Diferente dos motores de combustão interna, os carros elétricos praticamente não emitem ruído. Isso pode causar acidentes, especialmente com pedestres que têm dificuldade para enxergar. Por isso, a Nissan revelou o som que seus veículos tocarão em baixas velocidades.

O som se chama Canto, um nome derivado do verbo que também utilizamos no português. Como descreve o Engadget, lembra a mistura do aquecimento de uma orquestra e aquele som da THX:

O tom do ruído muda de acordo com a aceleração e desaceleração do veículo, e também se o motorista está andando de ré. Ele é ativado apenas em velocidades de até 20 ou 30 km/h, dependendo da legislação de cada país – 20 km/h na União Europeia, 30 km/h nos Estados Unidos, ¯\_(ツ)_/¯ no Brasil.

A Nissan diz que o Canto foi criado para servir como som de alerta e também para “enriquecer o ambiente sonoro de uma típica rua urbana com um toque distinto da Nissan”. O volume será “claramente audível” sem perturbar os pedestres, passageiros e moradores.

Tecnocast 051 – O Fim dos Motores a Combustão

051-tecnocast

Recentemente o parlamento alemão votou pelo fim do motor a combustão interna. Eles querem que, a partir de 2030, o país não comercialize mais carros movidos a combustível fóssil, o que implicaria em um aumento enorme na demanda por energia elétrica.

Se a medida for efetivada, muita coisa mudaria. Ainda não temos baterias com grande autonomia e a matriz energética mundial é muito dependente de fontes não renováveis. O que seria necessário pra fazer essa mudança? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Programador Front-End
Serve tanto para os filmes de ação, ficção cientifica e vai até um suspense com aquela busina sinistra
Programador Front-End
SERIA LINDO
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não disse que não deve ter som, só disse especificamente que este som é assim na minha opinião, não reprovo a idéia geral, acho muito válida.

PPKX XD ?????????
Não disse que não deve ter som, só disse especificamente que este som é assim na minha opinião, não reprovo a idéia geral, acho muito válida.
Caleb Enyawbruce
Que vontade de ver o mundo recheado disso aí... vem logo, futuro!!
phsodre
Mas até onde entendi, a matéria deixou bem claro que a velocidade mínima se aplicará dependendo da legislação de cada país, então obviamente que a ideia é que se funcionasse aqui, se aplicaria as regras daqui né? Qnt a saber se ficaria confuso no trânsito os vários sons, isso ainda não é motivo pra reprovar de cara algo que ainda nem está em funcionamento. E nesse caso são questões bem fáceis de se resolver depois, trocando o som, ajustando com outras empresas que posteriormente possam vir a adotar o mesmo padrão. Tudo isso pode ser ajustado à medida que se fizer necessário, afinal os carros a combustão não vão sumir da noite para o dia, ainda tem muito para isso acontecer!
danielnbl

Não faz sentido. A buzina não serve para esse fim. Ela já é usada demais até.

daniel
Não faz sentido. A buzina não serve para esse fim. Ela já é usada demais até.
Caio
Acho engraçado como usam buzina pra chamar atenção de alguém enquanto usam o celular. A hipocrisia deveria ser estudada.
Caio
Acho engraçado como usam buzina pra chamar atenção de alguém enquanto usam o celular. Hipocrisia é sensacional.
Mauricio 🐢 GIZPREMIUM™

motoqueiro então, nem se fala...

Maurício
motoqueiro então, nem se fala...
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Numa rua vazia ou num mundo sem carros à gasolina pode até ser, mesmo assim achei o barulho muito baixo... o maior barulho vem dos pneus, que no futuro tendem a ser de baixa resistência justamente para melhorar consumo.
Vi alguns vídeos de Teslas, são ainda mais silenciosos que esse Nissan.

PPKX XD ?????????
Numa rua vazia ou num mundo sem carros à gasolina pode até ser, mesmo assim achei o barulho muito baixo... o maior barulho vem dos pneus, que no futuro tendem a ser de baixa resistência justamente para melhorar consumo. Vi alguns vídeos de Teslas, são ainda mais silenciosos que esse Nissan.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Como eu disse, motores em baixa rotação tem som muito baixo e bem parecido, exceto por diesel

Exibir mais comentários