Início » Jogos » PlayStation 4 destravado consegue rodar jogos de PS2

PlayStation 4 destravado consegue rodar jogos de PS2

Diego Melo Por

Há alguns anos, hackers conseguiram instalar o sistema operacional Linux no PlayStation 4. Agora, um novo exploit divulgado recentemente é capaz de dar acesso completo ao console, permitindo rodar quase que perfeitamente jogos de PlayStation 2 no PS4.

O hack explora o mesmo sistema utilizado pelo próprio emulador de PlayStation 2 embutido no console. Ele exige um pouco mais de trabalho para ser instalado, mas é capaz de rodar jogos como Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3 e Klonoa 2 (que não funcionava nem no PS3).

https://youtu.be/Etg3NFMQGcM

Mas antes de sair por aí procurando como rodar seus jogos de PS2 favoritos no console, saiba que o processo é um pouco restrito. O hack explora uma falha no WebKit da versão 4.05 do firmware do Playstation 4, lançado em 2016.

A brecha já foi corrigida nas versões mais novas, e ainda não descobriram uma forma de realizar o downgrade – ou seja, reinstalar um firmware antigo em um console que foi atualizado. Mesmo assim, após a divulgação do exploit, vários grupos hackers criaram novas ferramentas para auxiliar no processo de “desbloqueio” do PlayStation 4.

Nos consoles compatíveis, o hack dá acesso completo ao sistema. Isso permite rodar não apenas jogos de PS2, como também programas não-oficiais (os chamados “homebrew”) e jogos piratas do próprio PS4. Porém, como o firmware é antigo, jogos mais recentes lançados após o início de 2017 podem não funcionar, pois exigem que o sistema esteja atualizado.

Apesar de a Sony justificar a ausência de um suporte mais completo à retrocompatibilidade no Playstation 4 com o “pouco interesse” dos jogadores por jogos antigos, esse novo hack mostra que o console era capaz de oferecer essa opção desde o seu lançamento.

Atualmente, o PS4 conta com alguns jogos clássicos do PS2 à venda na PlayStation Store. Já os títulos de PS3 podem ser jogados pelo serviço de streaming PlayStation Now, mas só por quem mora nos EUA, Europa ou Japão; o serviço ainda não está disponível no Brasil.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RODRIGO ST

Quero ver agora conseguirem fazer rodar jogos de PS3 !!!

João

Na verdade não, já que os jogos no console custam o dobro.

Bruno Cessel

menos os mais novos e exclusivos. Tenho PC tb e tem muito jogo bom pra PC que nem encaixa em console, mas o custo para se manter jogos modernos no PC é elevadíssimo, enquanto de um console, com menos de 2 mil você tem tudo do console, incluindo bons jogos.

Bruno Cessel

Não foi bem esse o pretexto, o pretexto é não ter mercado. Quando diz que não tem mercado, quer dizer que não venderia tanto quanto os custos para comercializar jogos antigos. Infelizmente eu tinha muita vontade de jogar meus jogos de Sport Champions do PS3 no PS4, mas foram jogos de Move que não venderam o esperado e por isso nem lançaram versões mais novas desses jogos.

Justin Bieber Ariane
vc compra com que dinheiro?
Mickão

Sim. Tem também um mod pra rodar em full screen com monitores de proporção 16:9.

Mickey Sigrist
Sim. Tem também um mod pra rodar em full screen com monitores de proporção 16:9.
yuri arcanjo
Nada haver mesmo kkkk foi ruim mesmo kkkkk fanboiola kkkkk
Trovalds
O que a MS quer que não pode, por exemplo?
Firmino Gomes
Notícia boba, PS4 é x86, seria uma coisa legal se o cara tivesse rodado jogos de XBOX 360.
João

Por essas e outras que prefiro o PC com sua retrocompatibilidade infinita, inclusive com todos os jogos de todos os consoles mais antigos.

Joaomanoel
Por essas e outras que prefiro o PC com sua retrocompatibilidade infinita, inclusive com todos os jogos de todos os consoles mais antigos.
vitor
Rafael esse seu argumento sobre a retrocompatibilidade é totalmente errado, a MS tem retrô desde o 360 onde ficou a geração toda na frente do ps3( que só passou no final da geração e mesmo assim 1 milhao de diferença), a Sony não faz isso simplesmente pq é mais fácil fazer dinheiro com o mesmo jogo 2 ou 3x pq sempre tem algum bobo pra comprar.
Fábio Schneider da Silva
se a retrocompatibilidade for a nível de software, isso significa que o xbox tb pode rodar jogos de ps2... imagina só
Murilo Aquino
IUKÊ?
Exibir mais comentários