Início » Internet » Google Imagens passa por mudanças após acordo antipirataria com Getty Images

Google Imagens passa por mudanças após acordo antipirataria com Getty Images

Emerson Alecrim Por

Com mais de 80 milhões de arquivos em seu acervo, o conteúdo da Getty Images aparece em boa parte das buscas no Google Imagens. A empresa não gosta disso, razão pela qual se estranha com o buscador há anos. Mas o dia da trégua chegou: graças a um acordo, o Google topou remover o botão "Visualizar imagem" do serviço, o que mais causava problemas.

Getty Images + Google Imagens

Não é difícil entender o que incomoda a Getty Images. Pelo buscador, é possível baixar imagens do serviço e de tantos outros bancos de fotos com facilidade. Ainda que muitas delas tenham marcas d'água, outras aparecem sem o símbolo por estarem disponíveis em páginas de clientes.

Em 2016, a Getty Images chegou a pedir que a Comissão Europeia investigasse o Google por "promover a pirataria". Na ocasião, a companhia explicou que os problemas começaram em 2013, quando o Google passou a exibir imagens em tamanho grande e alta qualidade em vez de mostrar apenas miniaturas. Com isso, muitos usuários deixaram de visitar a página de origem da foto e, assim, as vendas dos bancos de imagens diminuíram.

O pedido à Comissão Europeia foi só um dos atritos. Também há registros de queixas nos Estados Unidos. Como esse tipo de conflito é insustentável, as duas companhias chegaram a um acordo. Em um comunicado enviado aos seus fotógrafos, a Getty Images informou que irá retirar as queixas e, em troca, o Google adotará algumas medidas.

Uma é a remoção do botão “Visualizar imagem”, que dava acesso à imagem em tamanho completo. Esse recurso já não está sendo exibido. O mesmo deverá valer para o botão "Pesquisar por imagem". Além disso, um aviso sobre direitos autorais agora aparece com um pouco mais de destaque logo abaixo da imagem visualizada. O acordo de paz também prevê licenciamento de conteúdo para o Google.

Google Imagens - como era

O botão "Visualizar imagem" (barra inferior) não aparece mais

Ainda é possível extrair imagens em tamanho original do buscador. No Chrome para Windows, por exemplo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolher a opção "Abrir imagem em uma nova guia" ou "Salvar imagem como".

Mesmo assim, o acordo deverá ser vantajoso para a Getty Images, pois o botão "Visitar" (leva à página de origem) agora está mais destacado — o Google Imagens é extremamente popular, portanto, todo tráfego vindo dali tende a ser valioso.

Vale destacar que as mudanças afetam todo o Google Imagens, não só o conteúdo da Getty Images.

Com informações: The VergeSearch Engine Land.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Moises Almeida
Nossa, eu estou revoltado com essa mudança. 20 anos de uma ferramenta super útil e de repente nos vemos voltando a idade da pedra em plena era virtual.
Bruce Kller
Opa... Li novamente o artigo e aparentemente estamos discutindo coisas fora do contexto dele hehe. A bronca maior parece ser pelas imagens já vendidas aparecerem no Google Imagens. Mas ainda sim, não vejo o Google como um problema....Em relação ao Google Shopping, bom, o buscador está dando preferência aos seus serviços... É como você querer abrir uma lanchonete dentro da sua empresa sendo que seus funcionários vão a lanchonete ao lado da sua empresa.... Também não acho errado..
Flávio Macedo
As agências de publicidade piram kk
Leandro
Valeu pela dica! kkk Vou espalhar
Cobalto
A questão nunca foi essa.O que eu mostrei é que no Edge, com dois cliques você tem a url completa para a imagem que estava sendo exibida.Eu não estava falando das buscas em si.Até porque a questão do "busca imagens em resoluções diferentes" não foi alterado, o que alteraram foi o botão pra chegar na url direta da imagem.Inclusive, eu posso usar a cortana pra pegar o endereço da imagem que o GOOGLE achou pra mim.Demonstração: https://uploads.disquscdn.c...
Daniel Meurer
pesquisa de imagens do Bing encontra imagens semelhantes. Não é igual ao Google quando encontrava diversas resoluções da mesma imagem.
jon
Essa empresa que ta cheia de firulas, tem muitos sites que já resolveram esse problema bem antes de tirar o botão, como não querem mexer nos seus sistemas, preferem processar o google, mas isso não deixa o sistemas deles melhor... A empresa precisa do google como fonte de renda e não quer se adaptar a ela, isso é conversa fiada para sair ganhando em algo e querer mexer com o todo.
Bruce Kller
Douglas, você não entendeu. O "noindex" quem iria adicionar seria a Getty Images, ela faria isso e o Google não indexaria as imagens contestadas pela empresa.
Porto Velho
E basta abrir o iniciar e digitar que a Cortana vai procurar lá..haha
livre amil
só que agora muitos vão deixar de visualizar imagens, eu com certeza não vou pagar por elas, como a Getty Images quer.alias, vou evitar ao máximo tudo que vem da Getty Images.
DumbSloth87
Sumiram tbm com o link "Ver mais tamanhos" que achava imagens iguais só que em tamanhos maiores.
The Moon
Pesquisar imagens com a Cortana reforça ainda mais sua imprestabilidade (da cortana)
Silvia Regina Paiva Freire
Tenho percebido a mudança do Google cerca de ano e meio, talvez um pouco mais. De fato perdeu àquele jeitão legal de almanaque e está se tornando puramente comercial, quase impedindo que se faça uma pesquisa sobre o que se quer ver, saber sobre, pois, nos encaminham para os anunciantes. Chatooooo. Uma pena. Só esperar para o Google. Ser substituído por outra plataforma.
batatoso
Em alguns sites, isso não funciona. Mas estranhamente, depois desse update, reparei que em alguns que não funcionava, começou a funcionar...
Cobalto
Isso vai ser bem legal naqueles sites cheios de scripts e propagandas e que no geral você tem bastante dificuldade em achar a imagem acessando a página. Vai ser bem legal.Não vai me impedir, entretanto. https://uploads.disquscdn.c...
Paul
Por incrível que pareça, é ótimo viu.Às vezes eu uso quando ñ acho nda satisfatório(resolução e tals) no Google Imagens.
Daniel R. Pinheiro
Botão direito >> abrir imagem numa nova aba.
wesley
foi oque eu pensei kkkkkk
Alisson Santos
Detesto quando cortam os recursos que eu mais usava. O Facebook também cortou a opção de baixar um vídeo quando eu acessava a versão móvel pelo PC. As empresas sempre tentando me impedir de usar mídia sem autorização.
Renan Alves
A google foi boazinha, quando os site de noticias ficaram com MIMIMI por a Google não pagar nada pra eles e usaram a chantagem tirar o site do buscador, a google nao pensou duas vezes e tirou, não demorou 1 dia pra a quantidade de usuários caírem 90% e eles voltarem com o rabo entre as pernas para pedir desculpa e quererem voltar.
Caio Augusto
Partiu Bing imagens kkk
Bruce Kller
Um "noindex" no robots.txt iria resolver todos os problemas da Getty Images, mas não, preferem querer uma parte da grana que a Google fatura. É tipo a Europa querendo dizer o que o Google pode ou não pode fazer com seu serviço de busca, não querem que o buscador exiba resultados instantâneos para não prejudicar a concorrência, concorrência que depende da própria Google que não cobra nada para mandar tráfego...