Google encerra serviço que oferece preços de voos para outros sites

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Foto por Korneel Luth/Pixabay

O Google vai encerrar uma API que fornece preços de passagens aéreas para outros sites. O serviço QPX Express deixou de aceitar novos cadastros, e será desativado em 10 de abril de 2018.

“Nós decidimos não dar mais suporte para a API QPX Express devido ao baixo interesse entre nossos parceiros de viagem”, diz o Google em comunicado.

Este pode não ser o único motivo. O Google anunciou em 2010 a intenção de adquirir a ITA Software, responsável pelos produtos QPX. O órgão antitruste dos EUA aprovou a compra de US$ 700 milhões, com a exigência de que a API continuasse ativa por cinco anos. Esse prazo já acabou.

O QPX Express é gratuito para até 50 usos diários, e cobra US$ 0,02 por consulta adicional. Há também o QPX Enterprise, mais caro e voltado para grandes empresas; ele continuará funcionando.

Os serviços da QPX já tiveram vários clientes notáveis, incluindo Kayak.com, Alitalia, American Airlines, United Airlines e US Airways. Um porta-voz do Kayak.com diz, no entanto, que não será afetado pela mudança porque usa outras fontes para seus preços.

Existem APIs alternativas para obter preços de voos, como Fareportal, Skyscanner e Skypicker. E sites de viagens também podem criar seus próprios bancos de dados, lidando diretamente com as companhias aéreas.

Mas para o Google, o fim dessa API deixa clara sua ambição em se tornar um comparador de passagens aéreas. O Google Voos faz isso há anos e tem alguns recursos interessantes, como alertar quando os preços de voos estiverem prestes a aumentar.

O Google também está testando uma ferramenta para comparar preços de hotéis e apartamentos de curta temporada, competindo com Booking.com e Airbnb.

Com informações: TechCrunch, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados