Início » Internet » Entra no ar primeiro domínio a usar letras não-latinas

Entra no ar primeiro domínio a usar letras não-latinas

Avatar Por

Em outubro do ano passado a agência reguladora de domínios na internet, ICANN, estava debatendo se deveria ou não permitir domínios com letras de outros alfabetos diferentes do latino. Ao que parece a agência decidiu permití-los, já que hoje o primeiro domínio desse tipo está no ar. E é esse aqui:وزارة-الأتصالات.مصر (se você não vê os caracteres árabes, leia o post completo para saber como habilitá-los). Trata-se do domínio usado para acessar o site do Ministério Egípcio de Comunicações.

Dentre os demais países que deverão ter a habilidade de usar e registrar domínios com a própria escrita serão a Rússia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Também já estão aprovados para entrar nessa lista a Jordânia, Catar, Hong Kong e alguns outros, mas esses deverão esperar até o fim do ano para terem seus TLDs (domínios de topo como .com) ativados e prontos para uso.

Nesse novo modo de TLD, os domínios com escrita não-latina serão armazenados e acessados através de domínios de topo começados com a sigla xn--. Os domínios russos, por exemplo, terão o domínio de topo .xn--p1ai enquanto que os domínios egípcios serão armazenados com .xn--wgbh1c.

Como nem todos os computadores estão nos territórios que ganharam novos domínios na escrita local, o ICANN também disponibilizou uma página para que os internautas do resto do mundo possam testar a habilidade de enxergar alfabetos não-latinos. Usuários que tiverem todos os alfabetos instalados devem ver a lista na página como na imagem abaixo.

Página aberta no Windows 7

Quem não tiver algum desses alfabetos instalados, pode acessar essa página e baixar as fontes dos que estiverem faltando. Claro, não há utilidade nenhuma em baixar essas fontes se o seu teclado é latino. Mas ao menos elas vão aparecer como deveriam na tela do seu computador.

Com informações: PCWorld, ICANN Blog.