Kickstarter vai ajudar projetos de hardware para evitar que mais campanhas fracassem

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
Matchstick
Matchstick, a alternativa mais barata ao Chromecast que nunca foi lançada

De vez em quando uma campanha de crowdfunding para criar um produto de hardware fracassa. Isso não se restringe a aventureiros, como novatos querendo vender smartphones com Windows no Brasil, mas também a empresas conhecidas: o Matchstick era uma alternativa certificada pela Mozilla para o Chromecast, e nunca foi lançado. Por isso, o Kickstarter fechou parcerias para ajudar nos projetos.

O Kickstarter Hardware Studio é uma parceria da plataforma de crowdfunding com a Avnet, distribuidora americana de componentes eletrônicos, e a consultoria Dragon Innovation, que já foi responsável por intermediar as relações entre a finada empresa de smartwatches Pebble e os fornecedores chineses; bem como fornecer suporte na fabricação das impressoras 3D da MakerBot.

O primeiro resultado dessa parceria é o Hardware Studio Toolkit, que consiste em aulas, ferramentas e dicas sobre prototipagem, engenharia, manufatura, gerenciamento de cadeia de suprimentos, estoque, custo de projeto e cronograma de produção. O conteúdo será gratuito para os criadores do Kickstarter, e a previsão é que o Hardware Studio Toolkit seja liberado em setembro.

Além disso, o Hardware Studio Connection vai permitir que os criadores do Kickstarter tenham contato direto com a Dragon Innovation e a Avnet. Eles terão descontos em consultorias e componentes de hardware, além de auxílios durante o ciclo de vida do produto, e poderão ter seus projetos destacados no site de crowdfunding.

De acordo com um estudo independente divulgado pelo próprio Kickstarter, 9% dos projetos não entregam os produtos que prometeram — não é um problema generalizado, mas é um número significativo. Veremos como o Hardware Studio pode ajudar a reduzir essa taxa. Todos os detalhes estão nesta página.

Receba mais sobre Kickstarter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados