Google vai mostrar quando passagens de avião costumam estar mais baratas

Novo recurso do Google Voos usa dados históricos para tentar prever qual o melhor período para fechar negócio; ferramenta não apareceu em testes com viagens no Brasil

Giovanni Santa Rosa

Comprar passagens aéreas pode ser uma tarefa estressante. Os preços variam muito, e dá a maior raiva fechar uma viagem e ver que, na semana seguinte, você teria economizado uma boa quantia. O Google vai tentar ajudar. A partir de agora, o Google Voos (ou Google Flights) mostrará em que período as passagens costumam ficar mais baratas.

Interior de cabine de avião, com comissária de bordo no carredor
Google Voos promete ajudar você a economizar nas suas próximas férias (Imagem: Suhyeon Choi/Unsplash)

Com o novo recurso, ao buscar um voo, o Google dirá qual deve ser o melhor momento para comprar aquelas passagens por um preço menor.

No exemplo divulgado pela empresa, ao buscar um voo de Nova York para Miami de 21 a 29 de dezembro, o buscador diz que o período mais indicado para fechar negócio é entre 13 de setembro e 7 de dezembro.

“Os preços mais baixos para viagens semelhantes para Miami são normalmente encontrados entre 1 a 3 meses antes da decolagem. Durante este tempo, as passagens são, em média, US$ 59 mais baratas”, mostra a página.

Imagem de celular na página do Google Voos com aviso de que as passagens ficam mais baratas de um a três meses antes da decolagem
Novo recurso do Google Voos (Imagem: Divulgação/Google)

Novidade ainda não aparece em voos do Brasil

Eu simulei algumas viagens de São Paulo a Rio de Janeiro, Buenos Aires e Miami. Em nenhum dos três casos, o Google sugeriu um período para comprar passagens mais baratas.

Por outro lado, testei uma viagem de Los Angeles a Miami e a sugestão apareceu.

No comunicado, o Google diz que a informação “estará disponível para os voos onde o histórico de preços é sólido”.

Eu imagino que não seja o caso dos voos de São Paulo para outras cidades: falta de dados, pelo menos por enquanto.

Google oferece histórico e monitoramento de preços

A empresa ainda destaca outras ferramentas, que já estão no Google Voos há algum tempo.

Uma delas é o histórico de preços, que dá uma noção de qual o valor médio de uma passagem aérea e ainda mostra se o preço atual está abaixo ou acima dessa referência.

Outra é o monitoramento de preços. Com ele, você pode receber, em seu e-mail, atualizações sobre o preço de uma viagem consultada, seja para um período definido ou para qualquer data.

Com informações: Google

Leia | Como mudar a moeda de pagamento no Airbnb

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.