Início » Computador Segurança » Microsoft libera atualização de emergência no Windows 10 para corrigir falhas em chips

Microsoft libera atualização de emergência no Windows 10 para corrigir falhas em chips

Por
32 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em um movimento incomum, a Microsoft liberou na noite desta quarta-feira (3) uma atualização de segurança para os usuários do Windows 10. A correção de emergência protege o sistema operacional contra as falhas descobertas em processadores da Intel, AMD e ARM, conhecidas como Meltdown e Spectre.

Foto por DobaKung/Flickr

Segundo o The Verge, a atualização envolve mudanças no kernel, logo, certas empresas de antivírus terão que adaptar seus softwares para que eles continuem funcionando corretamente. Além disso, como já explicamos, a correção do Meltdown envolve separar os processos e a memória do kernel, o que pode reduzir o desempenho entre 5 e 30%. A Intel, no entanto, diz que o impacto não deverá ser significativo.

Em nota, a Microsoft informou que está ciente das falhas e trabalha com as fabricantes de chips para mitigar o problema. “Também lançamentos atualizações de segurança para proteger os usuários de Windows contra vulnerabilidades que afetam chips de hardware da Intel, ARM e AMD. Não recebemos nenhuma informação que indique que essas vulnerabilidades foram usadas para atacar nossos clientes”, diz o comunicado.

A atualização já está sendo liberada para os usuários de Windows 10. No caso do Windows 7 e do Windows 8, a correção deve chegar no tradicional Patch Tuesday, que acontece na segunda terça-feira de cada mês (ou seja, no dia 9 de janeiro).