Ao navegar pela web, certamente você já se deparou com sites que reproduzem vídeo automaticamente com som. Enquanto essa prática não acaba, o jeito é usar um pouco de força bruta com o navegador.

A versão mais recente do Google Chrome para Windows, Mac e Linux permite sempre bloquear o áudio de determinado site. E há duas formas de fazer isso.

Uma delas é clicando no ícone à esquerda da URL, caso o site esteja reproduzindo áudio. Haverá uma opção “Som” e a opção “Sempre bloquear neste site”.

Outra opção é seguir o caminho Configurações > Configurações de conteúdo > Som, ou ir direto até chrome://settings/content/sound. Lá, você pode adicionar sites específicos para silenciar; ou bloquear todos os sites de reproduzir som, clicando no interruptor azul.

Além disso, você pode ativar o recurso de downloads paralelos, que baixa diferentes partes de um mesmo arquivo simultaneamente para acelerar o processo. Para isso, vá em chrome://flags/#enable-parallel-downloading e clique em “Enable”.

O Chrome 64 traz mitigações para reduzir o impacto das vulnerabilidades Meltdown e Spectre. O motor V8 para JavaScript tem proteções contra ataques especulativos. O Google avisa, no entanto, que isso resulta em uma possível “redução no desempenho”.

O navegador também ganhou suporte a vídeos em HDR. Isso requer o Windows 10 Fall Creators Update, placa de vídeo compatível, e monitor HDR. Se você preenche os requisitos, dê uma olhada neste link do YouTube para experimentar.

O Google diz que a versão 64 traz proteções contra comportamento abusivo de sites. Especificamente, ele impediria módulos HTML conhecidos como “iframes” que tentam fazer um redirecionamento, a menos que você clique diretamente neles.

Eu experimentei, e isso não funcionou: este site de testes não deveria me redirecionar sozinho para outro site, mas conseguiu. O Chrome 65 dev, no entanto, fez o bloqueio corretamente — deve ser algo para versões futuras.

O Chrome 65, previsto para fevereiro, trará outras mudanças importantes. Ele vai detectar e bloquear botões falsos e sobreposições invisíveis: por exemplo, se você clicar na interface de determinados sites (não vem ao caso quais), isso não vai abrir outra aba. Além disso, o Google vai ativar o bloqueador nativo de anúncios invasivos.

Com informações: VentureBeat, 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Agnaldo Carmo
Eu não Testei a segunda flag no 64 apenas no 63 (o meu navegador ainda não atualizou).
Felipe Ventura
A segunda flag não está disponivel no Chrome 64 estável. Às vezes algumas flags ficam disponíveis na versão beta/dev, mas são retiradas do canal stable.
Corvo
Esta segunda flag está correta? Não achei no chrome 64
Agnaldo Carmo
Tem como bloquear definitivamente as notificações de sites vá em: configurações>configurações do site>notificações>desmarque a caixa. Dessa forma nunca mais será perguntado se quer receber notificações.
Agnaldo Carmo
O Chrome 64 bloqueia apenas um tipo de redirecionamento: aquele que quando vc clica no link abre uma nova guia com anúncios no navegador em 1° plano, enquanto o conteúdo carrega na guia original. Enquanto que o 65 bloqueia um segundo tipo que faz o processo inverso: abre o conteúdo na nova guia enquanto o anúncio carrega na guia original, afim de enganar os usuários a fechar a guia errada e ver o anúncio. Por isso o 64 "falhou" no link do teste, mas como comentei abaixo, já é possível ativar essas funções via about:flags desde o 63.
Agnaldo Carmo
No Chrome 63 ja e possível ativar o recurso de bloqueio de redirecionamento basta ativar as seguintes flags: #enable-framebusting-needs-sameorigin-or-usergesture (ativa por padrão no 64) #enable-block-tab-unders (ativa por padrão no 65) Testei com o link de Teste do texto é deu certo usando Chrome 63.
Jefferson Rodrigues
O site da veja faz isso!
Jefferson Rodrigues
Sites pornôs e de filmes piratas vão se ferrar com essas novas funções. Essa atitude da Google pode influenciar a adesão por outros navegadores. Isso é bom!
Alisson Silva
Eu achava que os vídeos com som eram as coisas mais irritantes do mundo, mas daí inventaram os vídeos que surgem do nada partindo o texto ao meio, fazendo eu me perder na leitura.
tuneman
mas não dá pra bloquear isso tambem?
Wellington Gabriel de Borba
É muito clique aqui e acolá para ficar bloquear gente sem noção, enquanto isso a encheção de saco se eu quero receber notificação do site sempre aparece em primeiro plano na tela mesmo.
Weller Santibanez
por exemplo, se você clicar na interface de determinados sites (não vem ao caso quais) ( ?° ?? ?°)