Início » Negócios » Ethereum e ether: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Ethereum e ether: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Conheça mais sobre a segunda maior criptomoeda no mundo

Jean Prado Por

Em segundo lugar na lista de criptomoedas com maior valor de mercado, o ether é uma das moedas virtuais mais populares. Ele e sua blockchain, Ethereum, ganharam bastante popularidade na comunidade, mas também têm seus problemas. Conheça mais sobre essa criptomoeda e sua blockchain nos próximos parágrafos.

Como surgiu o Ethereum e ether?

O documento que apresenta o Ethereum foi introduzido em janeiro de 2014 por Gavin Wood, co-fundador da plataforma de blockchain junto com Vitalik Buterin, outro co-fundador atualmente em atividade na comunidade. Junto com o Ethereum, foi criada a criptomoeda ether para funcionar com as diversas aplicações do blockchain.

Ethereum

O Ethereum e sua criptomoeda, ether, a princípio, têm diversas similaridades com o bitcoin. A diferença é que na comunidade ether o foco está mais no desenvolvimento da plataforma de blockchain Ethereum, e não tanto no crescimento e especulação do ether, a criptomoeda que é combustível da plataforma.

Pra que serve o Ethereum e ether?

Dessa forma, o Ethereum é feito para funcionar com as diversas aplicações ideiais de blockchain que já explicamos aqui, como contratos inteligentes, financiamento coletivo, organização autônoma e outras aplicações descentralizadas. Depois, o ether entra para financiar a mineração e pagar, por exemplo, os contratos inteligentes.

Da mesma forma que o bitcoin, as transações e todas as outras aplicações são registradas no blockchain. Para assegurar que os registros são verdadeiros, os usuários devem minerar os blocos com o clássico mecanismo de prova de trabalho (PoW), oferecendo seu poder de processamento para resolver problemas criptográficos complicados. As recompensas são pagas em ether.

No entanto, o mecanismo de PoW deve mudar em algum momento em 2018 ou em 2019. Um grande problema do Ethereum hoje é a escalabilidade, uma vez que a blockchain não consegue processar muitas transações por segundo. Vitalik Buterin, co-fundador, já reconheceu que esse é o problema número um do Ethereum e está trabalhando em uma correção, chamada de Casper, que deve introduzir outro mecanismo de consenso no Ethereum. Mas vai demorar.

Como minerar ether?

Foto por BTC Keychain/Flickr

Como existe muita gente minerando ether, é muito comum que os usuários entrem em um pool de mineração, em que várias pessoas se juntam para usar o poder de processamento de todos para validar um bloco. Depois, a recompensa é dividida apropriadamente para cada um. As ferramentas mais conhecidas são MinerGateAntPool, e ViaBTC.

Também dá para fazer cloud mining, em que você financia o hardware de uma empresa especializada em mineração e depois recebe uma porcentagem do que foi minerado. Como o nome indica, você não usa o seu computador; o que você pagou é usado para investir em mais equipamento. As soluções mais conhecidas são Genesis MiningEobot e ViaBTC.

Qual a cotação do ether?

A cotação abaixo do ether é em dólares (USD), com o valor em bitcoin (BTC) logo abaixo.

Como comprar ether

Ainda que o ether seja a segunda maior criptomoeda atualmente, com valor de mercado de US$ 128 bilhões, muitas casas de câmbio oferecem a compra de ETH apenas com bitcoin (BTC) ou dólar (USD). As maiores são: Binance, OKEx, Bitfinex, GDAX e Poloniex.

Para comprar ether no Brasil, com BRL, o método mais seguro é comprar BTC em exchanges populares como Mercado Bitcoin e Foxbit e depois trocar a moeda por ETH nas maiores casas de câmbio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

laike queiros
alguém pode me explicar sou novo neste experimento queria comprar bitcoin,não sei um site seguro,a empireoption,foxbit é uma boa? posso trocar depois por ether? alguém que sabe,poderia me explicar como que posso fazer para investir? meu numero 62986322563
LessTech
Eu só compro em exchange gringa.
LessTech
Compra Bitcoin em uma exchange no Brasil, manda o Bitcoin para uma exchange gringa que opere com Ether, compra o Ether com o Bitcoin e depois transfere o Ether para sua carteira. Só fique ligado nos custos de cada operação.
Sua Mãe Aquela Honesta Senhora
Da sim. Inclusive eu vendo os meus ETH por lá. Melhor do que converter para BTC e vender.
Pedro Santos
Já sim, e consegui tranquilamente transferir pra minha carteira pessoal
Ulisses Rodrigues
como faço p/comprar ?
Jean Prado
Você já comprou? Eu olhei diversos relatos negativos sobre essa exchange, por isso optei por não inclui-la no post.
Pedro Santos
Dá pra comprar na Braziliex