Início » Internet » O tweet mais curtido da história é uma resposta à marcha pela supremacia branca

O tweet mais curtido da história é uma resposta à marcha pela supremacia branca

Felipe Ventura Por

A marcha de neonazistas em Charlottesville (EUA), que ocorreu neste final de semana, continua a repercutir forte no mundo da tecnologia. Vamos começar pelo aspecto mais positivo: o tweet mais curtido da história é uma mensagem de repúdio ao preconceito racial.

Barack Obama, ex-presidente dos EUA, divulgou em uma série de três tweets as seguintes palavras de Nelson Mandela: "ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, ou de sua origem, ou de sua religião. As pessoas precisam aprender a odiar, e se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar — porque o amor vem mais naturalmente ao coração humano do que seu oposto".

O primeiro tweet da série acumula mais de 3,3 milhões de curtidas. Ele também é o quinto tweet mais retuitado da história.

Após a marcha em Charlottesville, empresas de tecnologia tiveram que ser mais enérgicas ao lidar com extremistas. O Facebook baniu vários grupos promovendo discurso de ódio, e derrubou a página de evento para a marcha Unite the Right. O Reddit fechou a comunidade /r/Physical_Removal: lá, usuários torciam que as pessoas em subreddits anti-ódio fossem mortas, e até divulgavam poemas sobre matar outros.

Enquanto isso, o GoFundMe removeu campanhas de crowdfunding para James Fields, acusado de atropelar pessoas que manifestavam contra supremacistas, e também de matar a ativista Heather Heyer.

O GoFundMe diz à Reuters que continuará removendo qualquer campanha para Fields, porque a empresa proíbe o fomento do discurso de ódio e violência. Kickstarter e Indiegogo adotam a mesma política.

Nem toda plataforma segue essa regra, no entanto. Jason Kessler, que organizou a marcha em Charlottesville, arrecadou cerca de US$ 3 mil no RootBocks, site de crowdfunding que é "livre de censura política ou social".

O site Daily Stormer, que defendeu a morte de Heather Heyer, saiu do ar temporariamente porque seu domínio foi banido pela GoDaddy e pelo Google Domains. Eles acabaram migrando para a dark web.

Com informações: The Verge, Engadget, Reuters.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ligeiro
Cada país tem sua cultura e aspectos sociais que permitem tais mercados. O Brasil não tem uma cultura que permite isso. E do jeito que muitos de vocês que defendem o anarcocapitalismo fazem, nunca terão...
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Coisas que não dão lucro, como por exemplo... vacinas para doenças comuns em regiões ermas. Dengue? não existe vacina ainda por causa do capitalismo. Aliás... vamos pegar qualquer doença. por que gastar energia numa cura se posso criar uma indústria de tratamento? Que importância devemos dar à saúde e ao bem-estar humanos, se este se contrapõe ao lucro? Elon Musk é um tremendo ponto fora da curva e, portanto, não pode ser tomado como regra - na verdade ele é a exceção que a prova. o cara sabe ganhar dinheiro e tem vontade de fazer mudanças. e aqui te dou uma dica pra vida: ricos não gostam de mudanças, porque com ela vem riscos. Só tem uma coisa que rico gosta menos que risco: os pobres. Aliás... sabe quem iniciou essa curiosidade com relação ao espaço? os primeiros que foram pra lá. adivinha? SOCIALISTAS. Capitalismo só correu atrás pra não passar vergonha. Essa "liberdade"a que você se refere é bem falsa, na verdade. posso deixar o pesquisador pesquisar o que ele quiser - desde que não seja no horário em que ele esteja trabalhando. e o tempo de descanso e lazer, ficam comprometidos? se ele trabalha em função do LUCRO, ele não necessariamente trabalha em função do CONHECIMENTO. Atente a esse detalhe.
Felipe Costa Gualberto
Nenhum! E da mesma forma, não existe nenhum país onde o mercado é completamente controlado. Em outras palavras, não existe um anarcocapitalismo pleno / comunismo pleno porque ambas as doutrinas são utópicas. Todos os países estão num espectro que está no meio termo desses dois tipos de arranjo. Como libertário, o que almejo é, obviamente, um anarcocapitalismo e preferir medidas de mais liberdade ao indivíduo que controle estatal. O que te posso afirmar categoricamente é que países que possuem maior liberdade econômica são mais desenvolvidos. Os países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), ex-integrantes da União Soviéticas, passaram a adotar medidas mais livres para a economia desde a secessão com o bloco comunista (1991) e estão dando um pau no Brasil. A Polônia, que tem ótimos motivos para ser traumatizada com Nazismo e Comunismo, está crescendo também a largas passadas.
Ligeiro
cite paises onde há mercado livre sem interferência estatal.
Felipe Costa Gualberto
Discordo sobre sua opinião de que o estado cria condições de pesquisa melhor que a iniciativa privada. Claro que há lados em que um lado sobrepuja o outro, mas creio que há mais bons exemplos no lado privado que no estatal. Por exemplo, Elon Musk. Ele montou um império privado que em 10 anos ultrapassou a tecnologia de 50 anos da NASA. Os pesquisadores dele são cobrados e tem que entregar resultados. Ele recrutou os melhores e os melhores disputam para ter uma vaga no P&D na SpaceX ou Tesla. Se eles quiserem pesquisar sobre botânica, que pesquisem no tempo livre deles, pois são livres e não há nenhuma guilda ou estado ditando o que devem fazer. Ou montem uma associação de atividades extracurriculares na empresa, sei lá. --- O financiamento para obter um retorno a longo prazo é uma praxe comum de investidores, não me recordo de ler algo afirmando o contrário alguma vez. --- Seu questionamento é muito bom. Para que vamos gastar energia e dinheiro em algo que não dá lucro?
CtbaBr©
Arial Black só!
Gesonel o Mestre dos Disfarces
fontes?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Desculpa, não entendi muito bem o que quis dizer.
PPKX XD ?????????
Não estou dizendo que não pode descer, estou dizendo que ele passa a mão na cabeça dos caras, pra ele tudo é culpa da sociedade e o criminoso não tem culpa do que faz... Claro que a opção 2 é a melhor, mas ele não é o único que luta por isso, a diferença é que ele acha que há uma "desculpa" para o que acontece hoje, eu acho que mesmo com a opção 2 você tem que ter um policiamento e repressão de crimes ostensivo, caso contrário não vai desestimular esse estilo de vida
Rodrigo
E o que você acha: 1. O favelado não poderia descer da favela, afinal, não deve se misturar com a "cidade" e o "cidadão de bem" 2. Poder descer e trabalhar? No segundo caso, como poderíamos fazer para a pessoa descer da favela, trabalhar e voltar pra casa normalmente, de forma mais eficaz: 1. Entupir as ruas de policiais, matar bandidos e suspeitos (leia: negros e pobres); ou: 2. Melhorar a distribuição de renda (reforma tributária, política de valorização da educação básica, principalmente voltado à renda de professores e valor investido nas escolas); Incluir a maconha no comércio, regulando seu consumo, inclusive com tributos?
PPKX XD ?????????
Muitos países, como a China, se aproveitam do capitalismo dos ricos para melhorar a situação do povo e do país, mesmo com salários baixos inicialmente, outros puramente exploram
Deilan Nunes
Sim. ha algum tenpo atras ocorreu movimento de supremacia brancas e em que negros queimaram igrejas e pregavam uma suposta superioridade " da raça negra" (sic). e praticamente não teve nenhuma repercussão...
Anderson
Não são só os governantes não. As multinacionais arrasam e assolam o país. O capitalismo que dá "quase certo" de alguns países vive às custas de outros, que são explorados ao extremo. Vejam documentários e analisem informações sobre como funcionam a expansão de mega franquias e de multinacionais pelo mundo. O mercado financeiro é predatório e para sobreviver precisa da "morte" ou escassez financeira de muitas pessoas.
Anderson
Se nem no comércio dá certo, imagine no resto meu caro.
CtbaBr©
Essas questões se entrelaçam, no incio da 2ª Guerra os EUA e o Brasil não tinham um posicionamento definido. Os EUA faziam comercio com os nazistas, assim como faziam com os aliados, em plena Guerra na Europa, em uma determinada ocasião, os EAU receberam uma comissão nazista para negociar o comercio entre os dois países! Como eu disse e repito, isso só mudou depois de Pearl Harbor!
Gesonel o Mestre dos Disfarces
De qualquer forma, ainda está longe de chegar a uma conclusão de que a CLT seria coisa de fascista. ou pior, dizer que por isso é "coisa de esquerda" (que aliás, vejo os críticos cada vez menos capazes de definir o que é esquerda, afinal).
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Oi? Não misture e nem bagunce a linha temporal do teatro do pacífico com o teatro europeu, cara!
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Não fique ofendido. não ataquei sua pessoa, mas a idéia que vc está defendendo.
CtbaBr©
Ok, se você considera meu pensamento "muito medíocre", obviamente não ha motivo para que eu o exponha a você! Um abraço!
CtbaBr©
Eu não disse que a CLT é uma "copia" da Carta del Lavoro, Eu disse que: "Getúlio Vargas era um admirador do Fascismo de Mussolini, quando ele implementou a CLT, se inspirou na Carta del Lavoro!" Eu respeito a sua opinião, você não precisa concordar comigo, mas não tente deturpar o que eu disse! É notório que Getúlio era um admirador do Fascismo, e até mesmo mostrava apreço pelo Nazismo, mas não se espante, no incio até mesmo os EUA balançaram, muitos la pensaram em apoiar Hitler. Depois de Pearl Harbor tudo mudou, com o posicionamento dos EUA contra o "Eixo", Roosevelt pressionou Getúlio, que a troco do perdão de uma divida brasileira se posicionou também contra o "Eixo"!
