Na semana passada, pesquisadores do Google divulgaram a criação de um algoritmo que remove marcas d’água em fotos. O experimento poderia incomodar principalmente as empresas que ganham dinheiro com bancos de imagens — mas uma delas, a Shutterstock, já se precaveu.

Recapitulando: o algoritmo do Google analisa uma série de fotos do mesmo banco de imagens e, por meio de visão computacional, consegue aprender o formato da marca d’água. Então, ele cria automaticamente um filtro com base no padrão e consegue remover as proteções em massa.

O que a Shutterstock fez? Criou uma tecnologia que utiliza aprendizagem de máquina e “neutraliza o algoritmo ao inserir deliberadamente pequenas inconsistências nos padrões de marca d’água”, como explica o The Next Web. O CTO Martin Brodbeck comenta: “Mudar a opacidade e o local de uma marca d’água não a torna mais segura, mas mudar o formato sim”.

Por isso, em vez de colocar marcas d’água iguais em todas as fotos, a Shutterstock passou a incluir seu logotipo com algumas deformações, de forma que nenhuma marca seja igual a outra. Além disso, os nomes dos usuários que enviaram a foto são inclusos na marca, o que torna o formato mais imprevisível e dificulta a atuação do algoritmo do Google.

Essa é a solução sugerida pelos próprios pesquisadores do Google — que não pretendem lançar o algoritmo publicamente. O estudo foi liberado como forma de alertar as empresas de bancos de imagens; a Shutterstock já se preveniu, mas outras, como Adobe Stock e Can Stock, ainda precisam se mexer para proteger suas fotos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Quanto tempo até alguém reinventar esse algoritimo do google pra isso? :D
Doug

Um like para o “recapitulando”. Medida simples que permite o leitor compreender o contexto. Parabéns, Higa.

CtbaBr©
Acho que o Google já conseguiu vender um antidoto do seu veneno recém anunciado!
Andre Badiani
concordo plenamente, mas infelizmente não é o que eu vejo, tenho uma empresa que trabalha com impressão, corte laser e desenvolvimento de produto e sempre ta chegando imagens de baixa qualidade com filtro retirado, acho uma sacanagem pois é muito barato comprar as imagens nesses bancos.
Daniel Ribeiro
TRIGGERED
Caleb Enyawbruce
Sensacional como o "incentivo" do Google está dando certo.
Marvels
https://uploads.disquscdn.com/images/59a31035c4974e407cecbb1d75479bcf4ff9ebd17797dc73370c8dc9705959ce.jpg
Joselito Júnior
Melhor ainda!
josé
Bem, um profissional deveria pagar pela imagem
Andre Badiani
Resumindo agora vai ficar mais difícil ate para um profissional fazer o serviço!