (que eu possuo) entre outros deixado de lado, mas de todo modo, o meu 520 já estava literalmente caindo aos pedaços depois de anos "sofrendo" a meu serviço. Hoje em dia, nossa dependência em apps pode fazer com que não percebamos que ainda há muita coisa legal na plataforma Windows Mobile, detalhes que no fim se mostram como vantagens sobre outras como 2 anos de suporte a dispositivos e 3 para o software, se não me engano; esse teclado charmoso com um "Trackpoint para texto"! embutido, com suporte a vários idiomas, escrita rápida - não sei o que eles chamam, mas é uma boa implementação do Swipe - e com várias outras opções de customização... A Microsoft ainda tem a chance de ter seu lugar no mundo mobile, mas será necessário convencer definitivamente e converter muitos usuários de outras plataformas e da plataforma Windows de que ela (a Microsoft) está comprometida com os clientes. Eu ainda tenho um pé atrás por causa de seu histórico não muito bom em relação à isso, mas eu vejo também que a MS tem se esforçado em mudar em relação a esse assunto, pois vem sendo pressionada por seus clientes e ela mídia.
Breno
Essa m*rda que você menciona já esteve em vantagem em alguns países da Europa e tinha bastante usuários no Brasil. Menos OK.
Ed
Pohan
Henrique Queirós
Se a própria MS mata o SO dela... As outras empresas não vão fazer diferente
Exibir mais comentários