A Raspberry Pi Foundation é conhecida por seus computadores pequenos e baratos para projetos educacionais e faça-você-mesmo. Desta vez, ela colocou o máximo de recursos possível em uma placa de apenas 6,5 x 3 cm.

O Raspberry Pi Zero WH tem processador single-core de 1 GHz, 512 MB de RAM, entrada para cartão microSD, e conexões Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 4.0 — ele não precisa de acessórios adicionais para se conectar à internet ou a outros dispositivos.

Falando em conectividade, ele tem porta mini-HDMI com saída de 1080p a 60 fps, duas portas microUSB, saída para vídeo composto, e conector CSI dedicado para câmera. Isso tudo é exatamente o mesmo do Raspberry Pi Zero W, lançado no início de 2017.

A diferença aqui está na porta GPIO. Ela envia e recebe comandos entre dispositivos, para acionar LEDs e motores, ou ler o estado de sensores e botões. O Raspberry Pi Zero W tinha conectores que exigiam solda para prendê-los a outros dispositivos — algo difícil para iniciantes, e inadequado para experimentos temporários.

Por sua vez, o novo Raspberry Pi Zero WH tem 40 pinos físicos, permitindo apenas encaixar conectores diretamente na placa. Ou seja, você pode fazer mudanças em questão de segundos, e aprender mais facilmente se estiver começando.

O Raspberry Pi Zero WH custa US$ 18, e ainda não está disponível no Brasil.

Com informações: Raspberry Pi, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados