Google vai mostrar quando passagens de avião costumam estar mais baratas

Novo recurso do Google Voos usa dados históricos para tentar prever qual o melhor período para fechar negócio; ferramenta não apareceu em testes com viagens no Brasil

Giovanni Santa Rosa
Por
Cabine de avião
Google Voos promete ajudar você a economizar nas suas próximas férias (Imagem: Suhyeon Choi/Unsplash)

Comprar passagens aéreas pode ser uma tarefa estressante. Os preços variam muito, e dá a maior raiva fechar uma viagem e ver que, na semana seguinte, você teria economizado uma boa quantia. O Google vai tentar ajudar. A partir de agora, o Google Voos (ou Google Flights) mostrará em que período as passagens costumam ficar mais baratas.

Com o novo recurso, ao buscar um voo, o Google dirá qual deve ser o melhor momento para comprar aquelas passagens por um preço menor.

No exemplo divulgado pela empresa, ao buscar um voo de Nova York para Miami de 21 a 29 de dezembro, o buscador diz que o período mais indicado para fechar negócio é entre 13 de setembro e 7 de dezembro.

“Os preços mais baixos para viagens semelhantes para Miami são normalmente encontrados entre 1 a 3 meses antes da decolagem. Durante este tempo, as passagens são, em média, US$ 59 mais baratas”, mostra a página.

Imagem de celular na página do Google Voos com aviso de que as passagens ficam mais baratas de um a três meses antes da decolagem
Novo recurso do Google Voos (Imagem: Divulgação/Google)

Novidade ainda não aparece em voos do Brasil

Eu simulei algumas viagens de São Paulo a Rio de Janeiro, Buenos Aires e Miami. Em nenhum dos três casos, o Google sugeriu um período para comprar passagens mais baratas.

Por outro lado, testei uma viagem de Los Angeles a Miami e a sugestão apareceu.

No comunicado, o Google diz que a informação “estará disponível para os voos onde o histórico de preços é sólido”.

Eu imagino que não seja o caso dos voos de São Paulo para outras cidades: falta de dados, pelo menos por enquanto.

Google oferece histórico e monitoramento de preços

A empresa ainda destaca outras ferramentas, que já estão no Google Voos há algum tempo.

Uma delas é o histórico de preços, que dá uma noção de qual o valor médio de uma passagem aérea e ainda mostra se o preço atual está abaixo ou acima dessa referência.

Outra é o monitoramento de preços. Com ele, você pode receber, em seu e-mail, atualizações sobre o preço de uma viagem consultada, seja para um período definido ou para qualquer data.

Com informações: Google

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados