Os emojis se tornaram onipresentes em conversas, quer você goste ou não. O WhatsApp sempre se preocupou em manter um conjunto único de ícones em qualquer plataforma, seja Android, iOS, Windows Phone ou a web.

Mas, como nota o Emojipedia, o WhatsApp Beta para Android deixou de usar os emojis da Apple e adotou um design próprio, apesar de bem semelhante.

O Unicode Consortium é o órgão responsável por aprovar emojis. Eles oferecem um guia básico dos caracteres, e cada empresa fica livre para implementá-los da forma que achar melhor. Por isso, existem diferenças se você está no Windows ou no iOS, por exemplo.

O Mashable acredita que o WhatsApp teria que pagar uma taxa de licenciamento para usar emojis da Apple em outras plataformas. Ao criar ícones próprios, isso deixaria de ser um problema.

E, como você pode ver, as diferenças não são muito grandes:

Até mesmo o Google adotou um design semelhante ao da Apple para seus emojis no Android 8.0 Oreo. A ideia é evitar falhas de comunicação: um estudo mostrou que, como os emojis podem ser bem diferentes entre plataformas, eles ganham significados diferentes.

Enquanto isso, no Facebook Messenger…

Nesse espírito de unificação, o Facebook decidiu parar de usar emojis personalizados no Messenger. Daqui em diante, o app usará os emojis do próprio Facebook no Android e na web; e os ícones da Apple no iOS. Este é o antes e depois:

Ou seja, depois de muitos anos, os emojis estão finalmente começando a adotar um visual padrão, o que é ótimo para evitar problemas de comunicação. Espero que fabricantes como Samsung e LG sigam o exemplo — elas ainda usam ícones próprios que podem ser mal interpretados.

Com informações: Emojipedia, (2), Mashable, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paula Cordeiro
Odiei! Tem como voltar a ser como era antes? Já deixei de ser beta e mesmo assim ta do mesmo jeito
Nathan
Estranhei bastante, mas acho que é questão de se acostumar mesmo
Diego Castro
Os Emojis da Aplle são bem, mais bem melhores
John Smith
Não, não. Esse "problema" vai acontecer com o Facebook Messenger, pelo que entendi. Já o Whatsapp terá seus próprios emoji padrão em todas as plataformas (iOS, Android...).
Ed. Blake
Para o Facebook não existe android. Os apps são mal portados e pronto, usa quem quiser.
johndoe1981

Sim, pão de queijo murcho kkkkk é tosco demais huhauhau

Cássio Amaral
Sim, pão de queijo murcho kkkkk é tosco demais huhauhau
Victor Viana
Então não vai usar os da Apple mas vai usar um padrão só em todos os Android? Pq entendi que ia usar os do sistema. Aí ia dar problema devido a diversidade de androids
John Smith
Mas pão de queijo é bão, uai! PS: Os emojis do Google parecem "murchos", coisa horrível.
John Smith
Ué. Mas dentro do Whatsapp vai continuar tudo "unificado"; os novos emojis serão os mesmos para todos os usuários do aplicativo, independentemente da plataforma usada.
John Smith
Os primeiros da Microsoft (que vinham no Windows Phone) eram feios por serem extremamente simplificados, o que melhorou muito no Windows 10. Mas os do Google continuam horrorosos, quiseram fazer diferente mas no final ficaram parecendo murchos...
johndoe1981

Prefiro os emojis da Apple, talvez por já estar acostumado a eles no Whatsapp. Mas ainda é melhor que o lixo dos emojis do Google, que parecem mais um pão de queijo.

Cássio Amaral
Prefiro os emojis da Apple, talvez por já estar acostumado a eles no Whatsapp. Mas ainda é melhor que o lixo dos emojis do Google, que parecem mais um pão de queijo.
Fabio Rampazzo
Todos deveriam seguir um padrão, chega a ser irritante a diferença entre os emojis, principalmente os da Samsung.
Carlos Pacheco
Pior do que os emojis da MS e do Google não são...
Exibir mais comentários