Início » Telecomunicações » Gigantesco drone do Facebook faz voo de teste com sucesso

Gigantesco drone do Facebook faz voo de teste com sucesso

Emerson Alecrim Por

Cerca de dois anos se passaram desde que o Aquila foi anunciado e, mesmo assim, a ideia de fornecer internet a partir de um drone gigante soa estranha. Mas o Facebook não desistiu do projeto: recentemente, a aeronave completou o seu segundo voo em um teste que durou quase duas horas.

Facebook Aquila - voo

Para ser exato, o teste foi realizado em 22 de maio, apesar de ter sido divulgado só agora. Na ocasião, o Aquila sobrevoou o Deserto de Yuma, nos Estados Unidos, por uma hora e 46 minutos. Durante o voo, o drone chegou a superar 3 mil pés de altitude.

Não é uma altura muito alta. Mesmo assim, a tarefa foi complicada. Apesar de ter a envergadura de um Boeing 737 (nas palavras do próprio Facebook), o Aquila se move lentamente — voando contra o vento, a velocidade não passa de 25 km/h.

Essa vagarosidade não é uma falha de projeto. Como o Aquila está sendo desenvolvido para fornecer acesso à internet, é importante que ele sobrevoe a região atendida lentamente para não haver falhas na transmissão. Além disso, velocidades maiores provavelmente exigirão mais energia. O drone é alimentado a partir de painéis solares e deverá voar por até 90 dias seguidos sem realizar um único pouso.

Facebook Aquila

Ventos serão sempre uma complicação, de qualquer forma. O primeiro voo do Aquila, realizado em julho do ano passado, começou bem, mas a aeronave caiu depois de 96 minutos por causa dos ventos fortes.

O incidente serviu para que o Facebook pudesse fazer ajustes no projeto. O Aquila passou por mudanças aerodinâmicas, teve seu software de pilotagem automática atualizado e ganhou uma hélice para aterrissar com mais segurança, só para dar alguns exemplos.

Mas esse é um trabalho em andamento. O Facebook também instalou diversos sensores na aeronave para colher dados muito específicos, como a resistência do drone em certas altitudes, o gasto de energia sob determinadas condições, o comportamento diante de rajadas de vento e por aí vai.

Vale lembrar que o Aquila faz parte da Internet.org, divisão do Facebook que desenvolve projetos para levar acesso à internet a lugares isolados ou com infraestrutura precária.

Embora o último teste tenha terminado bem, ainda há muito trabalho a ser feito, razão pela qual o Facebook não dá previsão para que o Aquila entre efetivamente em operação.