Início » Telecomunicações » Desligamento da TV analógica vai atrasar em algumas cidades

Desligamento da TV analógica vai atrasar em algumas cidades

Lucas Braga Por

Estamos a um passo de dar adeus às transmissões de TV analógica em todo o Brasil, mas isso vai demorar mais tempo que o planejado em algumas cidades. O Gired, grupo responsável pelo processo de digitalização de TV no Brasil, solicitou que o cronograma de desligamento fosse adiado em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e no interior de São Paulo.

Veja as novas datas:

  • Fortaleza: alterado de julho para setembro
  • Salvador: alterado de julho para setembro
  • Belo Horizonte: alterado de julho para a segunda semana de novembro
  • Interior de São Paulo: alterado de setembro para a quarta semana de novembro

O motivo para o adiamento é que algumas emissoras encontraram obstáculos para instalar estações em Belo Horizonte e interior de São Paulo. Além disso, houve dificuldade com a distribuição de kits com conversor digital e antena UHF para pessoas atendidas por programas sociais, como o Bolsa Família. Os conversores são importados da China e houve atraso na entrega dos equipamentos.

Para desativar a TV analógica, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações exige que pelo menos 93% dos domicílios de uma região estejam aptos para captar o sinal digital. Por isso, a entrega de conversores e antenas para beneficiários de programas sociais é primordial para que a meta seja alcançada. Esse adiamento já foi confirmado pelo ministro Gilberto Kassab.

Até o momento, o restante do cronograma está mantido. As próximas cidades a terem o sinal analógico desligado são Recife (em julho), Rio de Janeiro e Vitória (ambas em outubro).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

boa

Ramon Gonzalez
boa
AlxR

Pior de tudo é corrigir errado.

Meganegão
Pior de tudo é corrigir errado.
Olegario Souza
Sim, vai. Até lá chega a digital por torre e já terei ido para uma TV OLED 4k. Tenho ligado a TV raramente.
Caleb Enyawbruce

Analogico de parabolica nao sera desativado agora, mas futuramente também irá pro limbo. Ha um tempo descobri isso durante uma googlada.

Ramon Gonzalez
Analogico de parabolica nao sera desativado agora, mas futuramente também irá pro limbo. Ha um tempo descobri isso durante uma googlada.
Olegario Souza
Parabólica.
Arley Martins
Neim um conversor digital esse porcaria de pais é capaz de produzir, prefere importar e dar emprego pro pessoal la fora trabalhar e produzir e depois comprar, enquanto isso ja soma 13 milhões de desempregados e so aumentando. Aumenta imposto mais os ladroes não param, único jeito é estado islâmico fazer uma visita em brasília. Ta f....oda viver nesse pais.
Paulo Manso
"As próximas cidades a terem o sinal analógico desligado são Recife (em julho), Rio de Janeiro e Vitória (ambas em outubro)." Faltou Goiânia dia 31 de maio.
Carlos Matos
As emissoras fazem certas exigências, acredito que a contra partida seja essa.
Wellington Gabriel de Borba
Fora que a tecnologia é japonesa e o consórcio dono do modelo prometeu uma fábrica de chips no Brasil se a gente adotasse o ISTB.
Wellington Gabriel de Borba
Mês que vem vai desligar aqui em Goiânia e em umas quatro emissoras, pequenas é lógico, que ainda não tem sinal digital e nem toca no assunto. Será que o negócio vai?
Jefferson Rodrigues
Também, mas foi desrespeitoso.
Jefferson Rodrigues
Não há necessidade de ele ter feito isso. O cara não pediu a ajuda dele. Corrigir as pessoas soa deselegante. Você não percebeu a ironia dele ao escrever "de nada"?
Exibir mais comentários