Gesonel o Mestre dos Disfarces
"Como lembrou o jurista Arnaldo Sussekind, a CLT não pode ser uma cópia da Carta Del Lavoro, em primeiro lugar, por uma questão matemática: a CLT possuía, quando da sua promulgação, 921 artigos. A Carta Del Lavoro apenas 30. Desses, somente 11 leis estão em ambos os documentos. E muitas delas versam sobre temas que nada tem a ver com o fascismo, como a criação da Justiça do Trabalho."
Gesonel o Mestre dos Disfarces
É tão ilógico quanto: "se você defende a tolerância, deve ser tolerante com a id;eia de acabar com ela." Se eu ganhasse um CENTAVO para cada sofisma que vem da direita, eu tava mais rico que a camareira da esposa do vampirão.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Associar a CLT com fascismo é um pensamento muito medíocre - até porque a CLT sofreu MUITAS alterações com o tempo. você não pode ignorar a valorização do trabalho (e não do trabalhador) em regimes fascistas - por isso que você pode ver foice e martelo em materiais nazistas, mesmo ele sendo de direita): Recomendo esta leitura aqui e, se possivel, algumas considerações suas após fazê-lo.: https://voyager1.net/historia/a-clt-nao-e-fascista/
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Sabe quem cria as melhores condições para pesquisa e desenvolvimento em nosso mundo? O ESTADO. äh, mas as universidades dos EUA são privadas, seu comunista malvadão!". Sim, são. e recebem MUITO dinheiro do governo para fazerem pesquisas. Legal você falar de comunismo pleno, mas como o próprio marx falou, é um ideal a ser atingido após o socialismo. e moeda (num sentido amplo) não é demonizada em momento algum e se ainda servir como ferramenta para valoração do trabalho, não há problema algum. dinheiro não é igual a capitalismo. existia dinheiro na Uniào Soviética. surpreso? Se eu te falar que não existe "mercado" para a ciência, você abandona essa idéia? Pode, claro, existir desenvolvimento para superar concorrentes, mas enquanto houver lucro, o empresário não vai desperdiçar dinheiro com uma coisa que custa muito e demora a dar resultados (quando dá). E sobre liberdade de pesquisa, veja você, ela existe no setor público, enquanto no setor privado não (claro, se me mostrar um caso de uma empresa de eletrônicos que deixou um funcionário pesquisar livremente sobre a botânica... ) :)
Meganegão
Os comentários são a melhor parte. Ver a molecada brigando é demais.
Marcus Araújo
Não adianta muito, ideologicamente falando, supostamente combater pelos quatros cantos da internet a ridícula defesa da supremacia branca se em outros posts defendem uma suposta supremacia de gênero, de etnia e de orientação sexual como se determinados seres humanos fossem, por natureza, mais capazes de exercer determinadas profissões. Não que este comentário tenha necessariamente a ver com o post, estou apenas dizendo e fazendo um link com as últimas polêmicas e comentários mais do que desnecessários que foram feitos por aqui no TB ultimamente (e não estou dizendo aqui que o blog endossa essas ideias, longe disso; me refiro aos comentários). Pra mim, não faz sentido nas falas de quem diz que supremacia branca é uma ideia ridícula, mas concorda com o tal do ex-engenheiro do Google que é incapaz de observar que competência e diversidade não se excluem. Ainda que muitos não gostem e torçam o nariz para quem diz que "tudo é nazismo", não é necessário ir muito longe para notar que a base de defesa de ambas as ideias é a mesma (predisposição natural de determinados humanos para exercer superioridade aos demais em algo). Dito isso, acho execrável qualquer pensamento que siga por base essa linha de "naturalmente mais capaz do que os demais que não nasceram/são assim".
Felipe Costa Gualberto
Curiosamente, monopólios só existem em sociedades em que há intervenção estatal na economia. Por exemplo, peguemos a JBS. Ela pode pegar crédito mais barato no BNDES em relação aos concorrentes, que tem que mostrar até exame do pezinho para conseguir crédito a altos juros no Itaú e olhe lá. Com isso, a JBS tem maior capital para expansão e tem poder inclusive de comprar os concorrentes. No topo da política dos campeões nacionais instaurado no final da década passada, chegou a ser a maior empresa fornecedora de carne bovina do mundo. Sua influência era tamanha que ela comprava até fiscais que determinavam a qualidade de seu produto. Suponha que nunca houvesse um BNDES na vida da JBS: creio eu que teríamos muito mais players no mercado de carne bovina. Dessa forma, o preço médio da carne bovina seria mais baixo por causa da competição e, arrisco dizer sem medo de errar, com uma qualidade melhor. Sobre a Petrobrás: além de ter o benefício de pegar crédito com o BNDES e ter as vantagens acima, existia até o final de 2016 literalmente uma lei que obrigava a Petrobrás a participar com 30% em qualquer empreendimento que extraísse recursos de um campo do pré-sal. Qual é o incentivo de inovação que uma empresa irá buscar sendo que ela possui, garantidamente, uma reserva de mercado de 30% em qualquer empreendimento do país, por lei? O Ciro Gomes cometeu a falácia de dizer que o mercado livre falhou e citou postos de gasolina como exemplo. Se você quiser abrir um posto de gasolina na sua rua hoje, terá que enfrentar barreiras burocráticas inimagináveis e desembolsar um valor de investimento desproporcional para conseguir fazê-lo funcionar. Os grandes empresários formaram uma aliança com o estado para criar barreiras de entrada a novos players. Não conheço a fundo sobre empresas americanas, mas tem um caso de estudo interessante da Amazon. O Jeff Bezos posa como "filho do liberalismo, que começou do zero", mas somente parte disso é verdade. Cada vez mais há evidências que a Amazon é uma JBS Americana: ela pega crédito mais barato que os concorrentes, os compra e vende mais barato para quebrá-los. --- Sobre a degradação da natureza. Suponha que você tenha uma fazenda e venda gado de corte. Você não pode matar todo seu gado senão você irá conseguir reproduzi-los para vender mais nos próximos anos. Em outras palavras, você tem que preservar e "reflorestar" (fazendo analogia ao caso de desmatamento) senão terá que fechar seu negócio em curto prazo. Qual cenário hoje? "A Amazônia é do povo brasileiro". Sabemos muito bem que o que é público, não é de ninguém. Fazendo uma analogia ao caso da fazenda, se existisse gado na natureza que você pudesse facilmente abater (burlando leis de preservação estatistas), haveria uma chacina, porque a propriedade não é sua. Minha conclusão é que se todo território for propriedade de alguém, o impacto ambiental seria reduzido drasticamente. Outro caso: historicamente, o preço por MWh de energia eólica (energia limpa) sempre foi mais caro que o preço por MWh de energia por carvão mineral. Capitalistas simplesmente começaram a querer entrar no mercado de energia limpa porque sabe que pode ganhar dinheiro com isso e, pelos anos, investiram bastante dinheiro para baratear o custo, desde 1970. O resultado é que hoje o custo da energia eólica bateu o custo da energia por carvão mineral! É interessante notar que capitalistas egoístas e provavelmente pouco se lixando para o meio ambiente estão ajudando drasticamente o meio ambiente. Peguemos também o Uber. O fundador do Uber (convenhamos, ele parece ser um mau caráter) estava apenas interessado em ganhar dinheiro, mas além de criar uma revolução tecnológica, barateou o transporte no mundo inteiro, aliviou o problema de trânsito nas cidades, quebrou monopólios de táxis e deu a oportunidade a vários indivíduos de serem os próprios donos do meio de produção.
Felipe Costa Gualberto
Acumular capital não é viés. Acumular capital é fundamental para criar mais riqueza na sociedade. Na medida que um indivíduo consegue poupar, ele pode fazer investimentos em novos meios de produção para conseguir produzir mais. Ao aumentar a produtividade, ele consegue vender os produtos por um preço menor e beneficiar um grande número de pessoas.
John Smith
Não entendi. Você está insinuando que a repercussão do ocorrido é simplesmente pelo fato de... os participante serem brancos?
Ligeiro
Sem ele, não há mercado livre. É, monopólios são mercados livres, né? Google, Facebook, Shell, Petrobras, etc... Não há empresas disputando para oferecer o melhor serviço ao menor custo Depende de como tal capitalismo é gerido. Na verdade, é mais fácil ocorrer um "cartel" (as empresas se unem e criam um patamar artificial) do que uma concorrência plena. Sim, Stalin foi um m***, e muitos da esquerda admitem isso e na verdade nem vão mais pela linha dele se quer saber. Muitos que se dizem "de esquerda" buscam na verdade tentar achar uma política de equilíbrio entre o que a pessoa produz e o que a pessoa pode ganhar. O defeito principal do capitalismo é justamente o fator "acumulação": acumular gera distorções, diferenças. Sendo que o ser humano facilmente degrada a natureza para satisfazer suas necessidades (moradia, alimento, etc...), por séculos o que mais fazemos foi comprar e vender o que "não é nosso" (a natureza). Resultado ta aí: estamos criando lixo e vivendo deste lixo, ao invés de ter rios limpos, ar respirável, temperatura equalizada e qualidade de vida. Tiramos de tribos e comunidades que não mudaram seu estilo de vida justamente pois pensam que o mundo não é tão "lógico" como muitos de vocês pensam, e vendemos para assassinos e covardes que se enriquecem usando dos outros. Não, o socialismo não é a solução. Nem o capitalismo. Não existe solução ideal se as pessoas não refletirem um pouco sobre o que fazem no universo além de no mínimo xingarem umas as outras só porque tiraram da zona de conforto...
Ligeiro
Meio confuso na verdade, pois o pessoal associa o Comunismo com os regimes (Mao, Stalin, Castros, Jong-un, Chavez), mas esquece que o comunismo em si é uma ideologia, tal como o capitalismo. Os regimes que "tentaram fazer uso" da ideia é que tomaram o termo para si. Podemos dizer assim: Fascismo: Regime onde o Estado é o gestor-mor da vida social. Nazismo: Regime baseado no Fascismo, onde somou-se a ideia de "supremacia de um grupo étnico". Comunismo: Ideologia pensada por Karl Marx, onde teoricamente todo meio de produção e gestão é da população. Regime Social-Comunista: Regime onde o Estado implanta um sistema baseado no Comunismo, mas não interfere totalmente em sua gestão. Apenas auxilia na adminstração, como baseado na teoria original. Regime Comunista (insira aqui qualquer um dos países atuais que se dizem): Regimes que tentaram implantar um "Comunismo de Estado", ou "Comunismo Fascista", baseados em líderes dogmáticos e destacados, controle total do Estado na cultura, produção e política (com influência plena e ausência de oposição), e que tentam usar a força para implantar ou manter seus ideais, sejam eles artificiais (baseados no poder de uma "elite política") ou democráticas (baseados no poder de uma população, este exemplo sendo nulo na condição atual).
Ligeiro
Com o perdão, mas discordo. Neste caso o preconceito de vocês contra os preconceituosos está gerando um ódio também. Tenho um pouco desta teoria também de que preconceito, racismo e outros acabam de alguma forma gerando uma "defesa" para impedir crimes. É estúpida esta ideia, eu sei. Mas não consigo achar outro argumento para explicar o porque temos medo de outras pessoas em certas condições. É um dilema: as pessoas querem viver sem medo, mas temem umas as outras. E em partes, a culpa disto é também do preconceito. Lembrando que o preconceito também é repassado culturalmente entre vários em uma sociedade de conhecidos. Depende muito da vivência da pessoa e de seus costumes para ou viver sem ter preconceito nenhum, ou temer a qualquer um. O ruim é que este tipo de argumentação que uso realmente não cai bem, principalmente em uma época onde justamente discutimos preconceitos e tolerância. E certas coisas nem vou falar para não soar preconceituoso - até porque não é um bom lugar ou ritmo para continuar esta conversa.
Ligeiro
No entanto, é o preço que também acaba criando o viés de acumulação de capital, e por consequência, quaisquer problema social causado por isso.
Felipe Costa Gualberto
Nesse sentido, o "comunismo puro" se assemelha ao que chamamos hoje de anarcocomunismo. É bastante diferente de livre mercado, porque há extinção da propriedade privada e da moeda. Sem moeda, elimina-se o fundamento da entidade primária para se ter um livre mercado funcionar: o mecanismo de preços. O mecanismo de preço é riquíssimo porque através dele os produtores sabem o que devem produzir, que é o calcanhar de aquiles do anarcocomunismo.
CtbaBr©
Eu considero as atitudes de Jesus perfeitas! Mas no âmbito dos meros mortais, Mandela se destacou sem duvida.
Felipe Costa Gualberto
Remédios são criados por cientistas, e não por ciência. E o cientista precisa ter condições e os incentivos corretos para desenvolver novos remédios. Sobre o "ismo" envolvido, como se pode falar em dinheiro se num comunismo pleno há abolição de propriedade e a extinção da moeda? Qual cientista produz mais: um que deve enfrentar um mercado competitivo e tem acesso a recursos mais baratos ao seu redor para potencializar ao máximo sua produção, tendo liberdade sobre o que quer pesquisar ou um que não é recompensado pelas descobertas e deve seguir a linha de pesquisa que seu grupo coletivo (ou estado) determinou?
Felipe Costa Gualberto
O Capitalismo foi a maior bênção da humanidade. Sem ele, não há mercado livre. Não há empresas disputando para oferecer o melhor serviço ao menor custo. Sabe de que o regime stalinista e maoísta matou as pessoas? De fome. Um planejamento central é incapaz de dimensionar a rede de distribuição para cada ponto do país, gerando escassez pois não existe o mecanismo de preço. A primeira lei da economia é escassez. A primeira lei do socialismo é ignorar a primeira lei da economia.
Gedson Junior
Galera passando pano pra nazista na cara dura.
Vitor Mikaelson
Ao contrário. O capitalismo ajudou e está ajudando a diminuir morte, pobreza, etc. http://ourworldindata.org/
Renan
A crença de que alguns grupos étnicos são melhores que outros é muito mais antiga que o nazismo. O fator determinante das atrocidades desse regime não foi a divulgação de uma ideia.
CtbaBr©
Getúlio Vargas era um admirador do Fascismo de Mussolini, quando ele implementou a CLT, se inspirou na Carta del Lavoro! Hoje, ironicamente a esquerda brasileira não que mudar nada nessas leis que foram inspirada num modelo fascista!
CtbaBr©
Olhei superficialmente, depois vou ler melhor, mas a principio o artigo parece bem situado, valeu!
Jack Silsan
(Quando o estrangeirismo é tecnicamente desnecessário. E nada contra o inglês)
Diego F. Duarte
E o mais legal e: Estamos falando dos Nazistas, entao nao podemos falar dos Nazistas? huehuehueuhehuehuahu
Ligeiro
Bem, muitos não estão concordando com você. Você está odiando muitos que não concordam com você, por isso repete e implica até dizer chega isso se não estão depois discutindo em comunidades de comentaristas anonimos sobre seus atos de irritação por estasbandas...
Ligeiro
Mas quem está se portando como "dono da verdade" são muitos de vocês nos comentários quando impõe seus discursos por aqui, ainda mais de forma anônima e estúpida em muitos casos. Então talvez a censura ao menos amenize um pouco os discursos absurdos, deixando-os apenas centrados nos grupos próprios, ao invés de se espalharem. De fato, a não censura tem uma vantagem, pois uma vez exposto a opinião, ela pode ser debatida até seu fim. Mas como certas opiniões são difíceis de discutir - principalmente as políticas, o silêncio de muitos é uma forma mais apropriada de de lidar com isso do que o excesso de palavras.
Ligeiro
Cara, tem gente que se porta como inteligente, mas quando escreve... Quais provas dizem que tais "ideologias são de esquerda"? Por favor, converse com alguém de humanas urgente. Depois reclamam dos cachorros loucos...
Ligeiro
Sim, e na sua pokebola está escrito "voto pra f***er 2018". Quem me disse foi quem já viu ela. cara, quanta imaturidade sua aqui...
Ligeiro
Comunismo é uma coisa. O que stalin, maduro/chavez, os castros e os jong un fazem é outra. São ditaduras que se dizem socialistas ou comunistas, mas na verdade o mercado é regulado por um "mestre" (governo). Ou seja, não está na mão da população. O "comunismo puro", no sentido marxista, refere-se a uma sociedade sem classes (sociedade regulada), sem Estado (ácrata ou apátrida) e livre de quaisquer tipos de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente e permitindo dessa maneira que cada membro da sociedade organizada possa participar do processo, tanto na esfera política e econômica da vida pública e/ou privada. (Wikipedia) Não é tão diferente da ideia de "livre mercado", a propósito.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Nazismo é diferente de comunismo. Quem matou mais ou menos já é outra discussão.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Remédios são criados pela ciência, o "ismo" só define quem ganha dinheiro com isso. no capitalismo, o empresário dono da farmacêutica; no socialismo, o cientista. Empregos, novamente, existem em qualquer ismo. o ismo só define quem ganha dinheiro com aquele trabalho. no capitalismo, o dono da empresa; no socialismo, os trabalhadores. Qual deles é mais justo, na sua opinião?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
É necessário reforçar que essas idéias são erradas e perigosas, se divulgadas. A história taí pra mostrar isso.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Intolerantes não merecem tolerância, afinal eles não querem ela.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Tamanho do estado é outro eixo, e não um reflexo de direita e esquerda. existem governos de esquerda pequenos, e governos de direta grandes. Resumir uma coisa ou outra é simplismo... e a vida não é simples.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Nazismo não é de esquerda. na marcha, chamada "Unite the RIGHT" era possível ver inclusive bandeiras do liberalismo econômico! Nazismo é de direita.
PPKX XD ?????????
Esse negócio que vc fumou é bom hein, a ditadura militarista no Brasil foi de esquerda então?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Mises apoiava o nazismo/fascismo. https://voyager1.net/politica/7-vezes-em-que-mises-refutou-os-neoliberais-de-internet/
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Na verdade não, afinal o comunismo não prega superioridade de uns sobre outros, limpeza étnica, etc.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Raízes socialistas? pelo contrário, raízes liberais!
Marcus Pessoa
O que voce acha certo ou errado é irrelevante. O que é relevante é a liberdade de alguém propor uma ideia e não ser preso ou processado por causa disso. O que essa ultra direita quer é criminalizar os partidos socialistas.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
não, cara. isso é MAIS que o capitalismo. capitalismo não é apenas comércio.
Deilan Nunes
Quería que tbm tivesse essa mesma repercussão quando grupos supremacistas negros fazem coisa similar...
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Regime militar brasileiro, 1964-1985.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Um era contra o outro, amigo. quem te falou isso ou estava enganado ou tentou te enganar.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
O que conheço de gente de esquerda que é keynesianista na prática...
Deilan Nunes
O capitalismo salva muitos criando remédios e novas formas de produção e distribuição que diminuem os preços e torna acessível as pessoas mais pobres, alem de dar empregos para pessoas em paises miseráveis que, se não tivesse esses empregos, morreriam de fome...
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Já estão tentado usar a lei de godwin pra invalidar qualquer agumento sobre nazismo, simplesmente porque... "falou de nazismo está automaticamente sem argumentos hurr durr"
Gesonel o Mestre dos Disfarces
O regime stalinista matou muita gente, de fato. mas se formos comparar sistemas de produção, o capitalismo mata MUITO até hoje. Talvez seja até mais letal que o socialismo.
Ligeiro
Nem Jesus foi perfeito, mas consideremos. Até porque se a história está certa, ele foi morto em prol da paz...
Ligeiro
Sim, loucura. - Loucura ficar gritando anonimamente por aí querendo se provar "certo" na internet. - Loucura levar essa sua ideia como verdade absoluta. Ignorar a história contada e verificada (se bem que não duvido que nem tenham lido nada sobre a história - nem eu li e sinceramente não tou com paciência). -Loucura discutir como se quisesse provar para si mesmo que o futuro será este. Mas como sempre me dizem: o que é normal, afinal? Se não fosse essa possibilidade do anonimato que vocês tem aqui, acho que nem estariam discutindo online, né? Cara, uma dica: procure um texto do New York Time sobre os "caras do sotão e a relação com Trump". Não quero lhe tratar como alguém "ruim", mas acho que o que tu mais precisa é de alguém que lhe explique melhor o mundo. Pois sua visão está limitada por uma emoção.
Deilan Nunes
Fico surpreso q em 2017 temos q dizer p pessoas q ser Socialista é errado, isso deveria ser tipo... Consenso!
Ligeiro
Se nem o Gizmodo conseguiu dar conta deles...
Bruno Santos
O cara fala que nazismo tem que ser banido mas tu so enxerga a parte do socialismo e ainda chama ele de nazista, justamente pq ele é contra tua ideologia. Se for chamar todo mundo com quem n concordo de nazista então todo mundo é nazista. Tem que proibir qualquer extremismo sim, o mundo eveloiu e a ideologia deve se adaptar tbm(hoje a esquerda aceitável é a social democrata). E que fique claro que a única diferença entre nazismo e comunismo é que não tem ninguém por ai falando "o nazismo de verdade nunca foi implantado", ao contrario do que se diz do comunismo, igualmente danoso se fosse implantado em sua totalidade.
Ricardo - Vaz Lobo
Um artigo pra ler quando tiver tempo: https://www.institutoliberal.org.br/blog/visao-liberal-conservadora-sobre-o-nazismo/
Jack Silsan
É muito engraçado ver essas pessoas falando em supremacia como se elas fossem de fato membros de uma "raça pura", apartadas num estado de perfeição de todas as outras. O estudo genético porém mostra que somos bem menos "puros" do que pensamos https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/23/ciencia/1487868615_293495.html https://uploads.disquscdn.com/images/3b54cb532aaba171492c50fde18a2cc75339d19df5fcf6b48afc9c9267e92234.jpg A própria idéia de uma espécie bem definida ganha contornos nebulosos quando se estuda a genética de qualquer coisa viva no planeta, com áreas cinzas nas quais a natureza coloca mais de um grupo. Todo mundo tá no mesmo barco, tomando temporariamente para si um parte de um largo pool genético e se beneficiando de suas amplas possibilidades. Sobra ressentimento, de tudo que é lado, pelo nosso horrendo passado de escravidão e intolerância, de crenças em teses naturalistas a muito desmentidas em lendas sobre a grandiosidades de uns poucos em detrimento do resto. E falta conhecimento científico e amor.
Daniel Ribeiro
Se for levar o título em consideração, então é preciso lembrar do título do partido do Hitler, certo? "Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães"
CtbaBr©
O socialismo (moderado) tem funcionado muito bem em vários países! O problema é que a definição de socialismo foi deturpada por regimes ditatoriais como o da Venezuela!
Lucky Dog
Diego, boa tarde. primeiro, antes que me xingue, te digo que concordo com vc que tais visões de mundo que ficaram em evidência neste fim de semana não são toleráveis. agora, vou te dizer, seu modo de discutir me incomoda, vc parece que é o dono da verdade, querendo ensinar as coisas para os outros como se estivesse criando seus filhos de 5 anos. é muita empáfia a cada comentário que vc postou por aqui. e no fim quer cobrar de um site de tecnologia que se posicione com a contundência de um portal político. vou defender o TB: recomendo ler com atenção as três ou quatro matérias que saíram sobre o tema por aqui: elas foram escritas de uma forma que você consegue perceber que há sim uma condenação dessa visão de mundo dos caras da marcha, mas por não ser um site de política os editores preferiram usar um tom mais discreto, porém firme. abraço
Lucky Dog
pô o título da marcha dos caras lá era Unite the Right :) o problema ao meu ver é usarmos duas palavras apenas para tentar definir um espectro gigante de posições diferentes. e pra piorar mais a palavra liberal é utilizada tanto no campo econômico pelos defensores do livre mercado quanto no campo dos costumes pelos defensores de valores mais abertos. no ponto que você comenta acho que há uma mistura entre ideais econômicos e ideais de moral/costumes. os alemães naquela época eram considerados de direita nessa parte dos costumes, por serem mais tradicionalistas.
Ricardo - Vaz Lobo
Acho que o único consenso nessa discussão é que, ser chamado de nazista é pior que ouvir que a mãe é operária do baixo meretrício.
Gustavo
vivi pra ver gente relativizando o NAZISMO! realmente por essa eu não esperava... realmente a humanidade está chegando ao fundo do poço... Já nós brasileiros, sempre vanguardistas, já chegamos lá...frases como "nazismo é de esquerda" e "Comunismo é pior que nazismo" comprovam...
Renan
Alguns falam em banir discursos de ódio. Eu vejo um problema aí. Boicotar discursos de neonazistas não é suficiente para mudar a opinião deles. Quanto mais eles falarem, mais fácil será entender como eles chegaram a suas conclusões e então partir para demonstrar premissas incorretas ou defeitos de falácia.
Daniel Ribeiro
Não não não... Tudo o que você ver relacionado a "Estado grande", "Estado forte", máquina pública, serviços públicos... Tudo esquerda. E o militarismo nada mais é do que o ápice disso (o estado totalmente dominante). A direita só quer saber de duas coisas: Dinheiro e Liberdade - O oposto do militarismo.
Diego F. Duarte
Eles esqueceram desse miserio detalhe
CtbaBr©
Eu acredito! Mas ai entraríamos em outras questões mais polemicas ainda!
PPKX XD ?????????
Ué, a direita não é militarista e já não foi fascista também? Não é ela que diz pra pegar em armas? Os supremacistas são de esquerda? Meu deus.... Acho que vc confundiu liberalismo com direita...
PPKX XD ?????????
Isso se vc acredita nesse UM...
CtbaBr©
Cara, nesse mundo só houve UM perfeito, fora ELE você encontrara defeitos em todos os outros, mas no geral alguns constroem mais que destroem, na minha opinião Mandela foi um desses!
Daniel Ribeiro
Nazismo, Comunismo, Socialismo e Fascismo - São todas ideologias de esquerda. A única ideologia da direita se chama "Capitalismo". Eu não entendo essa insistência em atacar "a direita" sendo que a direita não nada a ver com essa conversa... Os esquerdistas estão brigando entre eles próprios.
Loc-Nar
Com o devido respeito, são estarrecedoras as posições subjacentes dedutíveis de alguns comentários. A impressão que fica é que dá até para afirmar (sem muito risco de errar) que, se tivessem oportunidade, vários comentaristas fariam parte de uma "supremacia branca" qualquer, mas não por convicção ideológica e sim por pura falta de estudo e ignorância, fingindo saber daquilo que efetivamente não entendem.
CtbaBr©
Seria ótimo se o pessoal aproveitasse essa polemica e pesquisasse mais a respeito, existem muitos documentários sérios!
PPKX XD ?????????
Olavo de Carvalho é um idiota e Nazismo é um Fascismo de raízes Socialistas, o que não invalida a ideia totalmente.
Rodrigo
HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAHAHAHAH AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHA HAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAH Sério???
PPKX XD ?????????
Obrigado pela resposta inteligente. Algumas das coisas que vc citou são pontos de vista, como o caso do Lula mesmo. Soros pode ser sim esquerda, mas é questão de ponto de vista, acho ele e o Obama mais centro do que esquerda, fazem um mínimo na parte social, o que acho certo conforme a necessidade de cada país, mas não chegam perto de países nórdicos que flutuam entre os dois sistemas.
Marcus Pessoa
Assim falou o astrólogo Olavo de Carvalho.
Gustavo
Esqueceu de dizer que o nazismo era socialista. Ou seja, ambos andavam de mãos dadas.
Ricardo - Vaz Lobo
Olha a polêmica se desenhando.
Felipe Costa Gualberto
Mais surpreso ainda fico quando não incluem no bolo de nazismo, fascismo também o comunismo. Embora não seja eugenista, o comunismo matou mais que o nazismo e o fascismo juntos.
Rodrigo
Reza a lenda que Soros e cia. sejam esquerdistas. O cara ganha dinheiro da especulação financeira mas, né... O fato é que quando convém, é esquerda, quando não convém, não é. Para os direitistas, governo Lula foi esquerda. Para os PCO da vida, foi de direita. Para os extremo-direitas, PSDB é esquerda quase comunista. Para os PCO, é extrema-direita fascista.
CtbaBr©
Quanto aos nazistas e fascistas, penso exatamente como você Mas discordo quanto aos comunistas, foram genocidas até piores! A Revolução Bolchevique foi fomentada pela Alemanha, ela patrocinou e forneceu apoio logístico a Lenin, com o objetivo de tirar a Russia da 1ª Guerra. No inicio da 2ª Guerra, quando dividiram o Polônia meio a meio, Hitler e Stalin haviam assinado um tratado de aliança! Nazismo e Comunismo se opunham na retórica, mas nas ações foram iguais!
Exibir mais comentários