Mais de uma vez falamos no Tecnoblog de golpes envolvendo criptomoedas no Brasil (como o caso da Kriptacoin), mas nem de longe esse é um problema exclusivamente nosso: recentemente, a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) decidiu congelar fundos da PlexCorps por suspeita de fraude. A empresa é responsável por uma suposta moeda digital chamada PlexCoin.

Plex

De acordo com a investigação (PDF), a PlexCorps arrecadou mais de US$ 15 milhões em agosto ao realizar uma ICO de PlexCoin que prometia aos investidores rendimento de 1.354% em até 29 dias. Explicando rapidamente, ICO é a sigla em inglês para “oferta inicial de moeda” e consiste, basicamente, em vender tokens de criptomoedas (Ethereum, frequentemente). O investidor pode então revender essas moedas ou esperar a empresa recomprá-las.

Mas, para a SEC, a operação tem indícios fortes de ser uma gigantesca fraude, ou seja, aparentemente não há criptomoeda nenhuma, suspeita que levou à abertura de uma denúncia criminal contra a PlexCorps.

Dominic Lacroix, proprietário da PlexCorps junto com Sabrina Paradis-Royer, chegou a receber mais de US$ 380 mil em pagamentos via PayPal, mas o serviço detectou atividades suspeitas e devolveu a maior parte do dinheiro. Estima-se, porém, que Lacroix recebeu quase US$ 3 milhões a partir de serviços como Stripe e Shopify. O restante dos pagamentos foi feito com moedas como Ethereum e Litecoin.

Plexcoin

Além de congelar fundos atribuídos à PlexCorps para tentar reverter pelo menos parte dos prejuízos dos investidores, a SEC acusou formalmente Dominic Lacroix e Sabrina Paradis-Royer de fraude. Não está claro, porém, se o governo dos Estados Unidos pedirá extradição: ambos vivem no Canadá, onde também enfrentam problemas com a lei.

É provável que outros esquemas do tipo sejam desmantelados em breve. A investigação sobre as operações da PlexCorps é a apenas a primeira realizada pela Cyber Unit da SEC, divisão criada em setembro para lidar principalmente com fraudes envolvendo criptomoedas.

Em nota divulgada no Facebook, a PlexCorps afirma que coopera com as investigações e dá a entender que está sendo retratada como golpista e fraudadora pela mídia de maneira injusta.

Com informações: Fortune, TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anti anarcocapitalista
Nem, sou chatomentarista errante... :3
Programador Front-End
RIP Gizmodo, é mais um órfão que veio de lá?
Comentário Mil Grau℗

Cheirinho de pirâmide ai nessa história...

Comentário Mil Grau?
Cheirinho de pirâmide ai nessa história...
Anti anarcocapitalista
PS: Dominic Lacroix, eis um nome para vilão... :v
Anti anarcocapitalista
Mais um! Mais um! que o biticoin enganou! Na batida policial Um piramideiro preso ficou. Foi prendendo de uma só vez Três piramideiros vejam vocês! 10-9-8-7-6-5-4-3-2-1 Todo mundo contou As criptomoedas com que ele enganou! Cante nesta batida: https://www.youtube.com/watch?v=Z2ChdCX76xs
Anti anarcocapitalista
Putz, eu ia falar isso. Se no Gizmodo o pessoal só falava de grafeno, aqui só fala de bitcoin.
MRJ The 1 and only

Nego tá brincando de pirâmide com essas criptomoedas e ainda tá se achando muito inteligente. Só observo...

MRJ
Nego tá brincando de pirâmide com essas criptomoedas e ainda tá se achando muito inteligente. Só observo...
Renan
Ainda vai ter notícia de uma criptomoeda que levou milhões de seus investidores chamada Pyramid
Ricardo - Vaz Lobo
Naquele paisinho abaixo do equador, hordas já se mexem pra pegar incautos olhudos.
Ricardo - Vaz Lobo
O tamanho do golpe é do tamanho do olho do pato.
Sammy
E mais uma vez a mão humana do mesmo jeito que faz algo de "bom", consegue da mesma forma destruir esse algo bom, PQP.
Programador Front-End
criptomoedas são o novo grafeno