Início » Ciência » A SpaceX colocou um carro da Tesla no espaço

A SpaceX colocou um carro da Tesla no espaço

E dois de seus núcleos voltaram à Terra com sucesso

Por
18 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Falcon Heavy é o foguete operacional mais poderoso do mundo. Nesta terça-feira (6), ele passou por um lançamento bem-sucedido, levando um carro da Tesla ao espaço.

A SpaceX realizou o lançamento no Kennedy Space Center, na Flórida (EUA). Este foi o primeiro voo do foguete de 27 motores. Ele sobreviveu ao momento de estresse máximo e liberou seus dois núcleos externos, que voltaram à Terra e pousaram com sucesso.

Esses núcleos contêm os propulsores laterais que levaram a carga útil do foguete: um Tesla Roadster com um manequim chamado “Starman”.

A ideia inicial era colocar o carro em um caminho ao redor do Sol até atingir a distância de órbita de Marte. No entanto, o foguete levando o Roadster ultrapassou essa trajetória, seguindo para o cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Além disso, o núcleo central do foguete não retornou com segurança à Terra, porque dois de seus três motores não conseguiram ser ativados. Ele caiu no oceano a 500 km/h, jogando escombros no navio que abriga a plataforma de lançamento/pouso, e atingindo dois dos motores na embarcação.

Ainda assim, o lançamento foi bem-sucedido. Ele indica um gigantesco avanço em voos espaciais; e agora que a SpaceX demonstrou que o Falcon Heavy funciona, é provável que mais empresas e países estejam interessados nele.

Este é o foguete operacional mais poderoso da Terra, e é muito mais barato que outros veículos para levar cargas úteis ao espaço. Por causa desse preço mais baixo, a SpaceX espera que clientes queiram usá-lo para lançar satélites na órbita terrestre — ou para levar carga até a Lua ou Marte.

A transmissão ao vivo da SpaceX foi o segundo livestream mais popular na história do YouTube. O evento chegou a mais de 2,3 milhões de visualizações simultâneas, ficando atrás apenas do salto estratosférico de Felix Baumgartner em 2012 (com 8 milhões de visualizações simultâneas).

E você pode acompanhar abaixo a viagem do manequim Starman, rumo à órbita entre Marte e Júpiter.