A marcha de neonazistas em Charlottesville (EUA), que ocorreu neste final de semana, continua a repercutir forte no mundo da tecnologia. Vamos começar pelo aspecto mais positivo: o tweet mais curtido da história é uma mensagem de repúdio ao preconceito racial.

Barack Obama, ex-presidente dos EUA, divulgou em uma série de três tweets as seguintes palavras de Nelson Mandela: “ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, ou de sua origem, ou de sua religião. As pessoas precisam aprender a odiar, e se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar — porque o amor vem mais naturalmente ao coração humano do que seu oposto”.

O primeiro tweet da série acumula mais de 3,3 milhões de curtidas. Ele também é o quinto tweet mais retuitado da história.

Após a marcha em Charlottesville, empresas de tecnologia tiveram que ser mais enérgicas ao lidar com extremistas. O Facebook baniu vários grupos promovendo discurso de ódio, e derrubou a página de evento para a marcha Unite the Right. O Reddit fechou a comunidade /r/Physical_Removal: lá, usuários torciam que as pessoas em subreddits anti-ódio fossem mortas, e até divulgavam poemas sobre matar outros.

Enquanto isso, o GoFundMe removeu campanhas de crowdfunding para James Fields, acusado de atropelar pessoas que manifestavam contra supremacistas, e também de matar a ativista Heather Heyer.

O GoFundMe diz à Reuters que continuará removendo qualquer campanha para Fields, porque a empresa proíbe o fomento do discurso de ódio e violência. Kickstarter e Indiegogo adotam a mesma política.

Nem toda plataforma segue essa regra, no entanto. Jason Kessler, que organizou a marcha em Charlottesville, arrecadou cerca de US$ 3 mil no RootBocks, site de crowdfunding que é “livre de censura política ou social”.

O site Daily Stormer, que defendeu a morte de Heather Heyer, saiu do ar temporariamente porque seu domínio foi banido pela GoDaddy e pelo Google Domains. Eles acabaram migrando para a dark web.

Com informações: The Verge, Engadget, Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ligeiro
Cada país tem sua cultura e aspectos sociais que permitem tais mercados. O Brasil não tem uma cultura que permite isso. E do jeito que muitos de vocês que defendem o anarcocapitalismo fazem, nunca terão...
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Coisas que não dão lucro, como por exemplo... vacinas para doenças comuns em regiões ermas. Dengue? não existe vacina ainda por causa do capitalismo. Aliás... vamos pegar qualquer doença. por que gastar energia numa cura se posso criar uma indústria de tratamento? Que importância devemos dar à saúde e ao bem-estar humanos, se este se contrapõe ao lucro? Elon Musk é um tremendo ponto fora da curva e, portanto, não pode ser tomado como regra - na verdade ele é a exceção que a prova. o cara sabe ganhar dinheiro e tem vontade de fazer mudanças. e aqui te dou uma dica pra vida: ricos não gostam de mudanças, porque com ela vem riscos. Só tem uma coisa que rico gosta menos que risco: os pobres. Aliás... sabe quem iniciou essa curiosidade com relação ao espaço? os primeiros que foram pra lá. adivinha? SOCIALISTAS. Capitalismo só correu atrás pra não passar vergonha. Essa "liberdade"a que você se refere é bem falsa, na verdade. posso deixar o pesquisador pesquisar o que ele quiser - desde que não seja no horário em que ele esteja trabalhando. e o tempo de descanso e lazer, ficam comprometidos? se ele trabalha em função do LUCRO, ele não necessariamente trabalha em função do CONHECIMENTO. Atente a esse detalhe.
Felipe Costa Gualberto
Nenhum! E da mesma forma, não existe nenhum país onde o mercado é completamente controlado. Em outras palavras, não existe um anarcocapitalismo pleno / comunismo pleno porque ambas as doutrinas são utópicas. Todos os países estão num espectro que está no meio termo desses dois tipos de arranjo. Como libertário, o que almejo é, obviamente, um anarcocapitalismo e preferir medidas de mais liberdade ao indivíduo que controle estatal. O que te posso afirmar categoricamente é que países que possuem maior liberdade econômica são mais desenvolvidos. Os países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), ex-integrantes da União Soviéticas, passaram a adotar medidas mais livres para a economia desde a secessão com o bloco comunista (1991) e estão dando um pau no Brasil. A Polônia, que tem ótimos motivos para ser traumatizada com Nazismo e Comunismo, está crescendo também a largas passadas.
Ligeiro
cite paises onde há mercado livre sem interferência estatal.
Felipe Costa Gualberto
Discordo sobre sua opinião de que o estado cria condições de pesquisa melhor que a iniciativa privada. Claro que há lados em que um lado sobrepuja o outro, mas creio que há mais bons exemplos no lado privado que no estatal. Por exemplo, Elon Musk. Ele montou um império privado que em 10 anos ultrapassou a tecnologia de 50 anos da NASA. Os pesquisadores dele são cobrados e tem que entregar resultados. Ele recrutou os melhores e os melhores disputam para ter uma vaga no P&D na SpaceX ou Tesla. Se eles quiserem pesquisar sobre botânica, que pesquisem no tempo livre deles, pois são livres e não há nenhuma guilda ou estado ditando o que devem fazer. Ou montem uma associação de atividades extracurriculares na empresa, sei lá. --- O financiamento para obter um retorno a longo prazo é uma praxe comum de investidores, não me recordo de ler algo afirmando o contrário alguma vez. --- Seu questionamento é muito bom. Para que vamos gastar energia e dinheiro em algo que não dá lucro?
CtbaBr©
Arial Black só!
Gesonel o Mestre dos Disfarces
fontes?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Desculpa, não entendi muito bem o que quis dizer.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não estou dizendo que não pode descer, estou dizendo que ele passa a mão na cabeça dos caras, pra ele tudo é culpa da sociedade e o criminoso não tem culpa do que faz...
Claro que a opção 2 é a melhor, mas ele não é o único que luta por isso, a diferença é que ele acha que há uma "desculpa" para o que acontece hoje, eu acho que mesmo com a opção 2 você tem que ter um policiamento e repressão de crimes ostensivo, caso contrário não vai desestimular esse estilo de vida

