Início » Aplicativos e Software » Confirmado: Google anuncia Android 8.0 Oreo

Confirmado: Google anuncia Android 8.0 Oreo

Nova versão do Android tem melhorias no multitarefa, atualizações mais rápidas e outros refinamentos

Paulo Higa Por

A próxima versão do Android foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira (21) durante um evento em Nova York, no mesmo instante do eclipse solar total que foi observado na cidade. O nome, como vimos na semana passada, é Android 8.0 Oreo.

O Oreo chega com multitarefa mais econômico, central de notificações mais personalizável e uma série de refinamentos internos em relação ao Nougat.

Otimizações permitirão que o Android 8.0 consuma menos energia com aplicativos que rodam em plano de fundo, melhorando a autonomia dos smartphones e tablets. Além disso, as fabricantes poderão adotar uma variante otimizada para aparelhos de baixo custo, que promete funcionar bem mesmo com 512 MB de RAM.

As atualizações deverão ser mais rápidas, já que o Android ficou mais modular. Até então, liberar uma nova versão exigia, primeiro, que empresas como Qualcomm e MediaTek atualizassem os drivers; só depois o software era repassado às fabricantes, que então implementavam a interface, ajustavam apps e otimizavam o desempenho. Agora, as duas partes poderão trabalhar juntas, reduzindo a espera dos usuários.

Na central de notificações, cada aplicativo poderá ter seus próprios “canais”. Em um aplicativo de notícias, por exemplo, você poderia optar por receber alertas de notícias de tecnologia, mas bloquear as de política. O WhatsApp também poderia lançar uma atualização para permitir que notificações de mensagens individuais sejam exibidas, mas as em grupo não (fica a dica, Facebook).

Além disso, há melhorias na qualidade de som, suporte para múltiplas telas, modo picture in picture (PIP), ícones mais padronizados e suporte para preenchimento automático por aplicativos de gerenciamento de senhas. Descubra as melhores novidades do Android 8.0 Oreo.

O Android 8.0 Oreo estará disponível nesta segunda-feira (21) no Android Open Source Project (AOSP). Ele já está sendo testado pelas operadoras e será lançado em breve, começando pelos dispositivos Nexus e Pixel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Saulo Benigno
Mais informações por favor, como foi isso? O que mudou?
Keaton
Tá falando que o Google mente? D:
Wellington Guimarães

O Windows Phone 8/8.1 teve tudo pra formar um trio com Android e iOS... aí veio o Windows 10 e o Satya Nadella e estamos como estamos...

Wellington Guimarães

Bauny < Chocoresco < Negrito < Negresco < Oreo

johndoe1981

Escureto>Negresco.

johndoe1981

Nem 1 GB é suficiente para rodar liso. Até 2 GB de RAM tem sido complicado ultimamente.

johndoe1981

"Além disso, as fabricantes poderão adotar uma variante otimizada para aparelhos de baixo custo, que promete funcionar bem mesmo com 512 MB de RAM."

Desde o Lollipop que eu escuto essa história. Porém, na prática, Android em aparelhos com menos de 2 GB de RAM continua rodando sem fluidez.

Baidu feat MC Brinquedo
smart phone inteligente (esperto) phone (fone). Fonte: Arial 12 Este post foi patrocinado pela Yazigi, onde aprender inglês é grátis ou não.
Molinex
Mas é biscoito ou bolacha?
Abraão Caldas
Em 2015 árece;
Saulo Benigno
Mudou a fórmula?
Saulo Benigno
O que seria um "espertofone"?
Saulo Benigno
Eu ia falar a mesma coisa, a versão KitKat prometeu isso, toda versão vem prometendo isso. Nada muda.
Saulo Benigno
"O Oreo chega com multitarefa mais econômico, central de notificações mais personalizável e uma série de refinamentos internos em relação ao Nougat." Mas toda versão promete isso. Como assim?
Trovalds
Enquanto o Google insistir no kernel Linux, esqueça melhoria pra valer.
Exibir mais comentários