Como descobrir o e-mail de alguém?
Caso o seu alvo use um e-mail corporativo, é absolutamente mais fácil encontrá-lo e enviar uma mensagem
Caso o seu alvo use um e-mail corporativo, é absolutamente mais fácil encontrá-lo e enviar uma mensagem
Se você está precisando enviar uma mensagem de e-mail para alguém de uma empresa ou instituição, ou mesmo para um amigo que não vê há muito tempo, pode ser um pouco complicado encontrar o endereço atual (e em uso) se você não tem ele em mãos.
Com as ferramentas certas, você conseguirá achar ou adivinhar corretamente um endereço de e-mail. Mas, antes, vale procurar em lugares comuns como: perfil de LinkedIn, bio do Twitter, Instagram ou Pinterest, “Sobre” do Facebook ou outro site.
Se você não encontrou em lugar nenhum e a pessoa não respondeu um inbox, ainda há esperança. Nos tópicos abaixo, veja algumas dicas e ative seu “instinto investigativo”. Se esse contato vale seu futuro emprego ou uma venda importante, não é hora de medir os esforços. Algumas ferramentas são capazes de revelar detalhes importantes.
Para essa dica funcionar, você precisa estar usando o Gmail. E, antes de mais nada, note que essa técnica não funciona com e-mails de celebridades ou com quem usa apelidos…
São necessárias duas informações: 1) o nome completo e, 2) se for de uma empresa que tenha um site ou domínio próprio, o endereço. Caso seja o endereço de um amigo que você está procurando, tente recordar o sobrenome pelo qual era conhecido.
A dica acima funciona também para empresas que usam solução da Microsoft e deve ser testada usando um e-mail Outlook.com. Difícil, porém, é saber se a instituição usa Google Apps ou Office 365 para hospedar endereços de e-mails. Comece pelo Google.
Caso seja um amigo, ele pode usar apelidos. E isso pode ficar um pouco mais complexo. A diferença, porém, é que serão e-mails bem comuns como @gmail ou @outlook.
Um bom amigo nesta jornada é o Email Generator. Você só precisa saber nome, sobrenome e empresa para o gerador de e-mails simular endereços para testar na sua busca. Além do domínio da empresa, simula também os endereços comuns.
Se a pessoa que você está procurando trabalha em uma empresa e você sabe o site/domínio em que esse e-mail deve estar, meio caminho andado. Há vários sites em que basta inserir o domínio (nomedaempresa.com) com o sufixo (.org, .gov, .edu, .net).
A maioria dos serviços abaixo tem planos gratuitos e limitados. Alguns limitam pela quantidade de buscas por dia ou mês. Outros pela quantidade de resultados que mostra (o que pode ser ruim para empresas com muitos funcionários). E há ainda os que borram letras do e-mail para obrigá-lo a comprar a versão completa. Porém, nesse caso, é simples adivinhar a letra que ainda falta. De toda forma, algum deles será útil.
Esse é o recurso mais confiável, ainda que ofereça pequenas limitações de resultados.
Você pode adicionar uma pessoa que tiver um perfil no LinkedIn e esperar que ela aceite do convite. Uma mensagem de apresentação pode ajudar neste primeiro contato. Quando vocês estiverem conectados, ao acessar o perfil de uma conexão de 1º grau, clique em “Visualizar informações de contato” e acesse o endereço de e-mail.
Pode acontecer de a pessoa não aceitar adicionar você ou acessar o LinkedIn com pouca frequência. Alguns profissionais também não informam seu endereço de e-mail.
O LinkedIn também oferece o Sales Navitagor for Gmail. Atualmente, o Rapportive redireciona para esse serviço. Porém, ao adicioná-lo no Gmail, o plugin cria uma conexão com contatos da rede profissional. Para se cadastrar na plataforma, é preciso abrir uma conta na Lusha (responsável pelo app) que solicita seu número de telefone.