TV antiga (Imagem por stevestein1982)

O Rio de Janeiro ficará ainda mais lindo, ao menos nos televisores: a partir das 23h59 desta quarta-feira (22), as transmissões de TV analógica serão efetivamente desligadas na capital fluminense e em 18 municípios no entorno. A medida segue o processo de transição para o sinal digital, que traz melhor qualidade de imagem e som para os espectadores.

Para que o desligamento aconteça, é preciso que um município atinja a meta de 90% dos municípios com sinal digital. Um levantamento feito pelo Ibope encomendado pelo Gired (Grupo de Implantação da TV Digital) concluiu que 96% dos domicílios da região continuariam com TV. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 20 de novembro, com 1.134 entrevistas na capital e 1.799 nos municípios do entorno.

Além da capital fluminense, as seguintes cidades serão atingidas: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Além do Rio, se encerra o prazo para desligamento de Belo Horizonte. A capital mineira ficou 0,7% abaixo da meta, e o processo está sendo feito de forma gradativa desde o dia 8 de novembro em 38 cidades.

Para que o telespectador não fique sem TV em casa, é necessária uma antena UHF e televisão com receptor digital embutido — todos os modelos produzidos no país a partir de 2010 já estão aptos. Quem possui uma TV mais antiga e não pretende trocá-la pode utilizar um conversor, que é facilmente encontrado por menos de R$ 100. Inscritos em programas sociais do governo, como o Bolsa Família, têm direito a um kit gratuito com antena e conversor.

O desligamento da TV analógica também permitirá que as operadoras de telefonia móvel ampliem a rede 4G, uma vez que será liberada uma faixa de espectro na frequência de 700 MHz. Por se tratar de uma frequência baixa, os 700 MHz proporcionam maior penetração de sinal em relação aos tradicionais 1.800 MHz e 2.600 MHz, tendo extrema importância na ampliação do serviço para mais municípios e também melhora a cobertura em locais fechados.

Próxima parada: interior de São Paulo

O cronograma de desligamento da TV analógica prevê que Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba e seus respectivos municípios vizinhos sejam digitalizadas a partir da próxima semana, no dia 29 de novembro. Resta saber se as metas serão atingidas, e uma reunião do Gired já está marcada para o dia 28 de novembro. Depois, as próximas cidades a serem digitalizadas são as capitais da região Sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre).

Além de antecipar o desligamento em algumas cidades da região Norte, o Gired também aprovou medida similar para Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e outros seis municípios. O fim do sinal analógico, que iria ocorrer apenas em novembro de 2018, será feito no dia 14 de agosto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados