Início » Ciência » A SpaceX colocou um carro da Tesla no espaço

A SpaceX colocou um carro da Tesla no espaço

E dois de seus núcleos voltaram à Terra com sucesso

Felipe Ventura Por

O Falcon Heavy é o foguete operacional mais poderoso do mundo. Nesta terça-feira (6), ele passou por um lançamento bem-sucedido, levando um carro da Tesla ao espaço.

A SpaceX realizou o lançamento no Kennedy Space Center, na Flórida (EUA). Este foi o primeiro voo do foguete de 27 motores. Ele sobreviveu ao momento de estresse máximo e liberou seus dois núcleos externos, que voltaram à Terra e pousaram com sucesso.

Esses núcleos contêm os propulsores laterais que levaram a carga útil do foguete: um Tesla Roadster com um manequim chamado “Starman”.

A ideia inicial era colocar o carro em um caminho ao redor do Sol até atingir a distância de órbita de Marte. No entanto, o foguete levando o Roadster ultrapassou essa trajetória, seguindo para o cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Além disso, o núcleo central do foguete não retornou com segurança à Terra, porque dois de seus três motores não conseguiram ser ativados. Ele caiu no oceano a 500 km/h, jogando escombros no navio que abriga a plataforma de lançamento/pouso, e atingindo dois dos motores na embarcação.

Ainda assim, o lançamento foi bem-sucedido. Ele indica um gigantesco avanço em voos espaciais; e agora que a SpaceX demonstrou que o Falcon Heavy funciona, é provável que mais empresas e países estejam interessados nele.

Este é o foguete operacional mais poderoso da Terra, e é muito mais barato que outros veículos para levar cargas úteis ao espaço. Por causa desse preço mais baixo, a SpaceX espera que clientes queiram usá-lo para lançar satélites na órbita terrestre — ou para levar carga até a Lua ou Marte.

A transmissão ao vivo da SpaceX foi o segundo livestream mais popular na história do YouTube. O evento chegou a mais de 2,3 milhões de visualizações simultâneas, ficando atrás apenas do salto estratosférico de Felix Baumgartner em 2012 (com 8 milhões de visualizações simultâneas).

E você pode acompanhar abaixo a viagem do manequim Starman, rumo à órbita entre Marte e Júpiter.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Um pedaço de concreto se assemelha mais ao que já tem por lá

Cobalto
Veritas com V de virgem.
CtbaBr©
É... Difícil é não admirar esse cara.
doorspaulo
Wallpaper de mulher é coisa de virjão.
Isaias Alencar Boiba
Phoda
Eduardo da Silva
Gostaria de ser o ser que irá encontrar esse carro! hahahahah
Tiago Vidal de Souza
A própria velocidade da luz, anula a chance de Aliens nos observado.
DumbSloth87
Se não fosse um carro seria um pedaço de concreto, escolha.
Alvaro
Eu ja imagino o seguinte... o ET la de boas na sua nave... de repente detecta o carro hjahaahahahha vai ser o WTF intergaláticos ahahahaha
Veritas
Hauhauahau sei.
Ricardo - Vaz Lobo
“O degrau da escada não foi inventado para repousar, mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto.” A. Huxley
Cobalto
Na verdade não, né? Problemas com partes com já dominadas pelos engenheiros a SpaceX quase não teve, um acidente aqui, um problema de peça ali, é basicamente coisa que tá na estatística da margem de erro. Agora os problemas da SpaceX acontecem justo na área onde ela é pioneira, e onde eu diria que é até esperado acontecer problemas no começo (no começo), que é justamente a parte de recuperar o foguete pra reutilização. Até então engenheiros só precisavam se preocupar em mandar o que tivessem que mandar pra cima, o que voltasse era problema da física fazer o trabalho dela. Mas que dá uma pena, dá.
Tony Lins
Eu diria que é natural sermos exigentes em relação a isso. Mesmo que seja o primeiro lançamento desse foguete, os engenheiros dispõem de experiências externas da NASA, ESA, Rússia e outros a servirem de exemplos para que seja um lançamento com menos erros, além do poder computacional exponencialmente maior disponível para ser embarcado nos módulos e também disponível para os engenheiros e cientistas para auxiliar no desenvolvimento de software que esteja implementado, testado e depurado o suficiente para evitar a ocorrência dos erros acontecidos.
Alvaro
depende cara se as que vc tem e casa te deixa triste azar o seu... as minhas me deixam tão bem que ate as escondo para evitar invejosos! Boa tarde!
Veritas
Mulheres fantásticas vc acha todo dia por ai (tenho 2 em casa inclusive)
huahauahuahauhaua Tão fantásticas que você prefere colocar a porcaria de um foguete com um carro como wallpaper e não elas? Que triste, cara.
Exibir mais comentários