Com mais de 80 milhões de arquivos em seu acervo, o conteúdo da Getty Images aparece em boa parte das buscas no Google Imagens. A empresa não gosta disso, razão pela qual se estranha com o buscador há anos. Mas o dia da trégua chegou: graças a um acordo, o Google topou remover o botão “Visualizar imagem” do serviço, o que mais causava problemas.

Getty Images + Google Imagens

Não é difícil entender o que incomoda a Getty Images. Pelo buscador, é possível baixar imagens do serviço e de tantos outros bancos de fotos com facilidade. Ainda que muitas delas tenham marcas d’água, outras aparecem sem o símbolo por estarem disponíveis em páginas de clientes.

Em 2016, a Getty Images chegou a pedir que a Comissão Europeia investigasse o Google por “promover a pirataria”. Na ocasião, a companhia explicou que os problemas começaram em 2013, quando o Google passou a exibir imagens em tamanho grande e alta qualidade em vez de mostrar apenas miniaturas. Com isso, muitos usuários deixaram de visitar a página de origem da foto e, assim, as vendas dos bancos de imagens diminuíram.

O pedido à Comissão Europeia foi só um dos atritos. Também há registros de queixas nos Estados Unidos. Como esse tipo de conflito é insustentável, as duas companhias chegaram a um acordo. Em um comunicado enviado aos seus fotógrafos, a Getty Images informou que irá retirar as queixas e, em troca, o Google adotará algumas medidas.

Uma é a remoção do botão “Visualizar imagem”, que dava acesso à imagem em tamanho completo. Esse recurso já não está sendo exibido. O mesmo deverá valer para o botão “Pesquisar por imagem”. Além disso, um aviso sobre direitos autorais agora aparece com um pouco mais de destaque logo abaixo da imagem visualizada. O acordo de paz também prevê licenciamento de conteúdo para o Google.

Google Imagens - como era

O botão “Visualizar imagem” (barra inferior) não aparece mais

Ainda é possível extrair imagens em tamanho original do buscador. No Chrome para Windows, por exemplo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolher a opção “Abrir imagem em uma nova guia” ou “Salvar imagem como”.

Mesmo assim, o acordo deverá ser vantajoso para a Getty Images, pois o botão “Visitar” (leva à página de origem) agora está mais destacado — o Google Imagens é extremamente popular, portanto, todo tráfego vindo dali tende a ser valioso.

Vale destacar que as mudanças afetam todo o Google Imagens, não só o conteúdo da Getty Images.

Com informações: The Verge, Search Engine Land.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Moises Almeida

Nossa, eu estou revoltado com essa mudança. 20 anos de uma ferramenta super útil e de repente nos vemos voltando a idade da pedra em plena era virtual.

Bruce Kller

Opa... Li novamente o artigo e aparentemente estamos discutindo coisas fora do contexto dele hehe. A bronca maior parece ser pelas imagens já vendidas aparecerem no Google Imagens. Mas ainda sim, não vejo o Google como um problema....

Em relação ao Google Shopping, bom, o buscador está dando preferência aos seus serviços... É como você querer abrir uma lanchonete dentro da sua empresa sendo que seus funcionários vão a lanchonete ao lado da sua empresa.... Também não acho errado..

Flávio Macedo

As agências de publicidade piram kk

Leandro

Valeu pela dica! kkk Vou espalhar

Cobalto

A questão nunca foi essa.
O que eu mostrei é que no Edge, com dois cliques você tem a url completa para a imagem que estava sendo exibida.

Eu não estava falando das buscas em si.
Até porque a questão do "busca imagens em resoluções diferentes" não foi alterado, o que alteraram foi o botão pra chegar na url direta da imagem.

Inclusive, eu posso usar a cortana pra pegar o endereço da imagem que o GOOGLE achou pra mim.
Demonstração: https://uploads.disquscdn.c...

Daniel Meurer

pesquisa de imagens do Bing encontra imagens semelhantes. Não é igual ao Google quando encontrava diversas resoluções da mesma imagem.

jon

Essa empresa que ta cheia de firulas, tem muitos sites que já resolveram esse problema bem antes de tirar o botão, como não querem mexer nos seus sistemas, preferem processar o google, mas isso não deixa o sistemas deles melhor... A empresa precisa do google como fonte de renda e não quer se adaptar a ela, isso é conversa fiada para sair ganhando em algo e querer mexer com o todo.

Bruce Kller

Douglas, você não entendeu. O "noindex" quem iria adicionar seria a Getty Images, ela faria isso e o Google não indexaria as imagens contestadas pela empresa.

Porto Velho

E basta abrir o iniciar e digitar que a Cortana vai procurar lá..haha

livre amil

só que agora muitos vão deixar de visualizar imagens, eu com certeza não vou pagar por elas, como a Getty Images quer.

alias, vou evitar ao máximo tudo que vem da Getty Images.

DumbSloth87

Sumiram tbm com o link "Ver mais tamanhos" que achava imagens iguais só que em tamanhos maiores.

The Moon

Pesquisar imagens com a Cortana reforça ainda mais sua imprestabilidade (da cortana)

Silvia Regina Paiva Freire

Tenho percebido a mudança do Google cerca de ano e meio, talvez um pouco mais. De fato perdeu àquele jeitão legal de almanaque e está se tornando puramente comercial, quase impedindo que se faça uma pesquisa sobre o que se quer ver, saber sobre, pois, nos encaminham para os anunciantes. Chatooooo. Uma pena. Só esperar para o Google. Ser substituído por outra plataforma.

batatoso

Em alguns sites, isso não funciona. Mas estranhamente, depois desse update, reparei que em alguns que não funcionava, começou a funcionar...

Cobalto

Isso vai ser bem legal naqueles sites cheios de scripts e propagandas e que no geral você tem bastante dificuldade em achar a imagem acessando a página. Vai ser bem legal.

Não vai me impedir, entretanto.
https://uploads.disquscdn.c...

Exibir mais comentários