Início » Telecomunicações » Sistema que bloqueia celulares piratas começa a funcionar no Brasil

Sistema que bloqueia celulares piratas começa a funcionar no Brasil

Usuários no Distrito Federal e em Goiás serão os primeiros a serem notificados pelas operadoras

Paulo Higa Por

Em estudo desde 2012, o sistema que bloqueia celulares piratas enfim deixou de ser uma lenda urbana. A partir desta quinta-feira (22), aparelhos considerados irregulares que forem habilitados no Distrito Federal e no estado de Goiás serão notificados por meio de mensagens de texto e deixarão de funcionar nas redes das operadoras móveis em 75 dias.

O bloqueio vale somente para novos aparelhos, ou seja, quem já utilizava um celular irregular antes do início das notificações não será desconectado, desde que não altere o número da linha. Mas os dispositivos novos receberão, em até 24 horas após a ativação, a mensagem “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.

Bandeira pirata (Por Public Domain Pictures)

75 dias é o prazo estabelecido para que o usuário regularize a situação. Isso significa que os celulares piratas habilitados em Goiás e no Distrito Federal em 22 de fevereiro não poderão mais fazer ou receber chamadas telefônicas, mensagens de texto e dados móveis a partir de 9 de maio. Outras regiões do Brasil seguirão o cronograma:

  • Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, região Sul e demais estados da região Centro-Oeste: notificações a partir de 23 de setembro de 2018; bloqueios a partir de 8 de dezembro de 2018;
  • Região Nordeste e demais estados das regiões Norte e Sudeste: notificações a partir de 7 de janeiro de 2019; bloqueios a partir de 24 de março de 2019.

E o que é um celular irregular? São os que não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O IMEI DB é internacional e tem acesso restrito por fabricantes, operadoras e agências reguladoras. Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel (modelos vendidos apenas no exterior, por exemplo), não serão bloqueados.

A Anatel diz que mais de 1 milhão de novos aparelhos irregulares entram nas redes das operadoras a cada mês, e que eles “podem ser perigosos para a saúde do usuário por apresentarem grande quantidade de chumbo e cádmio, não possuírem garantias em relação a limites de radiações eletromagnéticas e utilizarem materiais de baixa qualidade, como baterias e carregadores mais sujeitos a quebras”.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Naum Tenho
Prevejo o programa "Meu Smart minha Vida" para subsidiar aquisição de celulares válidos pelos mais necessitados.
Felipe Costa Gualberto
Aí não, né? Na Venezuela não foram só os cartéis que se deram mal, foi o país inteiro.De que adianta ter o monopólio num mercado que todo mundo é pobre? O cartel quebra também, ué.
Felipe Costa Gualberto
O governo é um órgão gigantesco e concordo com alguma parte dele pode ter tentado, na melhor das intenções, diminuir barreiras.Não funcionou porque o corporativismo e cartel ocorrem exatamente por causa da aliança entre as grandes empresas e o governo. Não existe corporativismo nem cartel sem governo.Vivemos num país onde se descobriu que o advogado da Vale escreveu a lei de como a Vale deveria ser multada.Por fim, cartel, corporativismo e governo são indissociáveis.
Gleeny
Olá amigo, assista Death Note e muito mais, com H D streaming ..,.;Copie este link para assistir >>> BEEMOVIETV.BLOGSPOT.COM
@Sckillfer
Então né... A vergonha parece não ter fim
Felipe Costa Gualberto
Nós temos serviços ruins não por falta de fiscalização, mas sim por excesso de regulamentação.Hoje, somos reféns de 4 merdas de operadoras. Por que só tem 4? Porque entrar no mercado de telecomunicações brasileiro é praticamente impossível, dado o corporativismo e protecionismo.Ao invés do governo derrubar barreiras, aumentar a concorrência para os consumidores saírem ganhando, brincam de deuses reguladores de nossas vidas, às nossas custas.
André G
Motorola, LG, Apple, Asus e Samsung são internacionais também.
André G
Espero que funcione direito. Um amigo teve o IMEI do celular bloqueado e o celular era original, comprado no Brasil. Depois de bastante burocracia e quase 3 meses sem poder usar o celular ele conseguiu que a garantia desse um novo.Eles acreditam que quem deu o IMEI para bloqueio disse o número errado e acabou sendo o aparelho dele, mas eu acho um pouco improvável pois são vários números e são aleatórios.
Douglas B
Lembro que em meados de 2009 quase todo mundo tinha um desses... A Nokia ainda dominava com os tijolão e o iPhone ainda era coisa de outro mundo. Os low-end Android (oi Galaxy Pocket) eram horríveis, enquanto que esses aparelhos chineses surgiram como opções baratas de smartphone e tinham desempenho melhor que os Pocket da vida, além de várias funções, custando tipo 300 reais. Quase todo mundo ao meu redor tinha um desses kkkkkkAinda bem que os low-end originais melhoraram muito com o tempo, Moto G & cia salvaram.
Carlos Taylor
Sério que vai tem que colocar isso no texto da matéria? Acho que quem compra sabe que esses aparelhos não estão no meio disso..
R0gério
Do jeito que a Huezada anda, melhor os sites adotarem um TLDR em todas as matérias. Bota um parágrafo em destaque, com tudo mastigado para os apressadinhos... :/
Meninão Bobo
Na realidade eu acho que nem eles sabem como fazer isso, será só mais uma camada contra celular pirata. Hoje qualquer negocio que você conecta o chip da operadora funciona, em breve terá que ter um IMEI de marca.
Meninão Bobo
Podia explodir quando o ladrão roubasse né... vc manda um comando e explodia quando a pessoa levasse ao ouvido ainda... seria mais letal
Trovalds
ACREDITO que essa clonagem ocorra porque os donos de celulares que tem seus aparelhos furtados ou perdem não fazem a ocorrência do mesmo. A partir do momento que você faz ocorrência o IMEI é bloqueado já na delegacia. Pra desbloquear o IMEI a única forma é você encontrar seu celular e pedir pra dar baixa da ocorrência. E, claro, comprovar propriedade do mesmo.Falando diferente: IMEI bloqueado não pode ser clonado. Então não existe "mágica" na clonagem.
Meninão Bobo
Oi nem considero operadora... Jaja ela vai falir e ser comprada por qualquer outra menos pior...
Trovalds
Daí a sua operadora oferece um serviço ruim e você reclama que ninguém fiscaliza. Bom, você resolve o que quer.A propósito: essa medida é justamente pra evitar celular fora dos conformes que prejudicam a comunicação e o tráfego de sinal na rede.
Trovalds
Os fabricantes conhecidos entram. Lenovo, Xiaomi, OnePlus, Huawei, Vivo, etc... se tiver à venda na gearbest pode comprar sem medo de bloqueio. Esses "chineses diferenciados" que você mencionou e só encontra nos aliexpress da vida é que vão cair.
Lucas Ribeiro
A Oi antigamente não "verificava" isso, vai verificar agora? Por isso que existe muito celular que "só funciona na Oi".
Ricardo - Vaz Lobo
Num planeta fictício, a fabricante de celulares SamgRola, também fictícia, vende X celulares/ano. Nesse lugar que não existe há um alto índice de pessoas que deixam o aparelho cair no vaso sanitário, inutilizando o gadget, obrigando o infeliz usuário comprar um novo. Então, ao invés da SamgRola investir na resistência à líquidos fedorentos, ela prefere não fazer nada e continuar vendendo seus X brinquedinhos por ano.
Ricardo - Vaz Lobo
Por isso. O troço tinha que nunca mais voltar à vida. Sei lá, se auto destrir.
Raul Amoretti de Souza
Obrigado, eu li a matéria inteira, mas não si se os chineses entram nessa associação global de operadoras móveis...Poderia ser algo tipo o número MAC de dispositivos de rede, onde X caracteres pertencem a marca X... e assim se valida, mas atualmente os chineses e muitos dispositivos permitem alterar o MAC...
CtbaBr©
Concordo, só achei pesadas as penas para esse tipo de crime, mas fora isso perfeito.Mecanismo para o controle existem, acho que só falta boa vontade!
CtbaBr©
E digo mais, sera que um dia eles conseguirão bloquear os celulares usados nas prisões?Eu fico imaginando, com a facilidade de identificar a localização, suponho que seja muito fácil identificar uma ligação originada em um presidio, se houver interesse é claro!
leoleonardo85
Quando esse projeto foi anunciado existia muitos celulares nessas condições que eles classificam como pirata, hoje em dia acho que é bem pouco.
Higa, Quer dizer que um celular pirata que teve seu imei clonado de um celular oficial não vai ser bloqueado ? A matéria não fala sobre isso...teve algum esclarecimento da Anatel?
tenho a mesma duvida.
Pois é, isso não ficou claro nessa nova regra. Quer dizer que um celular pirata que teve seu imei clonado de um celular oficial não vai ser bloqueado ? Ou haverá um controle de imeis duplicados? Poderiam ter esclarecido isso.
"1 milhão de novos aparelhos irregulares entram nas redes das operadoras a cada mês" Caraca, não imaginava que era tanto assim.
Renan
Expectativa. Internet vai facilitar a troca de informações. Todos ficarão mais sábios.Realidade. Não li. Me explica.
Rmavalli
Você menciona "Essa dor de cabeça" sobre os celulares importados. Celulares importados não causam "essa dor de cabeça", então foi você que realmente não entendeu a matéria ou não soube explicar o que queria dizer.
Rmavalli
É ai que começa a corrupção.
Rookie naz
A não ser que você tenha um HiPhone.Esse seu comentário foi apenas oportunista pra dizer que prefere um importado e blá blá blá.Obs: tenho um Xiaomi que vai ficar de boas quanto ao bloqueio, quem vai rodar é os HiPhones, Orros da vida ou aqueles xing ling da 25 de março.
Lucas Carvalho
Tem que colocar a notícia toda no texto
John Smith
E onde exatamente na matéria foi dito que celulares da Xiaomi, HTC e marcas chinesas em geral serão consideradas como piratas?
Meninão Bobo
Eles são bloqueados a um bom tempo o que acontece é que os bandidos conseguem trocar o IMEI ai o smartphone volta a funcionar.
Ricardo - Vaz Lobo
Bacana. Mas quando os celulares roubados começarão a ser bloqueados e nunca mais reativados?
Meninão Bobo
Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa... HTC XIAOMI e marcas chinesas sérias continuaram funcionando... não tem nada a ver com o Governo que é corrupto sim...E o que é um celular irregular? São os que não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O IMEI DB é internacional e tem acesso restrito por fabricantes, operadoras e agências reguladoras. Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel (modelos vendidos apenas no exterior, por exemplo), não serão bloqueados.
Meninão Bobo
Tem que fazer uma lista infinita dos que não serão bloqueados...
samuel
Xiaomi e htc e marcas chinesas não são celulares piratas , os celulares chineses são superiores a os fabricados nacinalmente , fodas para esse governo corrupto
Marcelo Montenegro Santos
Acho que você é que não sabe interpretar um texto e opinião dos outros. Lê meu comentário novamente e depois reclama aqui blz ?
lucas.lop
Tarde demais ..
Meninão Bobo
Sim vai...E o que é um celular irregular? São os que não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O IMEI DB é internacional e tem acesso restrito por fabricantes, operadoras e agências reguladoras. Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel (modelos vendidos apenas no exterior, por exemplo), não serão bloqueados.
Meninão Bobo
Para todos os crimes com reincidência todos... só cruzar sinal vermelho e parar em lugar indevido que não...
Meninão Bobo
Para ajudar o mimimimimi que não sabe ler ou não sabe interpretar texto...E o que é um celular irregular? São os que não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O IMEI DB é internacional e tem acesso restrito por fabricantes, operadoras e agências reguladoras. Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel (modelos vendidos apenas no exterior, por exemplo), não serão bloqueados.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Tem que botar o nome da marca e dar exemplo pra esse pessoal entender...
Meninão Bobo
Então faça um curso de interpretação de texto!Geração MIMIMIMIMI releia só o trecho abaixo que foi retirado do POST e pare de ser rebelde sem causa... CASO não entenda volte pro prézinho.E o que é um celular irregular? São os que não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O IMEI DB é internacional e tem acesso restrito por fabricantes, operadoras e agências reguladoras. Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel (modelos vendidos apenas no exterior, por exemplo), não serão bloqueados.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não vai, não compre, compre um iPônei X
lucas.lop
Sim, normal
Fábio Moser
Se você ler a matéria inteira, vai encontrar a resposta.
Raul Amoretti de Souza
concordo sobre a pena de morte... mas podia ser para o político que roubasse!
Raul Amoretti de Souza
Se eu comprar um Xiaomi vai funcionar?
Fred Closs
...grande quantidade de chumbo e cádmio....é o caralho mesmo, só querem vender novos aparelhos para os bocós, ou seja, pra nós otários pagadores de impostos!!!
Marcelo Montenegro Santos
Pode ter a certeza de que lí a mate´ria toda fera.
Marcelo Montenegro Santos
Pode ter certeza que lí a matéria toda fera.
Marcelo Montenegro Santos
Eu é que não sei como pensa a Anatel.
Meninão Bobo
Tem que colocar isso no título do post, pessoal tem preguiça de ler e preferem vir mimiizar
Meninão Bobo
São coisas diferente leia a noticia pequeno gafanhoto... Piratas é diferente de Importados...Antes de mimimimizar leia a matéria né...
Meninão Bobo
Só vai mudar que agora terão que mudar o IMEI antes de vender o celular pirata! O Bloqueio tinha que ser diferente... Colocar inteligência pra rastrear quem faz mutreta e prender fichar reclusão de 5 anos e reincidência pena de morte... O mesmo para todos os outros crimes.. fez mais de 1 vez adeus...
Felipe Costa Gualberto
Obrigado Governo, mas não quero que você cuide de mim. Pode demitir todo mundo envolvido nessa lei e sua fiscalização e parar de gastar nosso dinheiro.
Bruce Kller
Mas Marcelo, celulares piratas não possuem qualidade. Se enquadra como pirata, modelos da marca "Orro". Modelos de marca, mesmo que internacional não são tratados como celulares piratas.
Mario
Isso me parece que é exugar gelo. O que garante que as fabricantes piratas peguem numero IMEI's de celulares não piratas?
Marcelo Montenegro Santos
Por isso que eu vou continuar com meus importados...Que continue sendo os da Xiaomi, ou quem sabe esse ano um OnePlus ou Huawei. Mas nacionais nunca mais !!!
Marcelo Montenegro Santos
Se os nacionais tivessem mais qualidade e valores mais atrativos, não haveria a necessidade de irmos atrás dos importados e as operadoras não teriam essa dor de cabeça.