Google Imagens passa por mudanças após acordo antipirataria com Getty Images

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Getty Images + Google Imagens

Com mais de 80 milhões de arquivos em seu acervo, o conteúdo da Getty Images aparece em boa parte das buscas no Google Imagens. A empresa não gosta disso, razão pela qual se estranha com o buscador há anos. Mas o dia da trégua chegou: graças a um acordo, o Google topou remover o botão “Visualizar imagem” do serviço, o que mais causava problemas.

Não é difícil entender o que incomoda a Getty Images. Pelo buscador, é possível baixar imagens do serviço e de tantos outros bancos de fotos com facilidade. Ainda que muitas delas tenham marcas d’água, outras aparecem sem o símbolo por estarem disponíveis em páginas de clientes.

Em 2016, a Getty Images chegou a pedir que a Comissão Europeia investigasse o Google por “promover a pirataria”. Na ocasião, a companhia explicou que os problemas começaram em 2013, quando o Google passou a exibir imagens em tamanho grande e alta qualidade em vez de mostrar apenas miniaturas. Com isso, muitos usuários deixaram de visitar a página de origem da foto e, assim, as vendas dos bancos de imagens diminuíram.

O pedido à Comissão Europeia foi só um dos atritos. Também há registros de queixas nos Estados Unidos. Como esse tipo de conflito é insustentável, as duas companhias chegaram a um acordo. Em um comunicado enviado aos seus fotógrafos, a Getty Images informou que irá retirar as queixas e, em troca, o Google adotará algumas medidas.

Uma é a remoção do botão “Visualizar imagem”, que dava acesso à imagem em tamanho completo. Esse recurso já não está sendo exibido. O mesmo deverá valer para o botão “Pesquisar por imagem”. Além disso, um aviso sobre direitos autorais agora aparece com um pouco mais de destaque logo abaixo da imagem visualizada. O acordo de paz também prevê licenciamento de conteúdo para o Google.

Google Imagens - como era
O botão “Visualizar imagem” (barra inferior) não aparece mais

Ainda é possível extrair imagens em tamanho original do buscador. No Chrome para Windows, por exemplo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolher a opção “Abrir imagem em uma nova guia” ou “Salvar imagem como”.

Mesmo assim, o acordo deverá ser vantajoso para a Getty Images, pois o botão “Visitar” (leva à página de origem) agora está mais destacado — o Google Imagens é extremamente popular, portanto, todo tráfego vindo dali tende a ser valioso.

Vale destacar que as mudanças afetam todo o Google Imagens, não só o conteúdo da Getty Images.

Com informações: The VergeSearch Engine Land.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados