Como usar um e-mail com domínio personalizado no iCloud

Endereço e-mail com domínio personalizado pode ser utilizado tanto no iCloud Mail quanto no calendário, FaceTime e iMessage

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 1 ano e 3 meses

iCloud passou a permitir o uso de domínios próprios para quem é assinante do iCloud+. Através da nova configuração, os usuários do iPhone, Mac e iPad podem criar endereços personalizados para serem usados no e-mail, FaceTime e mais. Descubra a seguir como usar e configurar um e-mail com domínio personalizado no iCloud.

A nova configuração foi implementada em 2021, com a chegada do iOS 15, iPadOS 15 e macOS Monterey. Assim, é possível ter endereços como email@tecnoblog.net em vez de usar os domínios “@me.com” ou “@icloud.com”. Mas, para ter acesso às configurações, é preciso atender a alguns requisitos:

Tempo necessário: 10 minutos

Se você atende a todos os requisitos, agora é só pegar o seu computador e realizar os seguintes passos para configurar o domínio:

  1. Acesse o iCloud (icloud.com) no seu computador

    Acesse o iCloud pelo navegador do seu computador e clique em “Ajustes da conta”;Acesse o iCloud (icloud.com) no seu computador (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  2. Aperte no botão “Gerenciar”

    Agora é só clicar no botão “Gerenciar” na seção “Domínio de e-mail personalizado” e depois na tecla “Adicionar um domínio que você possui”;Aperte no botão "Gerenciar" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  3. Escolha quem poderá usar o domínio

    O domínio personalizado pode ser tanto usado apenas por você quanto por outros membros da família que façam parte do Compartilhamento Familiar. Selecione a opção desejada;Escolha quem poderá usar o domínio (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  4. Digite o domínio que será usado no e-mail

    Depois de digitar o seu domínio, aperte em “Continuar”;Digite o domínio que será usado no e-mail (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  5. Insira os e-mails existentes ou prossiga

    Se você já possui uma conta de e-mail existente com esse domínio, insira-o e siga as instruções informadas pela Apple. Caso contrário, clique em “Nenhum endereço de e-mail” para prosseguir com a configuração;Insira os e-mails existentes ou prossiga (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  6. Acesse os registros do seu domínio

    Clique em “Visualizar” para ter acesso aos registros do domínio. Importante: não compartilhe estes dados com ninguém;Acesse os registros do seu domínio (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  7. Configure os registros no seu domínio

    Agora é hora de inserir os registros no Cloudflare, Registro.br, GoDaddy e serviços semelhantes. Vale lembrar que os procedimentos dessa etapa variam de serviço para serviço;Configure os registros no seu domínio (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  8. Conclua a configuração

    Se tudo estiver pronto, é só clicar em “Concluir configuração”. Depois, você receberá o aviso “Seu domínio está pronto para ser usado com o Mail do iCloud”;Conclua a configuração (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  9. Escolha um e-mail padrão para a sua conta

    O iCloud vai pedir para você escolher um e-mail padrão para a sua conta. Mas, lembre-se: se o seu domínio novo não estiver lá, tudo bem, pois ele será configurado no passo seguinte. Também é possível alterar o e-mail padrão da conta em outro momento;Escolha um e-mail padrão para a sua conta (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  10. Crie seu novo endereço de e-mail

    Se você não configurou um endereço de e-mail, clique no botão “+”, digite o seu novo endereço de e-mail e confirme.Crie seu novo endereço de e-mail (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Pronto, agora é só usar o novo endereço de e-mail para enviar mensagens, conversar pelo FaceTime e mais. Também é possível usá-lo como opção padrão no iCloud Mail, conforme explico no tópico a seguir.

Como mudar o e-mail padrão do iCloud?

Após a configuração do domínio personalizado, você também pode escolher o novo endereço de e-mail para ser usado como a opção padrão da conta. Para isto, basta realizar os seguintes passos pelo navegador do seu computador:

  1. Acesse o iCloud (icloud.com) pelo computador;
  2. Abra o Mail;
  3. Clique no ícone de engrenagem e acesse as “Preferências” do e-mail;
  4. Em “Redação”, escolha o e-mail desejado em “Definir endereço padrão”;
  5. Aperte em “OK” para concluir.

A opção configuração também está disponível no iPhone. Para isto, basta acessar as configurações do iCloud, entrar na seção “Mail do iCloud” e tocar em “E-mail”, dentro da seção “Informações da conta iCloud”. Agora é só escolher o novo e-mail padrão para concluir o procedimento.

Como remover um domínio personalizado do iCloud?

A Apple também oferece uma opção para remover o domínio personalizado. No entanto, é importante ressaltar que, ao retirá-lo da conta, todos os e-mails enviados para os endereços com o domínio próprio serão excluídos. Descubra como realizar a configuração a seguir:

  1. Abra o iCloud (icloud.com) no computador e acesse os ajustes da conta;
  2. Na área “Domínio de e-mail personalizado”, clique em “Gerenciar”;
  3. Escolha o domínio que você deseja remover;
  4. Aperte o botão “Parar de usar este domínio”.

Com informações: Apple (1, 2 e 3).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados