Início » Software Web » Facebook testa pré-carregamento de vídeos no Android para não gastar seu plano de dados

Facebook testa pré-carregamento de vídeos no Android para não gastar seu plano de dados

Por
12/09/2017 às 11h15
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

É bem verdade que aquele ícone de raio dos Instant Articles nas publicações do Facebook estimula as pessoas a clicarem no link — afinal, o conteúdo já foi baixado para o smartphone e o carregamento será instantâneo. Então, a rede social começou a testar um recurso semelhante, só que para vídeos.

A ideia agora não é carregar os vídeos do Facebook mais rapidamente, mas economizar seu plano de dados. Funciona assim: quando você estiver em uma conexão Wi-Fi, o aplicativo do Facebook poderá baixar automaticamente alguns vídeos que você talvez visualize no futuro. Quando você estiver no 4G ou mesmo sem internet, os vídeos já estarão prontos para serem assistidos.

A novidade foi descoberta, de novo, por Matt Navarra, do The Next Web — ele também revelou recentemente os comentários com fundos coloridos no Facebook e o recurso de tweetstorm no aplicativo do Twitter. A imagem mostra que a novidade do Facebook, que ainda não tem nome (Instant Videos?) será indicada como o Instant Articles, com um ícone de raio no canto superior direito da publicação.

No Brasil, algumas operadoras já fornecem pacotes de internet que incluem Facebook à vontade, inclusive para assistir a vídeos, mas qualquer iniciativa no sentido de diminuir o consumo de dados é bem-vinda. Melhor para o Facebook, que deve ganhar mais dinheiro com anúncios nos vídeos.

Mais sobre:
  • Lucas Gasparotto 

    Eu acho besteira no momento que existe franquia a vontade com plano de dados. E outra, qual resolução que ele baixa? Quanto de espaço ele vai ocupar? Cada vez mais o FB vai ficando maior e maior.

    • Anderson Antonio Santos Costa

      Se fosse aqui no Brasil, essa medida compensava. Isso não seria bom em países onde as franquias de dados são ilimitadas, ou com redução de velocidade para 1 ou 2 Mbps após o consumo da franquia. Nos EUA já dá para ver vídeos em 480p, resolução boa para vídeos nos celulares sem gastar da franquia de dados.

      • Lucas Gasparotto 

        Mas no BR quase todas não cobram por tráfego do FB. Na minha pelo menos não cobra Whats, Twitter e FB..

  • Mago Erudito®

    O Facebook já é um app grande, pesado e gastador de bateria, agora vai ocupar mais espaço ainda?

    Daqui a pouco a melhor opção vai ser deletar isso!

    • Daqui a pouco não, essa já é a melhor opção.

    • John Smith

      Só uso no Chrome com um atalho no launcher… pro meu uso já é mais que o suficiente.

  • tuneman

    no futuro o facebook não vai exigir conexão constante.
    Ele vai pré carregar vários gigabytes de conteudo e assim irá iludir o usuário.