PPKX XD ?????????
Não estou dizendo que não pode descer, estou dizendo que ele passa a mão na cabeça dos caras, pra ele tudo é culpa da sociedade e o criminoso não tem culpa do que faz... Claro que a opção 2 é a melhor, mas ele não é o único que luta por isso, a diferença é que ele acha que há uma "desculpa" para o que acontece hoje, eu acho que mesmo com a opção 2 você tem que ter um policiamento e repressão de crimes ostensivo, caso contrário não vai desestimular esse estilo de vida
Pereira

E o que você acha:

1. O favelado não poderia descer da favela, afinal, não deve se misturar com a "cidade" e o "cidadão de bem"

2. Poder descer e trabalhar?

No segundo caso, como poderíamos fazer para a pessoa descer da favela, trabalhar e voltar pra casa normalmente, de forma mais eficaz:

1. Entupir as ruas de policiais, matar bandidos e suspeitos (leia: negros e pobres);

ou:

2. Melhorar a distribuição de renda (reforma tributária, política de valorização da educação básica, principalmente voltado à renda de professores e valor investido nas escolas); Incluir a maconha no comércio, regulando seu consumo, inclusive com tributos?

Rodrigo
E o que você acha: 1. O favelado não poderia descer da favela, afinal, não deve se misturar com a "cidade" e o "cidadão de bem" 2. Poder descer e trabalhar? No segundo caso, como poderíamos fazer para a pessoa descer da favela, trabalhar e voltar pra casa normalmente, de forma mais eficaz: 1. Entupir as ruas de policiais, matar bandidos e suspeitos (leia: negros e pobres); ou: 2. Melhorar a distribuição de renda (reforma tributária, política de valorização da educação básica, principalmente voltado à renda de professores e valor investido nas escolas); Incluir a maconha no comércio, regulando seu consumo, inclusive com tributos?
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Muitos países, como a China, se aproveitam do capitalismo dos ricos para melhorar a situação do povo e do país, mesmo com salários baixos inicialmente, outros puramente exploram

PPKX XD ?????????
Muitos países, como a China, se aproveitam do capitalismo dos ricos para melhorar a situação do povo e do país, mesmo com salários baixos inicialmente, outros puramente exploram
Deilan Nunes
Sim. ha algum tenpo atras ocorreu movimento de supremacia brancas e em que negros queimaram igrejas e pregavam uma suposta superioridade " da raça negra" (sic). e praticamente não teve nenhuma repercussão...
Exibir mais comentários