Pesquisadores descobriram um malware para Android, chamado “Skygofree”, com recursos bastante sofisticados de espionagem.

De acordo com a Kaspersky Lab, o Skygofree usa cinco falhas diferentes no Android para obter acesso root e driblar as principais medidas de segurança do sistema. Ele é capaz de tirar fotos, capturar vídeo, obter registros de chamadas, e ler mensagens de texto.

Foto por Christiaan Colen/Flickr

Além disso, o malware grava conversas e ruídos automaticamente quando o dispositivo infectado entra em um local específico; e conecta o aparelho a redes Wi-Fi controladas por hackers.

O Skygofree vai além: um recurso nunca antes visto é a capacidade de roubar mensagens do WhatsApp abusando do Serviço de Acessibilidade do Android. Ele obtém informações diretamente dos elementos exibidos na tela, diz a Kaspersky: “ele espera que o app seja iniciado e, em seguida, analisa todos os nós para encontrar mensagens de texto”.

Ele também pode ser controlado através do Windows com ferramentas de shell reverso, keylogger (para registrar tudo o que você digita) e um mecanismo para gravar conversas do Skype.

Páginas falsas de operadoras de celular para instalar Skygofree

Você provavelmente está livre desse malware. Ele se espalha através de páginas que imitam sites de operadoras de celular, como a Vodafone, prometendo velocidades maiores de internet se você baixar um app.

O Skygofree não foi encontrado em apps na Play Store. Parece que ele foi criado pela empresa italiana Negg International, que comercializa vários produtos de espionagem.

Esta “é uma das ferramentas de spyware mais poderosas que já vimos para esta plataforma”, diz a Kaspersky. O Skygofree vem sendo desenvolvido desde o final de 2014, e já infectou alguns usuários na Itália.

Com informações: Kaspersky, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tori
É tanto argumento fútil, vá pro Windows Team.
Luís Felipe
"Com o Windows Mobile, eu posso jogar uma ROM atualizada e com melhores recursos e estabilidade que a padrão para fazer o telefone ter suporte estendido através da comunidade? Uma coisa tão boba dessas até o Android faz." Para de choro veio! Não sabia que ROM customizada contava como suporte oficial da Google ou da fabricante OEM do smartphone..! "Com o Windows Mobile, eu tenho a possibilidade usar dois ou mais usuários, como qualquer desktop linux, windows ou mac faz? Android faz" Bom rever o Guia de gerenciamento do Windows 10 Mobile. "Com o Windows Mobile, eu posso deixar meu telefone desbloqueado enquanto estou em movimento, ou destravar meu chromebook, através do SmartLock? Android faz." Recomendo você rever o Windows kkkk "Acredite ou não, o seu Windows Mobile foi um fracasso de mercado e recursos, coisas tão simples não existem nesse sistema operacional" Morreu o Windows Mobile? Microsoft Surface Pro, Book (book 2), LTE, Laptop, HoloLens, Notebooks (OEM) e dispositivos ARM 64 bits contam com móvel. "pedidos do Windows Insider tão simples não estão nesse sistema" então o correto é continuar investindo no ARM 32 bits? "você ainda quer se achar no direito de poder dizer algo do Android?" eu uso o sistema ingresso no azure AD, acesso e configuro servidores pelo continnum, as vezes redireciono ligações do smartphone para xbox ou pc e etc.
Tori
já te dei os recursos, fale mais algo.
Tori
show, desbloquear biometria com o Windows Hello, mas vamos lá. Com o Windows Mobile, eu tenho a possibilidade usar dois ou mais usuários, como qualquer desktop linux, windows ou mac faz? Android faz. Com o Windows Mobile, eu consigo a possibilidade de usar meu sensor biométrico para muitos aplicativos como Facebook, Santander, Google Accounts e por ai vai? Android faz. Com o Windows Mobile, eu posso deixar meu telefone desbloqueado enquanto estou em movimento, ou destravar meu chromebook, através do SmartLock? Android faz. Com o Windows Mobile, eu posso jogar uma ROM atualizada e com melhores recursos e estabilidade que a padrão para fazer o telefone ter suporte estendido através da comunidade? Uma coisa tão boba dessas até o Android faz. Acredite ou não, o seu Windows Mobile foi um fracasso de mercado e recursos, coisas tão simples não existem nesse sistema operacional, pedidos do Windows Insider tão simples não estão nesse sistema, e você ainda quer se achar no direito de poder dizer algo do Android? Pelo amor de deus, Winfag.
Luís Felipe
"O "bugdroid" que você tanto odeia, até a versão mais bosta possível, consegue ter mais funcionalidades e recursos que o Windows Phony" Windows Phone (versão 8.1) teve seu suporte base encerrado em 11/07/2017. Então com bugdroid eu consigo desbloquear Windows usando o sensor biométrico ou íris do smartphone? Uma coisa tão boba dessa até o Windows 10 Mobile (suporte base termina em 2020 para arm 32 bits) faz e sem a necessidade de instalar nenhum app de terceiros...
Luís Felipe
Por acaso citei "mercado"? Estava falando de recursos!
Tori
Ótimo, parabéns que o 8.1 update tinha suporte a após no cartão de memoria, mas isso foi o suficiente para se manter no mercado? Simplesmente não O "bugdroid" que você tanto odeia, até a versão mais bosta possível, consegue ter mais funcionalidades e recursos que o Windows Phony
Tori
Já, ate porque eu li e aceitei os termos de contrato. Você com certeza não deve perder tempo com isso né? Se eu permiti o uso de meus dados em troca de uso gratuito de serviços, é porque eu sei muito bem como a empresa é.
Luís Felipe
Já leu trouxa a Politica de Privacidade das duas empresas?
Luís Felipe
Não tinha pois o Windows Phone 8.1 nem suportava... ! Se for por isso vou dizer que WP 8.1 não suporta o Scanner de Íris (apresentado em 2015 nos Lumias 950/xl e em 2016 no HP Elite X3). Quando foi mesmo que o Bugdroid passou a instalar app no cartão de memória? Tal função apareceu no Windows Phone 8.1 + Lumia Cyan em 2014.. já no bugdroid em 2015 (ainda limitado). Tem muita coisa que só apareceu no bugdroid 1 ano depois da Lumia Amber, Black, Cyan e Denim terem sido lançadas...
Tori
Windows mobile não tinha nem suporte a OTG, para com isso
Tori
Produtos ótimos gratuitos por anúncios? To de boa. O mesmo com os da Microsoft. Menos Windows Phony
Luís Felipe
Vai lá trouxa usar os produtos da google enquanto ela coleta teus dados para gerar ads e bitcoin.
Luís Felipe
enquanto isso o bugdroid não isola a conexão USB do resto do sistema...
Baidu feat MC Brinquedo
Apenas para enganar os governos e acariciar o ego dos fanboys (sim, existe fã de mensageiro). Quem pagará 19 bilhões pra não ter acesso a quase nada em um software?
Exibir mais comentários