TIM ativa 5G em mais 43 cidades; saiba se seu município está na lista

Operadora leva sinal a municípios de 14 estados. Cobertura 5G da TIM chega a mais de um terço da população brasileira, com quase 7 mil antenas.

Giovanni Santa Rosa
Por
5G (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
5G (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A TIM anunciou nesta quinta-feira (5) a ativação do sinal de 5G em mais 43 municípios brasileiros. A lista inclui cidades de 14 estados das cinco regiões do país: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A empresa explica ao Tecnoblog que serão liberados os sinais NSA e SA.

Segundo a operadora, mais de um terço da população brasileira vive em áreas onde o seu sinal 5G já está disponível, graças a quase 7 mil antenas ativas. Baseado em dados da Anatel, a TIM diz ter quase a metade das antenas de 5G ativas no Brasil.

Celular com logo da TIM
TIM Celular (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Cobertura está perto de chegar a 50% da população

De acordo com levantamento de agosto de 2023 do site Teleco, especializado em telecomunicações, 215 municípios brasileiros contam com sinal 5G de 3,5 GHz de pelo menos uma operadora. Por outro lado, 5.355 cidades não têm a tecnologia. Ao olhar para esses números, porém, a situação pode parecer pior do que realmente é.

Grande parte dos municípios não atendidos têm população pequena. Por outro lado, na lista dos atendidos, estão todas as capitais e várias cidades com mais de 500 mil habitantes. Os dados de agosto mostravam que 47,9% da população tinha acesso ao 5G.

Mais de 2 mil cidades estão prontas

A instalação do 5G depende da liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que avalia as soluções para interferência na faixa entre 3.625 e 3.700 MHz. Em outubro de 2023, as operadoras já tinham sinal verde para instalar antenas em 2.024 cidades.

Um entrave é a ausência de legislações e processos municipais para as antenas. Segundo a Conexis, grupo que representa as operadoras, a cada quatro municípios com mais de 200 mil habitantes, três não contam com essa estrutura.

Lista de cidades que vão receber 5G da TIM

EstadoMunicípio
ALJaparatinga
BASimões Filho
CEJuazeiro do Norte
MGNova Lima
MGRibeirão das Neves
MTVárzea Grande
PASalinopolis
PBSanta Rita
PECamaragibe
PEIpojuca
PESão Lourenço da Mata
PRGuaratuba
PRMaringá
PRMatinhos
PRParanaguá
PRPonta Grossa
PRPontal do Paraná
RJItatiaia
RJResende
RJVolta Redonda
RNTibau do Sul
RSCanoas
RSCaxias do Sul
RSGravataí
RSNovo Hamburgo
RSPelotas
RSRio Grande
SCBalneário Camboriú
SCBalneário Piçarras
SCCamboriú
SCImbituba
SCItajaí
SCLaguna
SCNavegantes
SCPalhoça
SCSão José
SPBertioga
SPItu
SPPeruíbe
SPSão Carlos
SPSorocaba
SPSumaré
SPTaubaté

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados