Google Chrome agora permite silenciar os sites que você escolher

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

Ao navegar pela web, certamente você já se deparou com sites que reproduzem vídeo automaticamente com som. Enquanto essa prática não acaba, o jeito é usar um pouco de força bruta com o navegador.

A versão mais recente do Google Chrome para Windows, Mac e Linux permite sempre bloquear o áudio de determinado site. E há duas formas de fazer isso.

Uma delas é clicando no ícone à esquerda da URL, caso o site esteja reproduzindo áudio. Haverá uma opção “Som” e a opção “Sempre bloquear neste site”.

Outra opção é seguir o caminho Configurações > Configurações de conteúdo > Som, ou ir direto até chrome://settings/content/sound. Lá, você pode adicionar sites específicos para silenciar; ou bloquear todos os sites de reproduzir som, clicando no interruptor azul.

Além disso, você pode ativar o recurso de downloads paralelos, que baixa diferentes partes de um mesmo arquivo simultaneamente para acelerar o processo. Para isso, vá em chrome://flags/#enable-parallel-downloading e clique em “Enable”.

O Chrome 64 traz mitigações para reduzir o impacto das vulnerabilidades Meltdown e Spectre. O motor V8 para JavaScript tem proteções contra ataques especulativos. O Google avisa, no entanto, que isso resulta em uma possível “redução no desempenho”.

O navegador também ganhou suporte a vídeos em HDR. Isso requer o Windows 10 Fall Creators Update, placa de vídeo compatível, e monitor HDR. Se você preenche os requisitos, dê uma olhada neste link do YouTube para experimentar.

O Google diz que a versão 64 traz proteções contra comportamento abusivo de sites. Especificamente, ele impediria módulos HTML conhecidos como “iframes” que tentam fazer um redirecionamento, a menos que você clique diretamente neles.

Eu experimentei, e isso não funcionou: este site de testes não deveria me redirecionar sozinho para outro site, mas conseguiu. O Chrome 65 dev, no entanto, fez o bloqueio corretamente — deve ser algo para versões futuras.

O Chrome 65, previsto para fevereiro, trará outras mudanças importantes. Ele vai detectar e bloquear botões falsos e sobreposições invisíveis: por exemplo, se você clicar na interface de determinados sites (não vem ao caso quais), isso não vai abrir outra aba. Além disso, o Google vai ativar o bloqueador nativo de anúncios invasivos.

Com informações: VentureBeat, 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados