Início » Celular » WhatsApp Beta deixa de usar emojis da Apple no Android

WhatsApp Beta deixa de usar emojis da Apple no Android

Por
2 anos atrás

Os emojis se tornaram onipresentes em conversas, quer você goste ou não. O WhatsApp sempre se preocupou em manter um conjunto único de ícones em qualquer plataforma, seja Android, iOS, Windows Phone ou a web.

Mas, como nota o Emojipedia, o WhatsApp Beta para Android deixou de usar os emojis da Apple e adotou um design próprio, apesar de bem semelhante.

O Unicode Consortium é o órgão responsável por aprovar emojis. Eles oferecem um guia básico dos caracteres, e cada empresa fica livre para implementá-los da forma que achar melhor. Por isso, existem diferenças se você está no Windows ou no iOS, por exemplo.

O Mashable acredita que o WhatsApp teria que pagar uma taxa de licenciamento para usar emojis da Apple em outras plataformas. Ao criar ícones próprios, isso deixaria de ser um problema.

E, como você pode ver, as diferenças não são muito grandes:

Até mesmo o Google adotou um design semelhante ao da Apple para seus emojis no Android 8.0 Oreo. A ideia é evitar falhas de comunicação: um estudo mostrou que, como os emojis podem ser bem diferentes entre plataformas, eles ganham significados diferentes.

Enquanto isso, no Facebook Messenger…

Nesse espírito de unificação, o Facebook decidiu parar de usar emojis personalizados no Messenger. Daqui em diante, o app usará os emojis do próprio Facebook no Android e na web; e os ícones da Apple no iOS. Este é o antes e depois:

Ou seja, depois de muitos anos, os emojis estão finalmente começando a adotar um visual padrão, o que é ótimo para evitar problemas de comunicação. Espero que fabricantes como Samsung e LG sigam o exemplo — elas ainda usam ícones próprios que podem ser mal interpretados.

Com informações: Emojipedia, (2), Mashable, The Next Web.